Manual da Compra

Review Cooler Master MH670: bom som, acabamento robusto e bateria duradoura

O Cooler Master MH670 é a aposta da fabricante para o mercado de headsets sem fio. Não é um modelo barato, mas é bem completo em sua ficha técnica, que inclui som Surround 7.1, configuração via software e uma ótima duração de bateria. Além disso, o periférico mostra uma excelente qualidade de acabamento e conforto para uso durante horas!

Mas será que vale a pena comprar o Cooler Master MH670? O Manual da Compra preparou um review completo do headset para te mostrar suas principais características em pontos como o design, conforto, qualidade de som, uso com software, conexões, bateria entre outros.

Ficha técnica do Cooler Master MH670

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 15 Hz a 25 KHz (cabo) e 20 Hz a 20 KHz (sem fio)
  • Cabo: MicroUSB para carregamento e P3 para uso com fio
  • Microfone: Destacável com cancelamento ativo de ruídos
  • Construção: Estrutura de plástico com espumas de memória e revestimento em couro PU
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 373 gramas
  • Bateria: 25 horas ( pode ser usado enquanto recarrega)
  • Compatível com: PC, Mac, PS4, PS5, Mac, Smartphones e outros dispositivos

Design bonito e construção robusta marcam o Cooler Master MH670

Visual do Cooler Master MH670
Visual do Cooler Master MH670 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Cooler Master MH670 tem um visual robusto, bonito e sem extravagância. Ele é consideravelmente pesado, mas é tão confortável que as 373 gramas não chegam a ser um problema. Seu acabamento é feito com peças rígidas de plástico, além de uma estrutura toda em metal.

O headset tem estrutura de metal
O headset tem estrutura de metal (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A pintura é toda em preto fosco, com destaque para as laterais das conchas, que possuem pintura em preto fosco brilhante e a logo da fabricante (sem RGB).

Detalhe fosco brilhante do Master MH670
Detalhe fosco brilhante do Master MH670 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As conchas giram em 360°, por isso você pode deixar o headset no pescoço quando não estiver usando. As almofadas são muito macias e se adaptam bem, fazendo apenas a pressão necessária. Outro ponto positivo é o fato de elas cobrirem toda a orelha, dando uma sensação excelente de imersão e de isolamento de ruídos.

O revestimento delas é de couro PU, e não tive problema com ele esquentando após longo uso.

As almofadas são macias e muito confortáveis
As almofadas são macias e muito confortáveis (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Já a haste do Cooler Master MH670 tem uma espuma na parte que entra em contato com a cabeça, bastante efetiva também. Li alguns reviews que reclamavam de desconforto e falta de estabilidade no fone em alguns tamanhos de cabeça, mas não aconteceu nada parecido nos nossos testes.

Espuma que fica na parte inferior da haste
Espuma que fica na parte inferior da haste (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Nas partes inferiores das conchas ficam os botões e conexões do headset. Ele tem botão de mute do microfone, ligar e desligar o Surround 7.1 e também o botão Power, além da rodinha controladora de volume. Entre as portas e conexões, temos uma entrada MicroUSB para carregar o fone, uma P3 para o cabo e uma para o microfone.

Som do Cooler Master MH670 é de ótima qualidade e tem Surround 7.1

O Cooler Master MH670 tem um ótimo som para jogos
O Cooler Master MH670 tem um ótimo som para jogos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Cooler Master MH670 traz drivers de 50mm que proporcionam um som potente e bem definido. Em jogos com boa qualidade de áudio você conseguirá escutar vários detalhes do que está acontecendo ao redor, bem como identificar de onde o som está vindo, o que é muito importante no gênero FPS. Os graves são potentes, os agudos nítidos e delicados como devem ser, enquanto a frequência média é limpa.

Dependendo do fone que você usa, pode sentir um pouco de falta de volume com o Cooler Master MH670, mas nada que seja um problema. Para assistir filmes, séries e vídeos ele faz um ótimo trabalho e o som agrada bastante. O mesmo acontece em músicas, embora a categoria de headsets não seja a mais recomendada para os mais críticos neste ponto.

Você ainda pode ativar o Surround 7.1 para deixar o som mais envolvente e com aspecto tridimensional. De fato o recurso funciona bem, mas particularmente não gosto do efeito que dá e prefiro ficar apenas no ótimo som estéreo que o som possui.

É válido lembrar que no software você pode configurar diferentes equalizações para o Cooler Master MH670, bem como alterar parâmetros do Surround 7.1. Falaremos mais do programa em outro tópico.

Conexão sem fio, adaptadores e cabos

Cabos e Dongles que acompanham o MH670
Cabos e Dongles que acompanham o MH670 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A conexão sem fio do Cooler Master MH670 é por um dongle USB, como de costume em boa parte dos headsets gamer. É uma conexão bem estável e sem atrasos, então até aqui nenhuma surpresa. O ponto positivo é que a fabricante envia um adaptador para USB-C, então você pode usar o fone sem fio no seu celular (caso ele tenha USB-C), ou em qualquer outro dispositivo com a entrada.

O Dongle USB-C dá ainda mais versatilidade para o uso sem fio do headset
O Dongle USB-C dá ainda mais versatilidade para o uso sem fio do headset (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Se não quiser usá-lo no modo sem fio, basta conectar o cabo P3 no fone e no dispositivo desejado, alternando para o modo sem fio. Neste caso, o Surround 7.1 não ficará disponível.

Além de se conectar ao PC das formas citadas acima, o headset gamer da Cooler Master também é compatível com o PS5, PS4, Xbox Series e Nintendo Switch pelo cabo. Ele funciona nos consoles citados também na versão USB, com exceção do Xbox Series. O modo Surround 7.1 não funciona nos consoles.

Bateria do Cooler Master MH670 tem uma excelente autonomia

A fabricante promete cerca de 25 horas de autonomia de bateria para o Cooler Master MH670, e em nossos testes a duração é em média isso mesmo. Claro, o tempo depende de fatores como volume e até funções usadas, mas você consegue usar o headset um dia completo sem problemas, até sobrando carga para parte do próximo dia.

Caso use apenas algumas horas por dia, é possível passar semanas sem ter que recarregá-lo. Um ponto positivo é que você pode usá-lo enquanto ele carrega pelo cabo microUSB, que é inclusive  grande o suficiente para isso (1,2 metro). É válido destacar que o fone emite sinais sonoros quando a bateria está em um nível baixo.

São necessárias três horas, mais ou menos, para uma carga completa, e aqui temos um ponto negativo do Cooler Master MH670. A decisão de não adotar o USB-C faz com que o carregamento seja lento e o fone fique ultrapassado neste ponto.

Software Cooler Master MasterPlus oferece controle de equalização e do efeito Surround

O software usado com o Cooler Master MH670 é o MasterPlus, um programa que controla vários periféricos da fabricante e peças para computador, caso você tenha. É um programa completo que mostra inclusive  dados técnicos do seu computador (uso da CPU, GPU, voltagem), configurações de iluminação, modos de energia, entre outras configurações gerais.

Na aba do headset você já se depara direto com as configurações de equalização do som, podendo alterar várias frequências e salvar em diferentes perfis, assim pode ter um perfil para jogar, outro para ver filmes, entre outras opções.

Software MasterPlus
Software MasterPlus (Imagem: Reprodução/Cooler Master)

Nesta aba também podemos configurar o volume geral do headset, volume do microfone, mutar ou desmutar ele, controlar os graves e agudos.

Na próxima aba temos as configurações do Surround 7.1. Você pode alterar a localização e distância dos alto-falantes virtuais, colocá-los para girar, entre outras opções.

Software MasterPlus
Software MasterPlus (Imagem: Reprodução/Cooler Master)

Microfone do Cooler Master MH670 atende bem aos gamers

A qualidade de microfone do MH670 não deixa a desejar
A qualidade de microfone do MH670 não deixa a desejar (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Conforme já citamos, o Cooler Master MH670 possui microfone removível, o que é excelente, pois se você quiser usar o headset em uma viagem ou na biblioteca, por exemplo, basta tirar o microfone.

Falando sobre a qualidade do microfone, não há nada o que reclamar. Ele faz um bom isolamento de ruídos, não distorce a voz e pouco muda a tonalidade dela. Você conseguirá se comunicar nos jogos sem nenhum problema, bem como participar de reuniões e até mesmo fazer streams.

O único ponto é que a voz fica um pouco abafada, problema que também aparece (até com maior intensidade) em outros headsets sem fio. É válido lembrar que há um botão no headset para mutar o microfone rapidamente, se necessário.

Vale a pena comprar o Cooler Master MH670?

O Cooler Master MH670 é um headset sem fio para quem deseja investir um pouco mais em um modelo robusto, duradouro e de ótima qualidade. No momento da publicação deste review, ele está custando a partir de R$ 699.

O periférico praticamente não tem pontos negativos. Ele dá um show em visual, é confortável e não decepciona quanto à qualidade de som. Além disso, também pode ser configurado via software e é um dos modelos mais versáteis já testados aqui no Manual da Compra, graças ao adaptador USB-C e também possibilidade de usar o periférico com fio.

Dito isso, o Cooler Master MH670 é sim uma boa opção de compra. Claro, recomendamos você dar uma olhada nos concorrentes no momento da compra, mas no momento não há nenhum headset sem fio “parelho” que custe mais barato ou no mínimo tenha o mesmo preço.

Pontos positivos:

  • Acabamento robusto e que aparenta ser duradouro
  • É confortável
  • Som de boa qualidade
  • Bateria dura o prometido (25 horas)
  • É versátil, podendo ser usado com cabo ou adaptador USB-C no modo sem fio
  • Pode ser configurado via software

Pontos negativos:

  • Quem gosta de RGB, sentirá falta do recurso neste
  • Usa porta microUSB, poderia ser USB-C
  • Demora 3 horas para recarregar