Manual da Compra

Review QCY T18: um dos melhores fones baratinhos do mercado!

Quem deseja comprar um fone TWS atualmente tem à disposição dezenas de modelos baratinhos e ótimos, e o QCY T18 é um deles! Essa é uma das linhas da Haylou, famosa fabricante chinesa que vem ganhando destaque nos últimos anos, tendo recebido um investimento da Xiaomi para alavancar seus negócios.

Custando pouco mais de R$ 200, o QCY T18 traz um áudio de boa qualidade, é confortável e tem um design bonito. Além disso, o fone conta com Bluetooth 5.2, modo para jogos e até mesmo conectividade com app da fabricante, que permite uma série de customizações. Será que o QCY T18 é uma boa opção entre os fones baratinhos? É isso que você vai descobrir no nosso review abaixo!

Ficha técnica do QCY T18

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: duplos, 10 mm
  • Bluetooth: 5.2
  • Proteção contra água: IPX5
  • Bateria: Até 7 horas
  • Estojo: Mais 30 horas adicionais
  • Carregamento sem fio: Não tem
  • Peso: 4g (cada fone)
  • Microfone: Sim
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: Conectividade com app, Modo Jogo e conexão Multipontos

Design do QCY T18 lembra os fones da Apple

Design do QCY T18
Design do QCY T18 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O QCY T18 tem seu design totalmente inspirado nos AirPods, da Apple. Ele é todo branco, tem a cabeça arredondada e formato intra-auricular. Além disso, também cona com hastes na parte lateral, o que o torna quase uma cópia do modelo da maçã. Para quem busca uma opção parecida, essa é uma boa escolha.

Na parte lateral há botões touch para que você não precise tirar o celular do bolso para certas ações. O acabamento do fone é feito em plástico e mistura partes lisas brilhantes com algumas foscas. É válido destacar que o T18 traz certificação IPX5, garantindo proteção contra respingos d’água, suor e poeira.

As hastes alongadas possuem áreas com touch
As hastes alongadas possuem áreas com touch (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Por falar no estojo, um ponto positivo é que o do QCY T18 é bastante compacto. Ele tem formato arredondado, sem detalhes e também conta com a pintura lisa brilhante dos fones. Na parte lateral há um botão para ativar o modo Pareamento, enquanto na parte superior fica a entrada USB-C.

O estojo tem um tamanho médio, mas ainda pode ser colocado no bolso facilmente
O estojo tem um tamanho médio, mas ainda pode ser colocado no bolso facilmente (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O QCY T18 é confortável e tem botões touch

Assim como qualquer fone intra-auricular, é complicado falar que o QCY T18 vai ser ou não confortável para todos, afinal tem pessoas que odeiam tal formato. Falando do meu uso, não tive problemas com incômodos ou dores, mesmo após longas horas com ele. O encaixe também é mais fácil de ser realizado devido às hastes, e o fone fica bem preso à orelha.

Em alguns momentos pode ser necessário dar uma ajustada, mas isso é algo comum de fones da categoria. A fabricante envia ponteiras emborrachadas de outros tamanhos, dessa forma você pode trocar e ver qual fica mais confortável na sua orelha. É válido lembrar que você pode usá-lo em atividades físicas, graças à proteção IPX5.

O QCY T18 é confortável para uso prolongado
O QCY T18 é confortável para uso prolongado (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Na parte lateral existe uma área touch em que você pode realizar diferentes comandos diretamente do fone. As funções dos botões do QCY T18 são:

  • 2 toques em qualquer lado: play/pause;
  • 3 toques no lado direito: modo gamer;
  • 3 toques no lado esquerdo: assistente virtual;
  • Apertar e segurar 2 seg no lado direito: próxima música;
  • Apertar e segurar 2 seg no lado esquerdo: voltar música;
  • 2 toques ao receber chamadas: atender;
  • 2 toques durante a chamada: encerrar
  • Apertar e segurar 1,5 seg ao receber chamadas:  rejeitar;

Essas funções podem ser configuradas no app do QCY T18, então se você quiser definir para o play/pause ser com apenas 1 toque, por exemplo, é possível fazer por lá. Inclusive, vale ressaltar que entre os controles está a possibilidade de controlar o volume, algo muito positivo na minha opinião, e que pouquíssimos fones desta faixa de preço possuem.

Conexão Bluetooth 5.2

O QCY T18 traz o chipset Qualcomm aptX, que entrega uma melhora significativa na qualidade de áudio e microfone. Junto a ele, o acessório traz o Bluetooth 5.2, uma versão mais rápida, estável. O fone funciona com conexão MultiPonto, então você pode conectá-lo ao notebook e celular e alternar entre eles a qualquer momento. Essa função é útil para caso você esteja escutando música no PC e precise atender uma ligação no celular, por exemplo.

Também é possível usar o QCY T18 no modo Mono, bastando colocar um lado dentro do estojo, assim todas as faixas são passadas para o lado que está no seu ouvido.

Há também o Modo Gamer, que diminui a latência da conexão e permite os usuários jogarem sem delay. De acordo com a fabricante, neste modo a latência vai para 0,4ms.

Qualidade de áudio do QCY T18 é satisfatória

Os graves ganham destaque no som do QCY
Os graves ganham destaque no som do QCY (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O QCY T18 tem um com graves bastante presentes. No entanto, em alguns momentos eles podem ficar um pouco embolados, mas nada que chegue a atrapalhar a experiência de som. As outras frequências são bem equilibradas, e a combinação de tudo resulta em um áudio bastante agradável. É válido destacar que ainda há um equalizador no app, caso você queira mudar algum aspecto do som.

Obviamente estamos falando de um fone barato, então é normal que ele não tenha um áudio top de linha, mas também passa longe de decepcionar em relação à qualidade. Independente do estilo que você gosta, será possível escutar música com boa qualidade, destacando os detalhes e com um bom envolvimento. Se você não curtir o som ou achar que está faltando algo, basta dar um retoque na equalização via app.

Para assistir vídeos e filmes o atraso é bem pequeno, quase imperceptível, e na hora de jogar você pode ativar o Modo Jogo, que diminui a latência do fone. Esse modo funciona muito bem e realmente deixa o som e vídeo sincronizados, ao nível de não ser possível perceber nenhum atraso entre ambos.

O QCY T18 é compatível com app para configuração

A boa notícia é que o QCY T18 traz um app (Android e iOS) para configuração do fone. Já demos alguns spoilers nos tópicos anteriores de funções que é possível realizar por lá, mas aqui vamos abordar todas, começando pela parte de som. Se você não gostar da equalização que o fone traz de fábrica, pode mudar para equalizações pré-definidas de diferentes estilos, ou mesmo criar a sua própria configuração.

Equalizador disponível no app da QCY
Equalizador disponível no app da QCY (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O app também exibe um pop up assim que você abre o estojo, mostrando o nível de bateria; as mesmas informações são mostradas já na tela inicial do aplicativo.

Ao abrir o fone, um pop up aparece com o nível de bateria
Ao abrir o fone, um pop up aparece com o nível de bateria (Foto: Reprodução/QCY)

Navegando nas configurações dele, você encontra uma parte em que pode customizar as funções dos botões do QCY T18. É possível alternar várias delas, inclusive colocar funções em um toque só, o que não vem configurado no fone de fábrica.

Opções de configuração
Opções de configuração (Foto: Reprodução/QCY)

Pelo app você também habilita o modo para jogos, que conforme já citamos, diminui a latência do fone. Lá também é possível usar a função Find Headset, que te ajuda a encontrar os acessórios caso você os perca.

Considero um ponto muito positivo o QCY T18 trazer um aplicativo para configuração, pois com certeza é algo que o diferencia da concorrência. Em alguns momentos ele tem um pequeno delay para identificar o fone, mas nada que atrapalhe a experiência de uso.

Microfone do QCY T18 tem cancelamento de ruídos

O QCY T18 traz 4 Microfones HD com aptX™ Voice com redução de ruído ENC, prometendo chamadas telefônicas excelentes, mesmo quando você tem barulhos de fundos que possam atrapalhar a ligação. O fone se comporta de maneiras bem diferentes quando está com essa redução de ruídos ativa, e quando ela não precisa ser usada. Não é um recurso que você pode ligar ou desligar, ele funciona de forma inteligente, ativando sozinho.

O microfone do T18 faz um bom trabalho com o cancelamento de ruídos
O microfone do T18 faz um bom trabalho com o cancelamento de ruídos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Quando tem algum barulho de fundo, o fone  ativa o efeito. O corte de ruídos funciona bem, mas o custo disso é a perda da qualidade de voz, que passa a ficar com um tom robotizado, um problema clássico de fones que tentam fazer essa redução de ruídos.

Quando não há ruído de fundo, o fone não causa essa “robotização” na voz, então a melhor sugestão é fazer chamadas em ambientes menos barulhentos, ou se contentar com a mudança que ele faz na voz em prol do cancelamento de ruídos, que, diga-se de passagem, é bem eficiente!

Bateria do QCY T18 dura até 7 horas por carga

O fone da QCY também traz carregamento rápido
O fone da QCY também traz carregamento rápido (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Outro ponto positivo do QCY T18 é a sua bateria. De acordo com a fabricante, ela dura em torno de 7 horas, por carga, e por mais que não conseguimos usar até ela realmente zerar, registramos mais de 6 horas e meia de autonomia. Esse acaba sendo outro grande acerto da marca, pois para grande parte das pessoas será possível usar o dia todo (em momentos intercalados).

O estojo ainda traz mais 380 mAh, cuja autonomia rende mais 23 horas de uso, ou seja, pouco mais de três cargas completas. O fone ainda conta com o sistema Quick Charge, então se a bateria acabou e você precisa usar o fone, basta deixá-lo 10 minutos no estojo para ganhar uma hora de carga!

Vale a pena comprar o QCY T18?

Sendo simples e direto: com certeza! O QCY T18  é uma excelente indicação de fone TWS de entrada, com um valor bastante justo por tudo o que entrega. Sua média de preço é de R$ 200, mas o modelo pode ser encontrado por até R$ 140 em boas promoções, e por essa faixa é difícil encontrar outros fones que entreguem tanto como o T18.

O fone tem um bom acabamento, é confortável e traz um som de qualidade. Além disso, a bateria é de excelente duração, o Bluetooth 5.2 entrega boa qualidade e as configurações via app fecham com chave de ouro todo o conjunto. Tem fones mais caros que ele que não entregam tantas funções, por isso o QCYT18 t é sim uma boa opção de compra.

Pontos positivos:

  • Tem um design bonito
  • É confortável
  • Tem um som de boa qualidade
  • App permite uma série de configurações
  • Bateria tem excelente autonomia
  • É barato

Pontos negativos:

  • Microfone deixa a voz robotizada quando o efeito de ruídos está ativo