Manual da Compra

Review JBL Tune 125TWS: um fone simples, mas competente

O JBL Tune 125TWS é uma das opções mais baratas da JBL para quem busca um fone Bluetooth do tipo TWS. Custando na faixa dos R$ 250, esse modelo não conta com muitos recursos extras, mas entrega uma boa qualidade de som, é confortável e tem uma bateria melhor até que concorrentes que custam mais caros. Ao todo são 8 horas de autonomia por carga!

O fone sem fio da JBL é uma escolha de entrada, para aqueles que estão com baixo orçamento, ou comprando seu primeiro modelo TWS. Mas será que vale a pena investir no JBL Tune 125TWS, ou há opções melhores no mercado? O Manual da Compra teve a oportunidade de testá-lo e vai te mostrar suas principais características em pontos como design, conexão, som, bateria e microfone!

Ficha técnica do JBL Tune 125TWS

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: 5.8 mm
  • Bluetooth: 5.0
  • Proteção contra água: não informado
  • Bateria: 8 horas de autonomia
  • Estojo: Três cargas adicionais (24 horas)
  • Carregamento sem fio: não tem
  • Peso: 14g (cada fone)
  • Microfone: Sim
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: Fast Pair com celulares Android e suporte a assistentes de voz

O JBL Tune 125TWS tem um design sem muitos destaques

Design do JBL Tune 125TWS
Design do JBL Tune 125TWS (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O JBL Tune 125TWS traz um design que pode ser familiar para alguns consumidores, pois é muito parecido com o modelo 120TWS. A fabricante aposta em um formato oval para os fones, com acabamento todo em plástico e pintura que mescla o preto piano, cinza fosco e detalhes em laranja.

É um fone um pouco grande, que vai ficar bem aparente na orelha. Ele traz o formato intra-auricular, daquele que entra a fundo no canal auditivo. Há quem goste desse formato pela qualidade de som e mais isolamento de ruídos, e tem quem não curte devido ao incômodo que pode trazer no longo prazo. Na parte lateral dos fones tem os botões multifunções, que vamos falar mais detalhadamente no próximo tópico.

O JBL Tune 125TWS traz o formato intra-auricular
O JBL Tune 125TWS traz o formato intra-auricular (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O estojo do JBL Tune 125TWS é todo na cor preta fosca e tem um formato um pouco oval, chatado. Comparado com outros modelos já testados aqui, é uma case grande, que deve ser um pouco difícil de encaixar em bolsos mais apertados. Esse é um ponto negativo que acaba atrapalhando a portabilidade do acessório. O estojo tem tampa magnética e um LED na parte externa para indicar seu nível de bateria.

Estojo do fone TWS da JBL
Estojo do fone TWS da JBL  (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O JBL Tune 125TWS passa no teste de conforto e durabilidade, mas com um porém

Foi feito um ótimo trabalho no JBL Tune 125TWS em relação ao conforto que ele oferece no uso. A fabricante envia ponteiras de borracha de diferentes tamanhos, assim você pode escolher entre a pequena, média e grande. Mesmo usando por várias horas, não tive nenhum problema de dor no ouvido, ou mesmo situações em que o fone ficasse frouxo.

A JBL envia ponteiras de diferentes tamanho para seu fone sem fio
A JBL envia ponteiras de diferentes tamanho para seu fone sem fio (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

No entanto, pelos fones terem botões físicos, você precisa fazer um pouco de força para apertá-los, por isso acaba apertando ainda mais o acessório na orelha, o que pode causar um pouco de incômodo. O ideal aqui seria ter botões touch, assim com toques leves já seria possível executar as ações.

Os botões na lateral do JBL Tune 125TWS permitem realizar algumas funções sem ter que tirar o celular do bolso. No modo estéreo é possível realizar as seguintes funções:

  • Apertar 1 vez em qualquer um dos lados: atender e finalizar chamadas;
  • Apertar 1 vez e segurar por 2 seg em qualquer um dos lados: microfone mudo;
  • Apertar 2 vezes do lado esquerdo: música anterior;
  • Apertar 1 vez do lado esquerdo: próxima música;
  • Apertar 1 vez do lado direito: play e pause.
  • Apertar 2 vezes do lado direito: ativa a Siri, Bixby ou Google Assistente;

No modo mono, os comandos são limitados a:

  • Apertar uma vez: play ou pause;
  • Apertar duas vezes: assistentes de voz;
  • Apertar uma vez em ligação: atende ou finaliza;
  • Apertar e segurar por 2 seg: microfone mudo;

Apesar de uma boa gama de funcionalidades, o ato de alterar o volume não pode ser feito pelos botões, então nesse caso você ainda precisa tirar o celular do bolso. Outro ponto que fica faltando é a certificação contra suor e água, que acaba vindo em modelos um pouco mais caros da fabricante. Sem essa certificação, eu não quis testá-lo em exercícios físicos, então se você pretende fazer isso, é por sua conta e risco.

É válido destacar que o JBL Tune 125TWS também conta com LED em cada um dos lados, esses que indicam o modo pareamento e bateria. Você pode conferir o manual para ver o que significa cada tipo de “piscada”.

Qualidade de som do JBL Tune 125TWS agrada

O Tune 125TWS traz uma boa qualidade de som
O Tune 125TWS traz uma boa qualidade de som (Foto: Divulgação/JBL

O JBL Tune 125TWS conta com um driver dinâmico de 5.8 mm e resposta de frequência de 20Hz até 20kHz. A fabricante destaca os graves potentes graças ao recurso Pure Bass, mas, na prática, não é tão potente assim quanto o anúncio faz parecer.

No entanto, a qualidade de som não é ruim. Em algumas músicas o agudo pode se sobressair, mas na maioria das vezes é tudo muito bem equilibrado, o que o torna um fone para qualquer pessoa, independente de seu estilo musical preferido.

Acima de 80% do volume é possível escutar um chiado chato no JBL Tune 125TWS, então se você gosta de escutar música alta, talvez possa ficar incomodado com isso. No meu caso não foi um problema, pois pouco passei dos 50% e, nesse caso, não percebi nenhum tipo de chiado.

Conexão Bluetooth é bastante estável no JBL Tune 125TWS

O JBL Tune 125TWS conta com Bluetooth 5.0 e função Fast Pair para aparelhos Android 6 ou superior. Esse recurso mostra um pop-up do fone assim que você abre a caixa e eles entram em modo de pareamento. Além disso, após conectado uma vez, basta abrir o estojo nas próximas vezes e os fones da JBL já estarão conectados. Tal recurso não está disponível para iPhones ou mesmo computadores com Bluetooth.

Pop-up de pareamento do Fast Pair
Pop-up de pareamento do Fast Pair (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Bluetooth 5.0 não é nem de perto o mais recente que temos, mas ainda faz um ótimo trabalho. Em nossos testes não houve queda de sinal ou mesmo inconstâncias, desde que não ficássemos muito longe.

Outro ponto positivo é que a latência do JBL Tune 125TWS é baixa, o que possibilita você assistir vídeos no Youtube ou mesmo jogar sem aquele problema chato de a imagem não estar sincronizada com o áudio. É válido lembrar que é possível usar apenas um dos lados do fone no modo Mono.

Bateria do JBL Tune 125TWS impressiona e dura mais que o prometido

A bateria do JBL Tune 125TWS dura mais que o prometido
A bateria do JBL Tune 125TWS dura mais que o prometido (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A fabricante promete cerca de 8 horas de autonomia para o JBL Tune 125TWS, que alcança esse tempo com certa facilidade. Pra falar a verdade, em alguns testes ele chegou a passar um pouco deste tempo, o que é impressionante até mesmo o comparando com modelos que custam duas vezes mais caro. Claro, essa autonomia vai depender do seu uso, mas em nossos testes usamos 50% do volume e conseguimos passar das 8 horas tranquilamente.

O estojo entrega mais três cargas adicionais, então são pelo menos 32 horas sem precisar de uma tomada. Esse estojo chega com entrada  USB-C e a JBL envia o cabo, outro ponto positivo para o 125TWS. Conforme falamos no tópico de design, há um LED na parte externa do estojo que serve para indicar o nível de bateria dele; são necessárias cerca de 2 horas para carregá-lo completamente.

Microfone do JBL Tune 125TWS decepciona às vezes

O microfone do JBL Tune 125TWS é “ok”, e a qualidade da voz do usuário vai depender muito da situação. Se você estiver em uma sala sem barulhos, o outro lado da conversa conseguirá te escutar bem, mas se estiver em um local barulhento ou com vento, sua voz ficará com aspecto robótico, devido à tentativa do fone de reduzir os ruídos.

No fim das contas, em certas situações é possível que o outro lado da chamada nem entenda o que você está falando, então provavelmente você vai preferir desligar os fones e usar o microfone do próprio celular.

Vale a pena comprar o JBL Tune 125TWS?

O JBL Tune 125TWS é um fone TWS para quem deseja gastar pouco e ter um produto com boa qualidade no geral. No momento da publicação deste artigo ele está custando R$ 240 em seu valor mais baixo, o que consideramos justo por tudo que o fone oferece.

O acabamento traz boa qualidade, o som é satisfatório e a bateria impressiona, durando até mais que o prometido. Além disso, há o recurso de pareamento inteligente com aparelhos Android, e não tivemos problemas de instabilidades com a conexão Bluetooth.

No entanto, nem tudo são flores. O microfone é quase descartável em algumas situações, e os botões podem incomodar o aspecto de conforto se você usá-los muito. O acessório também não conta com nenhum tipo de certificação contra água, então usá-lo em exercícios físicos pode ser um problema.

Se você gostou do fone e esses pontos negativos pouco te impactam, então o JBL Tune 125TWS é sim uma boa alternativa de fone TWS de baixo custo.

Pontos positivos:

  • Tem boa qualidade de acabamento
  • É confortável
  • Conexão Bluetooth é estável e com baixa latência
  • Som “ok” para uso casual
  • Tem recurso de Fast Pair com aparelhos Android
  • 8 horas de bateria é excelente

Pontos negativos

  • Microfone é decepcionante
  • Sem recursos extras
  • Sem nenhum tipo de proteção contra água
JBL Tune 125TWS Melhor Preço