Manual da Compra

Review Echo Buds 2: o fone da Amazon com ANC e Alexa embutida

O Echo Buds 2 é o fone TWS da Amazon que traz como diferencial a Alexa, uma das mais famosas assistentes de voz do momento. Com ele você pode realizar vários comandos, desde pedir para parar a música, até perguntar como está o clima. Apesar de esse ser o diferencial, os fones da Amazon também fazem bonito em outros pontos importantes para um fone Bluetooth.

Além da Alexa, o Echo Buds 2 traz recurso de cancelamento ativo de ruídos (ANC), tem um som de ótima qualidade e bateria duradoura. O conforto também é um dos pontos positivos, com destaque para a versatilidade proporcionada pelos acessórios do fone (borrachas adicionais e barbatanas de fixação).

Será que o Echo Buds 2 bate de frente com outros modelos consolidados do mercado? É isso que você vai descobrir no nosso review completo do fone!

Ficha técnica do Galaxy Buds Live

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: 5.7 mm
  • Bluetooth: 5.0
  • Proteção contra água: Sim, IPX4 (contra respingos)
  • Bateria: 5 horas de autonomia
  • Estojo: Duas cargas adicionais
  • Carregamento sem fio: Há uma versão com o recurso
  • Peso: 5,7 gramas por fone de ouvido e 44,4 gramas do estojo
  • Microfone: Sim, três em cada lado
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: cancelamento ativo de ruídos (ANC), modo ambiente, botões touch na lateral, app para configuração, suporte à Alexa

O Echo Buds 2 traz um design simples e sem surpresas

Design do Echo Buds 2
Design do Echo Buds 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Amazon Echo Buds 2 traz um design simples e “padrão” dos fones Bluetooth TWS. O acabamento é todo feito em plástico com pintura fosca, que inclusive fica marcada facilmente com manchas de dedos. Para quem já testou fones da Samsung como o Galaxy Buds Pro, sentirá que do Echo buds 2 é mais simples em acabamento, mas nada que seja um problema.

Na parte externa dos fones tem o símbolo da Amazon de forma bem discreta, além dos dois microfones e a parte touch, para controle por toques. Na parte interna temos o encaixe magnético para o carregamento e um sensor infravermelho.

Símbolo da Amazon na lateral do fone
Símbolo da Amazon na lateral do fone (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

São fones pequenos e leves, que pesam apenas 5,7 gramas. Eles podem ser usados para exercícios físicos, pois trazem proteção IPX4, que protege contra respingos de água e suor.

O Echo Buds 2 é pequeno e leve
O Echo Buds 2 é pequeno e leve (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Por se tratar de um fone intra-auricular, a Amazon envia junto três pares de borrachas em diferentes tamanhos, assim você pode escolher qual se adapta melhor à sua orelha. A empresa também envia “ganchos”, acessórios para usar nos Echo Buds 2 na hora de fazer exercícios, por exemplo, pois os deixa mais bem fixados.

O estojo traz o mesmo acabamento dos fones. Ele tem tampa magnética e, na parte traseira, uma porta USB-C, bem como um botão para pareamento. Esse estojo tem um LED externo para indicar carga do estojo e dois LEDs internos para indicar a carga dos fones.

O estojo traz o mesmo acabamento dos fones e tem LEDs indicativos de bateria
O estojo traz o mesmo acabamento dos fones e tem LEDs indicativos de bateria (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Echo Buds 2 é um fone confortável e versátil para várias orelhas

Conforme já dissemos, o fone possui três ponteiras adicionais, totalizando quatro pares de borrachinhas. Cada uma tem uma cor diferente, sendo:

  • Verde: Pequena;
  • Vermelha: Média;
  • Azul: Grande;
  • Amarela: Super Grande;

Além das borrachinhas, é válido lembrar que a fabricante envia “barbatanas” em diferentes tamanhos, que ajuda na fixação do fone.

Acessórios que acompanham o Echo Buds 2
Acessórios que acompanham o Echo Buds 2 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Ressaltamos que você teste todas as borrachinhas para ver qual é a mais confortável e se encaixa melhor na sua orelha, pois isso faz uma diferença grande no uso, seja na parte de conforto, fixação ou mesmo de qualidade de som.

Há um tutorial no app da Amazon sobre o encaixe “perfeito”, mas a empresa ressalta que os fones devem ser colocados e ligeiramente girados, de forma que o logotipo do “sorriso” que fica na parte externa do fone deve estar apontado para baixo, em direção à sua boca.

Como deve ficar o encaixe do Echo Buds 2 na orelha
Como deve ficar o encaixe do Echo Buds 2 na orelha (Imagem: Divulgação/Amazon)

O Amazon Echo Buds 2 é um fone muito confortável, muito mesmo. Ele é macio, se encaixa bem na orelha e não incomoda mesmo após horas de uso. Outro ponto positivo é que ele fica firme à orelha, não dá a sensação que os fones vão cair após algum movimento mais brusco com a cabeça. Esse foi um problema que tive com o Buds Pro da Samsung, mas felizmente aqui não aconteceu.

O controle por toque também funciona muito bem. As ações do toque podem ser configuradas via app Alexa, mas por padrão vem configurado da seguinte forma:

  • Um toque: play ou pause na música;
  • Dois toques: Próxima música;
  • Três toques: Música anterior;
  • Mantenha pressionado: Ativa o ANC ou Modo Ambiente.

Assim como outros fones TWS do mercado, se você tirar os Echo Buds 2 do ouvido, eles param a reprodução.

Qualidade de som do Echo Buds 2

O Amazon Echo Buds 2 tem um som de ótima qualidade e deve agradar boa parte dos consumidores. Não é um fone focado em graves potentes, aqui são os médios e agudos que se destacam nas músicas. Isso não significa que ele tenha graves horríveis e fracos, mas comparado a outros modelos do mercado, essa frequência não é o ponto alto do fone.

Para quem gosta de músicas com batidas intensas e graves poderosos, talvez sinta falta daquele “tchan” no baixo. Quem prefere escutar mais as vozes ou até mesmo guitarras um pouco mais abertas, provavelmente irá ficar satisfeito com a assinatura sonora do Echo Buds 2.

O fone TWS da Amazon tem som de boa qualidade, mas sem graves tão potentes
O fone TWS da Amazon tem som de boa qualidade, mas sem graves tão potentes (Imagem: Divulgação/Amazon)

Bem, a verdade é que o papo acima é um pouco de “nerdice” demais, pois, no geral, o som do Echo Buds 2 é excelente para músicas, assistir filmes e qualquer outro de consumo de mídia. Outro ponto positivo é que há um equalizador no app, então você pode adicionar ou retirar as principais frequências, deixando o som um pouco mais do seu gosto.

É válido lembrar que o Bluetooth do Echo Buds 2 é o 5.0 e, nos nossos testes, não tivemos atrasos ao assistir vídeos do Youtube, por exemplo.

App e uso da Alexa com o Echo Buds 2

A Alexa integrada é um dos destaques do Echo Buds 2
A Alexa integrada é um dos destaques do Echo Buds 2 (Imagem: Divulgação/Amazon)

Ao abrir a caixa do fone você já se depara com instruções para baixar o app Amazon Alexa, pois é por ele que você fará todas as configurações do Amazon Echo Buds 2. Com o app instalado, basta abrir a caixa dos fones para que ele seja reconhecido e o pareamento feito, inclusive com configuração de vedação dos fones. Os Echo Buds 2 funcionam tanto em dispositivos Android quanto em iOS.

O app da Amazon é simples de ser usado e bem completo quanto às configurações. Por ele você pode ativar os efeitos de ANC (cancelamento ativo de ruídos) e Modo Ambiente, mutar o microfone, definir novas funções para os toques, ativar o modo treino e até mesmo alterar o equalizador do fone, adicionando ou tirando os graves, médios e agudos.

App Amazon Alexa, para uso dos Echo Buds 2
App Amazon Alexa, para uso dos Echo Buds 2 (Imagem: Divulgação/Amazon Alexa)

O principal recurso do app e um dos diferenciais do Echo Buds 2 é a integração com a Alexa. Além de dar diversas instruções e listar as ações que o usuário pode realizar com a assistente virtual, ainda é possível fazer configurações quanto ao reconhecimento de voz, ativação por palavra, entre outras.

O uso da Alexa no Echo Buds flui muito bem. Você pode dar comandos de voz para milhares de ações, desde parar uma música até verificar o clima do dia. Também é possível usar os fones com objetos inteligentes da casa que estejam configurados com a sua conta Alexa.

O App Amazon Alexa tem uma aba para te falar vários dos comandos suportados pela Alexa no fone
O App Amazon Alexa tem uma aba para te falar vários dos comandos suportados pela Alexa no fone (Imagem: Divulgação/Amazon Alexa)

Apesar de o fone ser compatível com outros assistentes de voz, a Alexa é tão eficiente que você provavelmente não vai querer ir para os outros. A configuração padrão é que os fones estejam sempre prontos para ouvir a palavra “Alexa” e então entrar em modo de recebimento de comando, mas você pode configurar isso no app.

Ah, um aviso, fique atento se o microfone dos fones está no “silenciado” no app. Passei uns 5 minutos gritando “Alexa” aqui e sem respostas, até perceber que o microfone estava marcado como silenciado (risos).

ANC e Modo Ambiente do Amazon Echo Buds 2

O recurso de cancelamento ativo de ruídos (ANC) funciona muito bem no Amazon Echo Buds 2. Ao ligá-lo você percebe o “silenciamento” instantâneo do ambiente, o que é excelente principalmente na hora de trabalhar ou estudar com um pouco mais de silêncio. É possível ativar o recurso mantendo a lateral do fone pressionada (caso você não tenha mudado as configurações).

Sempre gosto de lembrar aos leitores que nunca usaram tal recurso: o ANC não faz milagres. Ele diminui consideravelmente o nível de ruídos constantes, mas não vai te deixar totalmente imerso dependendo do cenário, então em caso de barulhos muito altos, você ainda escutará um pouco. Mesmo assim, ainda dá uma diferença considerável.

O ANC do Echo Buds 2 funciona muito bem
O ANC do Echo Buds 2 funciona muito bem (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Modo Ambiente funciona de forma contrária ao ANC. Ele usa os microfones externos para captar o som ambiente e passar ao seu ouvido, assim você consegue conversar com alguém, por exemplo, sem ter que tirar os fones. É muito prático também, não só em momento de conversas, mas também quando você precisa estar atento aos barulhos a sua volta, por exemplo, na hora de andar na rua e escutar os carros.

Microfone do Echo Buds 2 cumpre bem o seu trabalho

O microfone do Amazon Echo Buds 2 funciona como deveria no dia a dia. Você consegue fazer ligações, participar de reuniões ou mesmo bater aquele papo com os amigos numa boa, sem interferências ou alterações drásticas na voz.

Ele faz um leve filtro de ruídos, mas nada muito forte, então se você fizer uma ligação enquanto está em um lugar barulhento, provavelmente o outro lado da ligação escutará os barulhos. Caso você escute pequenas distorções, não se preocupe, é algo característico de fones Bluetooth.

Pelo aplicativo Amazon Alexa você pode tanto deixar o microfone desativado quanto ativar uma opção de retorno, assim escuta como está a sua voz durante a chamada.

Bateria do Echo Buds 2 entrega a autonomia prometida

Autonomia de bateria do Echo Buds 2
Autonomia de bateria do Echo Buds 2 (Imagem: Divulgação/Amazon Alexa)

A Amazon promete cerca de 5 horas de autonomia com o Echo Buds 2, isso com o ANC ligado. Caso você desligue o efeito, a autonomia sobe para um pouco mais de 6 horas, o que bate com a autonomia que tivemos nos testes, sempre com volume mais ou menos nos 50%.

O estojo entrega duas cargas adicionais, então você pode ficar até 15 horas longe de qualquer tomada. Ele também tem carregamento turbo, então basta deixar os fones 15 minutos para ganhar 2 horas de autonomia.

A versão testada pelo Manual da Compra tem porta USB-C para carregamento, mas há um modelo mais caro do Echo Buds 2, cujo estojo tem suporte para o carregamento sem fio (além do USB-C). O recurso é interessante, mas esse modelo é quase R$ 300 mais caro, o que achei um exagero apenas para ter carregamento em fio.

Vale a pena comprar o Echo Buds 2?

O fone Bluetooth da Amazon acaba sendo uma opção “custo-benefício” entre os modelos premium de fone TWS do mercado. Ele não é melhor que o Galaxy Buds Pro, por exemplo, mas também não fica longe e tem uma diferença de valor considerável. Seu conforto inclusive me agradou mais que o do fone da Samsung.

A qualidade de som do Echo Buds 2 é bacana e o cancelamento de ruídos funciona bem. O destaque fica para a Alexa, que chega com um novo mundo de possibilidades ao usuário. Como pontos negativos, temos um fone sem muitos graves, podendo não agradar alguns consumidores. A área touch das laterais é muito sensível e a versão com carregamento sem fio é absurdamente mais cara para um modelo que só adiciona uma tecnologia.

No entanto, como dissemos, o grande destaque deste fone é o seu preço final, quando comparado a outros modelos topo de linha, o que o torna muito atrativo. No momento da publicação desta matéria, ele está custando cerca de R$ 619, enquanto a versão com carregamento sem fio custa R$ 948.

Pontos positivos:

  • É confortável mesmo em uso por horas
  • Tem Alexa embutida para comandos de voz
  • Som de boa qualidade com equalizador configurável
  • Possui ANC e Modo Ambiente
  • Bateria entrega a autonomia prometida
  • App fácil de usar e bem funcional

Pontos negativos:

  • Pode não agradar quem gosta de graves fortes
  • Área touch é muito sensível
  • Versão com estojo com carregamento sem fio é muito cara