Manual da Compra

Review Redmi Buds 3 Lite: o fone baratinho e competente da Xiaomi

Se você está buscando um fone baratinho, com certeza se deparou com o Redmi Buds 3 Lite, da Xiaomi. Esse modelo pode ser encontrado na faixa dos R$ 150 e é uma excelente opção tanto para quem está com orçamento baixo, quanto para quem deseja comprar o primeiro fone Bluetooth deste tipo.

O fone TWS da Xiaomi tem uma boa qualidade de som, bluetooth 5.2 e é bastante confortável. Além disso, a bateria mostra boa autonomia, e ainda há modo de baixa latência para os gamers de plantão.

O Manual da Compra testou o fone Bluetooth e preparou uma análise completa te mostrando pontos como design, usabilidade, som, conexão, entre outros! Confira abaixo a ficha técnica e review do Redmi Buds 3 Lite.

Ficha técnica do Redmi Buds 3 Lite

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: 6 mm
  • Bluetooth: 5.2
  • Proteção contra água: IP54
  • Bateria: 5 horas
  • Estojo: Mais 13 horas adicionais
  • Carregamento sem fio: não tem
  • Peso: 4,2g (cada fone)
  • Microfone: Sim
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: Conexão inteligente com celulares Android, suporte a assistentes de voz e modo de Baixa Latência

Design do Redmi Buds 3 Lite com “cat eye”

Design do Redmi Buds 3 Lite
Design do Redmi Buds 3 Lite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Redmi Buds 3 Lite é um fone bem compacto, ideal para quem prefere acessórios menores. Além disso, é leve, pesando apenas 4,2 gramas cada. Parte dessa leveza vem da construção, toda feita em plástico. O acabamento é bem feito e não mostra nenhum tipo de “rebarba” ou inconsistência.

Ele tem um pequeno gancho de silicone em seu design, chamado de cat eye, que serve para deixar o fone melhor encaixado na orelha. Se você preferir, pode retirar o acessório, ou mesmo colocar outros de tamanhos diferentes que a Xiaomi envia junto ao Buds 3.

Borracha “cat eye” do fone da Xiaomi
Borracha “cat eye” do fone da Xiaomi (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Redmi Buds 3 Lite 3 é intra-auricular e tem uma área touch na parte externa, então com alguns toques você consegue parar a música, avançar para a próxima, atender uma chamada ou mesmo ativar o modo de jogos.

Por ser intra-auricular, o buds 3 Lite isola um pouco dos barulhos externos
Por ser intra-auricular, o buds 3 Lite isola um pouco dos barulhos externos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O estojo segue a proposta do fone e traz um tamanho compacto, com acabamento em plástico e pintura fosca, o que evita marcas de dedos. Ele tem tampa magnética, entrada USB-C na parte traseira e um LED na parte frontal.

O estojo é pequeno e tem pintura fosca
O estojo é pequeno e tem pintura fosca (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

É válido lembrar que o Redmi Buds 3 Lite tem proteção IP54 contra respingos d’água e suor, mas você não pode mergulhá-los, ou tomar chuva pesada.

O Redmi Buds 3 Lite é bastante confortável no dia a dia

O Redmi Buds 3 Lite está aprovado no teste de usabilidade
O Redmi Buds 3 Lite está aprovado no teste de usabilidade (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Fones intra-auriculares são um pouco difíceis de encaixar no ouvido de forma que fiquem totalmente firmes, e o Redmi Buds 3 Lite não é diferente. No entanto, no Manual a fabricante mostra como encaixá-los da forma certa, e quando você consegue, eles ficam bem presos.

Os Redmi Buds 3 Lite são bastante confortáveis, mesmo para uso durante horas. Em alguns momentos os fones parecem ficar um pouco frouxos, mas basta dar uma leve apertada, ou girá-lo mais um pouco no ouvido.

Para exercícios físicos também são bons, mas se você estiver praticando algo com muito movimento, pode precisar ajustá-los com certa frequência. Em treinos mais estáveis, o fone se comporta bem. Vale lembrar que a Xiaomi envia outra ponteira de borracha e também outros ganchos, ambos de tamanhos diferentes.

Acessórios que a Xiaomi envia junto ao Redmi Buds 3 Lite
Acessórios que a Xiaomi envia junto ao Redmi Buds 3 Lite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Conforme dito no tópico de design, os fones contam com uma área touch, então bastam alguns toques e você realiza comandos sem tirar o celular do bolso. Os botões do Xiaomi Redmi 3 Lite realizam os seguintes comandos:

  • Um toque e segure: para ou continua a reprodução de música;
  • Dois toques: atende chamadas ou passa para a próxima faixa;
  • Três toques: habilita assistente de voz ou recusa a chamada;
  • Dois toques durante uma chamada: atende uma segunda chamada e, quando as duas estiverem ativas, alterna entre elas;
  • Um toque e segure nos dois fones ao mesmo tempo: liga o modo de baixa latência;

O fone testado pelo Manual da Compra veio com defeito, com a área touch do lado direito não funcionando. Dessa forma, das funções acima, não conseguimos testar o modo latência, que precisa dos dois fones para ser ativado. De restante, todas as outras funções do Redmi 3 Lite funcionaram como deveriam.

Qualidade de som

O Buds 3 Lite tem uma boa qualidade de som
O Buds 3 Lite tem uma boa qualidade de som (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Redmi Buds 3 Lite traz drivers de 6 mm que mostram um bom desempenho sonoro no uso casual. Os médios são bons, mas alguns usuários podem sentir falta de graves mais potentes. A qualidade de som não chega a ser ruim, então vai depender do gosto pessoal de cada ouvinte.

Como o fone da Xiaomi não possui nenhum app para equalização, não há formas de alterar o som, a não ser usando apps de terceiros. Um ponto interessante é que o volume do fone é bastante satisfatório, então se você estiver escutando música em um local mais silencioso, poderá colocá-lo no mínimo.

O Buds 3 Lite entrega uma boa gama de detalhes nas músicas. Há uma latência perceptível em vídeos e jogos, mas a empresa disponibiliza o modo de Baixa Latência, o qual falaremos no próximo tópico.

O Redmi Buds 3 Lite tem conexão Bluetooth 5.2

A conexão Bluetooth é rápida e estável no fone da Xiaomi
A conexão Bluetooth é rápida e estável no fone da Xiaomi (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Redmi Buds 3 Lite traz conexão Bluetooth 5.2, sendo um dos mais recentes em fones TWS da Xiaomi. A conexão é bastante estável e o pareamento com o celular é rápido. Após o fone ser pareado pela primeira vez, basta abrir o estojo e tirá-los para que a conexão seja feita.

Além disso, é possível usar os fones em modo Mono, ou seja, apenas de um lado. O atraso é baixo, mas perceptível. Para resolver isso há o modo de Baixa Latência, que promete reduzir consideravelmente o atraso, mas como o fone testado aqui veio com problema em um dos touch, não conseguimos testá-lo.

Para registro, o comando de ativar o modo de Baixa Latência é “apertar e segurar nos dois lados”. Tentei fazer isso apenas do lado que estava funcionando  e tive um sinal sonoro de alguma função sendo ativada, o que me leva a crer que seja o modo de Baixa latência, mas não vi nenhuma melhora no resultado prático.

Mas o que me leva a crer que consegui ativar esse modo, sendo que o comando para ativá-lo precisa dos dois fones? No manual do fone está escrito que, no modo “Mono”, o fone assume também um modo de botão único, então faz sentido que, neste modo, seja necessário apertar e segurar apenas um dos lados para ativar o Modo Latência.

Microfone com qualidade “ok”

Por ser um fone de entrada, o Redmi buds 3 Lite tem um microfone “ok”. Se você estiver em um local calmo e sem barulhos, conseguirá fazer boas chamadas telefônicas, mas caso tenha muito barulho de fundo, o microfone pode ter dificuldades em deixar a voz do usuário mais clara.

A Xiaomi afirma que o fone tem cancelamento de ruídos para chamadas, com um algoritmo que detecta a voz humana e reduz o barulho de fundo, mas isso pouco funciona na prática.

Fones Bluetooth acabam tendo dificuldade de entregar uma boa qualidade de microfone, principalmente quando estamos falando de modelos mais baratos, por isso já é esperado que aqui o resultado seja parecido.

Bateria do Redmi Buds 3 Lite tem autonomia total de 18 horas

A autonomia por carga do Redmi Buds 3 Lite é de 5 horas
A autonomia por carga do Redmi Buds 3 Lite é de 5 horas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A Xiaomi promete cerca de 5 horas por carga no Redmi Buds 3 Lite, com o estojo entregando mais 13 horas adicionais. Essa autonomia vai depender do seu uso, volume em que escutar as músicas, entre outros fatores. Nos nossos testes com volume um pouco acima de 50%, o fone passa das quatro horas de duração, mas não chega a 5 horas cravadas.

O estojo entrega mais 13 horas de autonomia, totalizando 18 horas fora da tomada. É válido destacar que, assim como outros fones de ouvido TWS da Xiaomi, esse não vem com cabo para carregar o estojo, então você deve comprar o acessório à parte, ou mesmo usar o do seu celular. Felizmente a entrada USB-C aumenta a compatibilidade e provavelmente você terá um cabo desse em casa.

Vale a pena comprar o Redmi Buds 3 Lite?

O Redmi Buds 3 é uma opção para quem busca um fone TWS e está com baixo orçamento, ou mesmo aqueles que vão ter a primeira experiência com um acessório desse tipo. O modelo não traz nenhum recurso adicional, mas manda bem no básico de um fone Bluetooth, que é a qualidade de som, conexão estável, bateria e também conforto.

No momento da publicação deste review, o Redmi Buds 3 Lite custa em torno de R$ 150, um preço bastante camarada pelo fone da Xiaomi. Se você tem experiência em importar, pode encontrá-lo ainda mais barato, mas tome cuidado com os vendedores, pois existem versões falsificadas deste fone.

Dito isso, pode investir no Redmi Buds 3 Lite sem medo que o fone é uma excelente opção de compra entre os modelos de entrada.

Pontos positivos do Redmi Buds 3 Lite:

  • É confortável de usar
  • Tem boa qualidade de som
  • Conexão Bluetooth é estável
  • Tem botões touch na lateral
  • Bateria com autonomia satisfatória
  • Possui proteção IP54
  • Preço bastante acessível

Pontos negativos do Redmi Buds 3 Lite:

  • Microfone não agradou
  • Sem cabo para carregamento
  • Sem funções extras ou app de configuração