Manual da Compra

Review OnePlus Buds Pro 2: um dos melhores fones TWS para importar

O OnePlus Buds Pro 2 é o mais novo fone TWS de alto nível da OnePlus e busca ser uma opção para quem quer um modelo potente e com muitas funções. Entre os destaques, demos um ANC que cancela até 48 Db, Áudio Espacial com rastreamento de cabeça, bateria que dura até 9 horas, carregamento sem fio, configuração via app e outras funções.

Esse fone para concorrer com gigantes como o Galaxy Buds Pro 2 e AirPods Pro 2, mas com um preço mais atrativo do que ambos. A vantagem aqui é que você não precisa escolher alguma plataforma específica, já que ele funciona com iOS e Android! Ficou interessado? Confira abaixo o nosso review completo do OnePlus Buds Pro 2.

Ficha técnica do OnePlus Buds Pro 2

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: 11 mm + 6 mm
  • Bluetooth: 5.3
  • Proteção contra água: IP55
  • Bateria: Até 9 horas com ANC desligado ou 6 horas com ANC ligado
  • Estojo: 19 horas adicionais com ANC desligado ou 30 horas com ANC ligado
  • Carregamento sem fio: Sim, padrão Qi
  • Peso: 4,9g (cada fone)
  • Microfone: Sim
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: Cancelamento ativo de ruídos (ANC), Modo Transparência, Modo Zen, Áudio Espacial, equalização via app, Modo Gamer e Dual Connect

Design do OnePlus Buds Pro 2

O OnePlus Buds Pro 2 é um fone bonito, moderno e elegante
O OnePlus Buds Pro 2 é um fone bonito, moderno e elegante (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Em termos de design a OnePlus não buscou muita inovação no OnePlus Buds Pro 2, o que não é um problema. Ele está disponível em verde, branco e preto e traz um formato semelhante ao do AirPods Pro. É um fone intra-auricular, com hastes médias e uma cabeça levemente curvada em relação a elas.

A versão testada aqui é preta fosca, com uma parte metálica na haste que indica as zonas de pressão dos botões. São fones leves, que pesam apenas 4,9 gramas cada.

Design dos fones
Design dos fones (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As zonas sensíveis à pressão são os botões do fone, e você consegue realizar diferentes ações sem ter que tirar o celular do bolso. Vale destacar que o OnePlus Buds Pro 2 tem proteção IP55 contra respingos de água e suor, podendo ser usado em exercícios físicos.

O formato lembra muito os AirPods Pro da Apple
O formato lembra muito os AirPods Pro da Apple (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O estojo do OnePlus Buds Pro 2 traz um acabamento todo em preto fosco. Seu formato é achatado, de forma que os fones fiquem deitados, como se fosse uma cama. Achei a escolha excelente, pois o estojo fica muito ergonômico para colocar no bolso, por exemplo. Vale destacar que o estojo traz proteção IPX4 contra respingos d’água e suor.

O estojo do Buds Pro 2 tem carregamento sem fio e proteção contra respingos dágua
O estojo do Buds Pro 2 tem carregamento sem fio e proteção contra respingos d’água (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O OnePlus Buds Pro 2 é um fone bastante confortável

O OnePlus Buds Pro 2 traz uma vedação excelente, então mesmo usando o fone com o ANC desligado, já é possível perceber certo bloqueio dos ruídos. Outra boa notícia é que ele fica bem preso à orelha, então poucas vezes precisei reajustá-lo. Também não tive dificuldades para achar o encaixe certo, e as hastes tornam isso mais fácil.

Assim como outros fones do mercado, a OnePlus envia ponteiras emborrachadas de diferentes tamanhos, assim você pode testar a que fica mais confortável no seu ouvido. O app ainda tem um teste de encaixe para garantir que você está usando da forma certa.

Acessórios que acompanham o fone
Acessórios que acompanham o fone (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Usei o fone por várias horas e não tive nenhum tipo de desconforto ou dor, outro ponto positivo para o OnePlus Buds Pro 2. Vale destacar que os sensores identificam quando o fone é retirado do ouvido e com isso a música é parada automaticamente. Basta colocar os fones no ouvido para que o play também seja automático.

Botões do OnePlus Buds Pro 2

Na haste do OnePlus Buds Pro 2 tem, um sensor de pressão
Na haste do OnePlus Buds Pro 2 tem, um sensor de pressão (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Conforme já citamos, o OnePlus Buds Pro 2 traz uma área na haste que é sensível à pressão, o que me deixou confuso no começo. Como não havia nenhuma zona visual na haste, em muitos momentos os meus controles não funcionavam, então fiquei pensando “será que estou apertando no lugar errado?”. Só depois de certo tempo que percebi que as zonas eram de pressão, ou seja, é necessário fazer certa força para os botões funcionarem.

Com essa “grande descoberta”, não tive mais problemas. Os botões do OnePlus Buds Pro 2 funcionam muito bem e a área de pressão é grande, ao ponto de você não ter que ficar procurando onde apertar.

O lado positivo desse tipo de controle é não haver problemas de toques falsos, mas o lado negativo é que não temos funções como a de alterar o volume, presente em fones com área touch. Vale lembrar que essas funções podem ser configuradas via app da fabricante.

Veja as funções dos botões do OnePlus Buds Pro 2:

  • 1 Toque: Play/pause em músicas, atender chamadas ou finalizar chamadas;
  • 2 Toques: Próxima música ou rejeitar chamadas;
  • 3 Toques: Música anterior;
  • 1 Toque longo: alterna entre os modos ANC e Ambiente
  • 1 Toque longo por 3 seg: Modo Zen

Qualidade de som do OnePlus Buds Pro 2

O fone da OnePlus tem uma excelente qualidade de som
O fone da OnePlus tem uma excelente qualidade de som (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O OnePlus Buds Pro 2 traz drivers duplos de 11 mm e 6 mm e tecnologia feita junto à Dynaudio. É um fone com classificação Hi-Fi, e com o CODEC LHDC 4.0, entrega a mais alta qualidade de áudio para o usuário, sem perda de dados. Isso significa que, se o seu celular tiver suporte a tal CODEC, você terá um som rico em detalhes e imersão.

O grave com certeza é o destaque desses fones e é bastante presente e potente. Você ainda pode ligar o recurso BassWave no app, que promete um “grave inteligente” para diferentes situações. No entanto, é válido ressaltar que o som é diferente com o ANC ligado e desligado, e se você busca pela melhor qualidade, terá que desligar o recurso.

Quando falamos que o grave é potente, ele é potente mesmo, ao ponto de até atrapalhar em alguns casos, ofuscando outras frequências. O lado positivo é que é possível fazer a equalização do som via app, então você pode ajustar da forma como mais lhe agrada.

Conexão Bluetooth 5.3 permite conectar em dois dispositivos ao mesmo tempo

Buscando fazer frente com os fones TWS topo de linha da geração atual, o OnePlus Buds Pro 2 traz conexão Bluetooth 5.3. O pareamento é rápido e fácil de ser feito, e essa geração da tecnologia permite uma conexão estável, sem perda de sinal e com baixa latência. Além disso, após conectado uma vez, basta abrir o estojo e tirar os fones para que eles já estejam pareados.

O Bluetooth 5.3 permite o modo Dual Connect, ou seja, você conecta o fone em dois dispositivos e alterna entre eles facilmente. É útil para você conectar no notebook e celular, por exemplo, usando o fone para trabalhar e, ao mesmo tempo, atender uma chamada no telefone, se precisar.

Cancelamento de ruídos, Modo Transparência, Áudio Espacial, entre outros

O ANC é um dos destaques do fone
O ANC é um dos destaques do fone (Imagem: Divulgação/OnePlus)

Se tem uma coisa que não podemos reclamar do OnePlus Buds Pro 2 é que faltam recursos adicionais. Esse fone traz cancelamento de ruídos, Modo Transparência, Modo Zen, Modo Gamer, testes de encaixe, opções de som e ANC personalizado, entre outras funções que o tornam muito completo. Abaixo falaremos um pouco dos principais recursos adicionais.

Cancelamento de ruídos (ANC)

O OnePlus Buds Pro 2 traz uma série de funções que o tornam ainda mais atrativo. A principal delas é o cancelamento de ruídos (ANC), que promete eliminar até 48 Db de barulho. Aqui quero rasgar elogios ao acessório, pois o cancelamento de ruídos é excelente, melhora muito o uso em momentos que você precisa se concentrar. Chegou perto do ANC do AirPods Pro, o melhor fone que já testei neste quesito.

Você pode optar pelo ANC adaptativo, que vai mudar o nível do efeito de acordo com o ambiente, ou selecionar esse nível manualmente (preferi usar assim). Além disso, também é possível criar um modo personalizado conforme a forma como o fone está encaixado na sua orelha, mas aqui não vi diferença nenhuma e preferi continuar com o modo manual mesmo.

Modo Transparência

Funciona de forma oposta ao ANC. Os microfones captam o som externo e amplificam para o usuário, de forma que ele não precise tirar o fone para conversar com alguém, por exemplo, ou mesmo possa ficar atento a barulhos que estão acontecendo, por exemplo, do trânsito. O efeito funciona bem e sem nada de extraordinário, mas a facilidade de mudar para ele pelos botões do fone é um ponto positivo para usá-lo com frequência.

Áudio Espacial com rastreamento de cabeça

O rastreamento de cabeça só funciona com os celulares OnePlus 11
O rastreamento de cabeça só funciona com os celulares OnePlus 11 (Imagem: Divulgação/OnePlus)

O OnePlus Buds Pro 2 também traz o Áudio Espacial, um recurso que promete deixar o som estéreo ainda mais envolvente em conteúdos selecionados, que tenham suporte ao Surround 5.1. Isso significa que já há uma primeira limitação, afinal não é em qualquer lugar que se pode fazer a aplicação do efeito.

O Áudio Espacial do Buds Pro 2 tem rastreamento de cabeça, o que significa que, com a ajuda de sensores, o fone sempre vai adaptar o som estéreo de acordo com o movimento da sua cabeça. É um recurso muito famoso do AirPods Pro, mas a má notícia é que aqui funciona apenas na linha OnePlus 11. Em outros aparelhos, apenas o Áudio Espacial pode ser usado, e para isso é necessário ter pelo menos o Android 13.

No entanto, não se preocupe se você nem conseguir usar esse recurso, pois não é nada “surreal” e nem deixa uma música ou filme com som melhor. Na verdade, muitos especialistas até reclamaram do exagero que a Oneplus colocou em cima do marketing deste recurso, pois, na prática, ele não é tão impactante assim.

Modo Gamer

Aqui há um modo que está presente em vários fones TWS, até os mais baratinhos. Ele serve para sincronizar o áudio com o vídeo e reduzir a latência, tornando a experiência de jogar mais agradável, já que você não terá aquela diferença entre ação na tela e o que escuta. O recurso funciona muito bem, mas devo dizer que até com ele desligar, a latência do OnePlus Buds Pro 2 já é baixa.

Modo Zen

Esse é basicamente um modo para relaxar. Com ele ligado, o fone começa a tocar algum tema que você escolher, podendo ser uma trilha sonora de medição, ou alguma baseada no litoral do verão. É o mesmo que você digitar “músicas para meditar”, por exemplo, no Youtube, a diferença é que aqui já é um recurso nativo. Pelo app do OnePlus Buds Pro 2 você pode escolher entre cinco temas diferentes.

Aplicativo do OnePlus Buds Pro 2 é super completo  

Interface do aplicativo HeyMelody, usado no OnePlus Buds Pro 2
Interface do aplicativo HeyMelody, usado no OnePlus Buds Pro 2 (Imagem: Divulgação/HeyMelody)

Na hora de alternar entre os modos do OnePlus Buds Pro 2, usamos o aplicativo HeyMelody, que é bastante completo quanto as funções e configurações, além de ser fácil de usar. Logo na tela inicial você já consegue ver a porcentagem de bateria do fone e estojo, bem como as funções de ANC e Modo Transparência.

No aplicativo você consegue configurar o ANC definindo o nível ou mesmo uma opção personalizada, que define o nível do recurso conforme o encaixe no seu canal auditivo.

Além disso, também há a opção de equalização do som, com regulagem já definida e a opção de criar a sua própria. Assim como o ANC, aqui você pode usar a opção “Golden Sound”, que personaliza o som de acordo com o encaixe do fone no seu ouvido.

Aba de equalização do fone traz pré-definição do Hans Zimmer
Aba de equalização do fone traz pré-definição do Hans Zimmer (Imagem: Divulgação/HeyMelody)

Pelo aplicativo você também pode ativar a opção de Dual Connection, para se conectar a dois aparelhos e alternar entre eles. Há também o teste de encaixe, Modo Gamer, Modo Zen e possibilidade de configurar os controles dos botões.

Opção de configuração dos botões do fone
Opção de configuração dos botões do fone (Imagem: Divulgação/HeyMelody)

Bateria do OnePlus Buds Pro 2 tem autonomia de até 9 horas

Outro ponto positivo do OnePlus Buds Pro 2 é a sua bateria. Com o ANC ligado, o fone tem autonomia de 6 horas de bateria, com o estojo dando mais 19 horas adicionais. Se você usá-lo com o ANC desligado, são 9 horas de bateria mais 30 horas adicionais.

Além de uma excelente bateria, o fone ainda traz carregamento turbo, então basta você deixá-lo no estojo por 10 minutos para ganhar 3 horas de autonomia (com ANC desligado). O estojo carrega tanto por USB-C quanto por carregamento sem fio em padrão Qi, colocando o Buds 2 Pro no mesmo patamar de outros fones topo de linha.

O estojo do fone OnePlus traz até carregamento sem fio
O estojo do fone OnePlus traz até carregamento sem fio (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Microfone do OnePlus Buds Pro 2

O microfone do OnePlus Buds Pro 2 faz um excelente trabalho, principalmente se você for usá-lo em ambientes sem barulho.sua voz fica sem ruídos, distorções ou mudanças de tonalidade, o que é excelente para participar de reuniões, fazer chamadas com os amigos e até mesmo gravar vídeos!

O problema é usar o fone em locais mais barulhentos, por exemplo, andar na rua com muito trânsito. Como o cancelamento de ruídos fica tentando tirar os barulhos da chamada, sua voz fica mais abafada, distorcida e em muitos momentos até difícil de identificar algumas palavras.

Esse é um problema geral de microfones de fones TWS e não deixa o fone inutilizável. Em resumo é: para usar em ambientes internos, o microfone é excelente; para locais externos com barulhos, ele vai fazer o básico.

Vale a pena comprar o OnePlus Buds Pro 2?

Por enquanto o OnePlus Buds Pro 2 não é vendido oficialmente no Brasil. Lá fora, ele pode ser encontrado por cerca de R$ 700, um valor bastante competitivo por tudo que entrega. É um fone com alta qualidade de áudio, ANC que funciona muito bem, app para configuração, áudio espacial, bateria duradoura e até carregamento sem fio.

Por esse valor ele é sim uma recomendação de fone TWS topo de linha, batendo de frente com opções como o Galaxy Buds Pro 2, por exemplo. No entanto, o fato de ele ter que ser importado é um empecilho para alguns, já que, por exemplo, perde-se o fator garantia aqui no Brasil.

Por mais que fones TWS geralmente não sejam taxados, você pode ser um dos azarados que pagará 60% de impostos em cima do valor citado acima, e neste caso já não compensa comprar o OnePlus Buds Pro 2. Dito isso, a importação é por sua conta e risco.

Pontos positivos do OnePlus Buds Pro 2:

  • É confortável e tem proteção contra água
  • Áudio de boa qualidade
  • ANC é um dos melhores já testados aqui
  • Tem Bluetooth de última geração
  • Possui áudio espacial com rastreamento de cabeça
  • Bateria é duradoura e estojo tem carregamento sem fio
  • Conectividade com app e muitos recursos extras
  • Permite equalização do som

Pontos negativos do OnePlus Buds Pro 2:

  • Pode ser taxado na importação
  • Graves exagerados em alguns momentos
  • Áudio Espacial completo só funciona no OnePlus 11