Manual da Compra

Review Amazfit GTS 2: um smartwatch bom e barato da Xiaomi

Para quem busca um bom smartwatch custo-benefício, o Xiaomi Amazfit GTS 2 é uma excelente escolha. Mesmo após anos do seu lançamento, ele continua bem competitivo no mercado e se destaca pelo acabamento de qualidade, Alexa integra e incríveis 90 modos de atividades físicas.

O relógio é completo e traz todos os recursos que a maior parte dos consumidores buscam em um modelo acessível. Atualmente, pode ser encontrado por menos de 500 reais. O Manual da Compra testou o Amazfit GTS 2 e vai te mostrar todos os seus destaques, pontos negativos e também se vale a pena comprá-lo em pleno 2023.

Ficha técnica do Amazfit GTS 2

  • Tela: 1,6 polegadas AMOLED com Always On
  • Processador: não informado
  • RAM: Não informado
  • Armazenamento interno: 3GB
  • Sistema operacional: não informado
  • Bateria: 7 dias em uso convencional
  • Carregamento: magnético
  • Proteção contra água: Sim, com certificação 5ATM
  • Monitoramentos de saúde: Monitoramentos de batimentos cardíacos, Monitoramento de sono, monitoramento de oxigênio no sangue, monitoramento de estresse e contador de passos
  • Esportes: 90 modalidades diferentes
  • Compatibilidade: Android e iOS

Design e acabamento do Amazfit GTS 2

O Amazfit GTS 2 traz o design retangular, popularizado pela Apple nos modelos de Apple Watch. Há quem adore esse visual e há quem prefira os smartwatches redondos, que trazem um visual mais tradicional. Ele é vendido em três cores: preto, dourado e cinza.

O Amazfit GTS 2 tem design retangular inspirado nos relógios da Apple
O Amazfit GTS 2 tem design retangular inspirado nos relógios da Apple (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Ao pegá-lo pela primeira vez até estranhei, parecia que estava com um relógio de brinquedo no braço devido ao peso (24 gramas), mas ao bater o olho na sua estrutura, já percebi que se tratava de um relógio com excelente acabamento. Sua caixa é toda feita em liga de alumínio e a parte da tela traz revestimento em carbono.

O relógio da Amazfit conta com apenas um botão, que pode ser usado em múltiplas funções, seja para ligar a tela, voltar alguma função, ativar atalhos rápidos ou até mesmo a Alexa. Traz também um alto-falante na lateral.

Botão multifunções do GTS 2
Botão multifunções do GTS 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Proteção contra água

Um ponto bastante positivo do Amazfit GTS 2 é que ele tem proteção contra água. Graças à certificação 5ATM, o relógio pode ser mergulhado em profundidade de até 50 metros, podendo não só ser usado no banho, mas também embaixo de chuva ou mesmo para esportes aquáticos.

Conforto é um dos pontos positivos do Amazfit GTS 2

O Amazfit GTS 2 traz uma pulseira feita de silicone, bastante flexível e macia. Ela tem alguns detalhes texturizados e pode ser removida, para caso você precise trocar ou queria usar outras cores. Ela é bastante confortável, não fica “grudada” no pulso e dá o respiro necessário para não esquentar demais.

Pulseira de silicone do GTS 2
Pulseira de silicone do GTS 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Como falei, é um relógio bem leve, então você praticamente não sente peso no pulso enquanto está usando no dia a dia. Como o GTS 2 tem proteção contra água e bateria que dura vários dias, é essencial que o conforto seja um dos pontos altos, afinal você ficará com o relógio por muito tempo.

O smartwatch conta com 4 cm de altura e 3cm de largura. No meu pulso ficou um tamanho legal, mas para quem tem pulso pequeno pode ficar um pouco “exagerado”. Se você não pode testá-lo antes de comprar, simule as medidas no seu pulso para ter noção de como ficará.

No geral o Amazfit GTS 2 é um relógio bastante confortável
No geral o Amazfit GTS 2 é um relógio bastante confortável (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Amazfit GTS 2 traz tela AMOLED

O Amazfit GTS 2 traz tela de 1,6 polegadas e o grande destaque é a tecnologia AMOLED. As cores são vívidas, o brilho é alto e na metade do nível já é suficiente para uso no dia a dia. Além disso, esse tipo de tecnologia deixa o contraste de preto mais real e ajuda a economizar bateria. A tela é feita de vidro temperado e tem uma camada anti-marca de digitais.

Assim como de costume em outros smartwatches, você pode escolher entre as centenas de mostradores disponíveis, bem como editá-los e deixar da forma como quiser. Outro ponto positivo é a presença do recurso Always On, que deixa a tela sempre ligada a um custo menor de bateria.

A tela AMOLED tem cores vibrantes e brilho alto
A tela AMOLED tem cores vibrantes e brilho alto (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Bluetooth

O Amazfit GTS 2 traz Bluetooth 5.0, que não é a versão mais recente, mas é o suficiente para todas as funções que o relógio propõe. A conexão é feita pelo aplicativo e foi bem tranquila, não tendo demora ou instabilidades. Esse bluetooth permite funções como a de atender ligações pelo relógio ou mesmo controlar as músicas do celular.

Desempenho do Amazfit GTS 2

O desempenho do Amazfit GTS 2 é excelente para tudo o que se propõe. A navegação é fluída e em nenhum momento enfrentamos travamentos entre as funções. tudo funciona muito bem, o menu é intuitivo e fácil de aprender a usar.

  • Arrastando a tela para baixo você tem acesso ao menu rápido de configurações, igual a de um celular Android mesmo.
  • Arrastando para o lado direito abre uma parte de “cartões de atalho”, que traz diversos apps e pode ser configurada via app.
  • Arrastando para o lado esquerdo temos as funções de saúde, atividades físicas, tempo, entre outras.
  • As notificações são acessadas ao arrastar a tela inicial para cima.
O GTS 2 não apresentou travamentos ou lentidão durante o uso no dia a dia
O GTS 2 não apresentou travamentos ou lentidão durante o uso no dia a dia (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Armazenamento interno e conexão com fone sem fio

O Amazfit GTS 2 possui 3GB de armazenamento interno, então você pode baixar suas músicas preferidas e passar para o relógio. Com isso, é possível conectar um fone Bluetooth e escutar música sem precisar do celular por perto. Se preferir, você também pode controlar a música do celular pelo smartwatch.

Controlando a música pelo GTS 2
Controlando a música pelo GTS 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Não é possível responder o WhatsApp com o Amazfit GTS 2

As notificações aparecem em formato de prévia e com o símbolo do aplicativo em questão. Basta tocar nelas para expandir o conteúdo e ler tudo, e há uma boa compatibilidade com aplicativos.

No entanto, não é possível responder mensagens do WhatsApp com o Amazfit GTS 2, nem mesmo usando mensagens rápidas. Apenas o modo leitura está disponível, e mesmo se alguém te ligar, você apenas será notificado, não tendo a opção de recusar a chamada pelo relógio.

Notificação do WhatsApp no GTS 2
Notificação do WhatsApp no GTS 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Algo que notei é que nem sempre as notificações chegam na mesma hora e algumas vezes acontecem alguns problemas. Por exemplo, o WhatsApp fica procurando mensagens sem parar e isso aparece como notificação, mas ele não está desconectado, é apenas uma notificação que insiste em aparecer.

Alexa integrada e chamadas telefônicas

Por contar com microfone e alto-falante integrados, o Amazfit GTS 2 permite você atender chamadas direto do relógio, ou mesmo realizar chamadas dele, desde que esteja conectado com o celular. É uma função legal, mas que funciona apenas com chamadas do próprio celular, ou seja, se alguém te ligar pelo WhatsApp, vai aparecer apenas a notificação da chamada.

Outro destaque é a compatibilidade com a Alexa. Você pode fazer pesquisas por comando de voz, dar comandos para definir alarmes, por exemplo, ou mesmo ir para o mais avançado e controlar os objetos inteligentes da sua casa. Eu tenho algumas lâmpadas inteligentes, e com a integração feita com a Alexa, posso ligar ou desligar elas direto do relógio.

Você pode dar diversos comandos de voz para a Alexa
Você pode dar diversos comandos de voz para a Alexa (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

É uma alternativa muito legal para bater com os melhores smartwatches, que trazem suporte ao Google Assistente ou Siri, mas devo confessar que a maior parte das pessoas não vai usar o comando de voz pelo relógio. Se você tem objetos inteligentes e já está acostumado a usar a Alexa convencional, é uma boa opção, mas para o dia a dia eu acho que o recurso ainda não está popularizado.

Amazfit GTS 2 tem 90 modos de atividades físicas

O Amazfit GTS 2 suporta um total de 90 modos de treino, ou seja, é um ótimo smartwatch para atividades físicas. Além disso, em muitas modalidades você não precisa nem iniciar o exercício no relógio, basta começar a praticar que ele reconhece automaticamente. Isso acontece em caminhadas, corrida, esteira e outros. Em alguns momentos o relógio demorou para identificar o exercício, então preferi ir pelo modo manual mesmo.

O GTS 2 faz um bom monitoramento de exercícios físicos
O GTS 2 faz um bom monitoramento de exercícios físicos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O registro de dados depende muito de cada exercício, mas o Amazfit GTS 2 traz um relatório bem completo. Em corrida ao ar livre, por exemplo, ele registra o tempo de treino, distância percorrida, cadência, velocidade, velocidade média, batimentos cardíacos, ritmo médio, escalada total, subida total, descida total e calorias gastas. Você pode conferir o histórico de atividades físicas direto pelo Amazfit GTS 2 ou no relatório que é criado no app.

Pela própria tela de atividade física você acessa a parte de música do relógio, podendo controlar a música que está tocando no celular ou optar por conectar um fone sem fio e escutar as músicas que você passou para o armazenamento interno. É possível salvar músicas como favoritas para treino ou mesmo definir alguma faixa como a favorita para corrida, por exemplo.

Vale destacar que o Amazfit GTS 2 é um smartwatch com GPS integrado, por isso você pode sair para fazer exercícios sem o celular por perto que todo o percurso será registrado. Inclusive, notamos que o relógio se dá melhor com treinos ao ar livre do que com treinos internos.

Monitoramentos de saúde

Além das atividades físicas, o Amazfit GTS 2 também faz monitoramentos de saúde. Ele traz o sensor BioTracker 2 e conta com monitoramento cardíaco, monitoramento de sono, monitoramento de estresse e acompanhamento de oxigênio no sangue. Alguns desses podem ser configurados para fazerem a leitura 24 horas por dia, e além deles ainda há contador de passos, estimativa de calorias gastas e lembrete de sedentarismo.

Esses monitoramentos são legais e possuem uma precisão “ok”. Comparado com o Apple Watch SE e Galaxy Watch4, que são os relógios com melhores sensores que eu tinha disponível quando testei o Amazfit, a medição se difere em alguns momentos, mas não por uma margem muito grande.

De qualquer forma, esses recursos não devem ser usados como dados finais para fins médicos, apenas como indicativos iniciais para como estão seus batimentos, ou mesmo se você está dormindo bem.

Leitura de batimentos cardíacos do GTS 2
Leitura de batimentos cardíacos do GTS 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O relógio traz um algoritmo chamado PAI (Personal Activity Intelligence) que, baseado em diversos monitoramento que o relógio faz no seu dia a dia, dá uma pontuação para como você está indo semanalmente com atividades físicas. O indicativo é feito através de uma pontuação que vai de 0 a 125, e profissionais da Xiaomi recomendam que os usuários se mantenham sempre acima de 100.

Bateria do Amazfit GTS 2 dura uma semana

Um dos grandes destaques do Amazfit GTS 2 é a bateria. Em uso normal, o GTS 2 promete cerca de sete dias de autonomia, e esse tempo vai mudar de acordo com a frequência que você usa os recursos, se deixa o Always On ligado ou não, se ativa o monitoramento cardíaco 24 horas por dia, entre outros fatores.

Em nossos testes, usando o relógio de forma mais intensa e deixando os monitoramentos ativados, chegamos a seis dias de bateria, o que é excelente. Desligando esse monitoramento e usando de forma casual, mais focado em notificações, dá para chegar a mais de uma semana de bateria tranquilamente.

O GTS 2 chega com carregador magnético e demora mais ou menos duas horas para carregar completamente. Esse carregador tem plug USB, então você pode carregar no seu notebook, computador ou usar carregadores de celular.

O relógio da Xiaomi tem carregador magnético
O relógio da Xiaomi tem carregador magnético (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Aplicativo do Amazfit GTS 2

O aplicativo usado para o Amazfit GTS 2 é o ZEPP, que é simples, porém bastante funcional e fácil de usar. Na tela inicial você já tem um relatório dos seus passos, de como foi seu sono, frequência cardíaca, entre outras funções do relógio. Por esse app é possível acompanhar todas as medições de saúde e exercícios físicos, além das metas do PAI.

Ele também permite controlar diversos aspectos do relógio. Você pode baixar novos mostradores, selecionar o que vai exibir nas telas de atalho, mudar a função do botão, configurar quais apps mostram notificações, entre outras configurações.

App para controlar o GTS 2
App para controlar o GTS 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Vale a pena comprar o Amazfit GTS 2?

Com certeza vale a pena comprar o Amazfit GTS 2. Na Amazon você consegue comprá-lo entre R$ 400 e R$ 450, um preço que acho justo por todos os recursos que ele oferece. Vale lembrar que ele tem Alexa, GPS integrado, permite atender chamadas, conta com 90 modos de atividades físicas e tela AMOLED, ou seja, é uma baixa ficha técnica.

Obviamente nem tudo são flores. Mesmo tendo boa autonomia, sua bateria fica abaixo de diversos concorrentes do mesmo preço. Além disso, o sistema de notificações precisa de melhorias, pois muitas vezes não funciona, ou mostra as notificações de forma confusa. Além disso, não há controle para câmera, recursos que estão presentes até em relógios mais básicos.

No geral o Amazfit GTS 2 traz mais pontos positivos do que negativos e tem um preço bacana, por isso reforçamos a indicação. Se os pontos negativos citados acima não trazem muito impacto para você, vai fundo que o smartwatch da Xiaomi é uma excelente opção de compra!

Pontos positivos do Amazfit GTS 2:

  • Tela AMOLED tem ótima qualidade de imagem e  recurso Always On
  • Desempenho é fluído e sem travamentos
  • Tem armazenamento interno
  • Possui 90 modalidades de atividades físicas
  • Conta com os principais monitoramentos de saúde
  • Bateria tem boa duração
  • Acabamento em alumínio e proteção contra água
  • Possui Alexa integrada e permite atender chamadas

Pontos negativos do Amazfit GTS 2:

  • Concorrentes possuem bateria melhor
Xiaomi Amazfit GTS 2 Melhor Preço