Manual da Compra

Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live: qual fone Bluetooth vale mais à pena?

Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live, qual é o melhor fone TWS da Samsung? Bem, sem enrolação já te damos a resposta: o modelo Pro é melhor, o que é natural já que ele chegou como um sucessor do Live. O seu preço também é o dobro, então a pergunta que fica é: vale a pena pegar o Buds Pro, ou compensa economizar e investir no Live?

Nós preparamos um comparativo completo entre os dois fones TWS da Samsung e vamos te mostrar diferenças em design, qualidade de som, cancelamento ativo de ruídos, conforto e usabilidade, entre outros pontos importantes na hora de escolher um bom fone de ouvido Bluetooth.

Esse texto não será uma análise aprofundada dos dois fones, então se você deseja saber mais detalhes sobre eles e como é usar cada um no dia a dia, veja o nosso review completo do Galaxy Buds Pro e Galaxy Buds Live.

Ficha técnica do Galaxy Buds Live

  • Tipo: auricular
  • Drivers: 12 mm
  • Proteção contra água: Sim, IPX2 (contra respingos)
  • Bateria: Até 15 horas adicionais de carga
  • Peso: 5,6 gramas por fone de ouvido e 42,2 gramas do estojo
  • Carregamento sem fio: Sim, com suporte ao Wireless Power Share
  • Microfone: Sim, três em cada lado
  • Compatibilidade: Android e iOS (com funções limitadas)
  • Recursos extras: cancelamento ativo de ruídos, modo ambiente, botões touch na lateral, app para configuração, suporte à Bixby

Ficha técnica do Galaxy Buds Pro

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: tweeter de 6,5 mm e ao woofer de 11 mm
  • Proteção contra água: Sim, IPX7
  • Bateria: 5 horas com ANC ligado e 8 horas com ANC desligado
  • Estojo: Em média três cargas adicionais
  • Peso: 6,3 gramas por fone de ouvido e 44,9 gramas do estojo
  • Carregamento sem fio: Sim, e carregamento reverso
  • Compatibilidade: Android e iOS (com funções limitadas)
  • Recursos extras: cancelamento ativo de ruídos, modo ambiente, botões touch na lateral, app para configuração, suporte à Bixby

Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live: design

À esquerda, o Galaxy Buds Pro; à direita, o Galaxy Buds Live
À esquerda, o Galaxy Buds Pro; à direita, o Galaxy Buds Live (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A primeira grande diferença entre os dois modelos é o design. Enquanto o Galaxy Buds Pro traz o tradicional design intra-auricular, aquele que entra no canal auditivo, o Galaxy Buds Live inova com um formato ergonômico, que muitos chamam de “feijão”. Esse formato faz um ótimo encaixe na orelha por ser auricular, ou seja, não precisa entrar no canal auditivo.

Design do Galaxy Buds Live
Design do Galaxy Buds Live (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Os dois modelos testados aqui no Manual da Compra são na cor preta com aquele acabamento brilhante. São lindos, mas é fácil ver marcas de digital nos fones.

Design do Galaxy Buds Pro
Design do Galaxy Buds Pro (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Tanto o Buds Live quanto o Buds Pro são fones leves. Eles possuem uma área touch em suas laterais, então com alguns toques você consegue dar play na música, passar para a próxima faixa, ligar efeitos, entre outras funções que podem ser personalizadas via app.

O estojo dos dois são iguais, com um formato quadrado e bordas arredondadas. O estojo do Buds Live traz o mesmo acabamento preto brilhante do fone, enquanto o estojo do Buds Pro opta por um acabamento em preto fosco.

À esquerda, o estojo do Buds Pro; à direita, o estojo do Buds Live
À esquerda, o estojo do Buds Pro; à direita, o estojo do Buds Live (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Na parte de proteção contra água o Galaxy Buds Live é inferior, pois traz a certificação IPX2, que o protege apenas contra respingos. O Galaxy Buds Pro tem proteção IPX7 e pode até ser mergulhado  por até um metro de profundidade por 30 minutos.

Galaxy Buds Live é mais confortável a curto prazo

O Galaxy Buds Live é mais confortável a curto prazo, mas com o tempo causa incomodo
O Galaxy Buds Live é mais confortável a curto prazo, mas com o tempo causa incomodo (Foto: Divulgação/Samsung)

Claramente o grande diferencial do Galaxy Buds Live é o seu conforto. Ele será a escolha perfeita para quem não consegue usar fones intra-auriculares, e realmente incomoda menos que o Galaxy Buds Pro. No entanto, após algumas horas de uso, certa parte interna da minha orelha começou a doer, então se você pretende usar o fone por várias horas seguidas, talvez também passe por isso.

O formato anatômico do Buds Live é legal e encaixa bem na orelha, apesar de ficar um pouco solto às vezes. Isso também acontece no Galaxy Buds Pro, que por sua vez traz o formato intra-auricular. É um formato que favorece o isolamento de ruídos e até mesmo o som, mas muitas pessoas odeiam. A fabricante envia três pares borrachinhas de tamanhos diferentes, mas todas elas tiveram o mesmo problema dos fones parecem soltos na orelha em alguns momentos.

O Galaxy Buds Pro tem bom encaixe, mas ainda apresenta problemas e fica frouxo às vezes
O Galaxy Buds Pro tem bom encaixe, mas ainda apresenta problemas e fica frouxo às vezes (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Essa reclamação é a que mais aparece em reviews dos consumidores, mas acaba sendo um pouco de “sorte”, já que muitos não passam por esse problema. Tirando esse problema de eles ficarem frouxos do nada, usar o Galaxy Buds Pro foi uma boa experiência, e diferente do Live, não tive nenhuma dor ou desconforto após muitas horas de uso.

Conforme já citado, ambos possuem áreas touch na lateral, o que deixa o uso mais prático. Você pode realizar as principais ações de um reprodutor de música, seja passar a música, avançar, retroceder, ligar algum efeito, aceitar chamadas. O mais legal é que via app é possível configurar essas ações.

Qualidade de som superior no Galaxy Buds Pro

O Galaxy Buds Pro traz a melhor qualidade de som
O Galaxy Buds Pro traz a melhor qualidade de som (Imagem: Divulgação/Samsung)

Na parte de qualidade de som o Galaxy Buds Pro dá um show e é um dos melhores fones TWS do Brasil quando consideramos o seu preço. Cada lado tem um tweeter de 6,5 mm e ao woofer de 11 mm, uma combinação de hardware perfeita até mesmo para os mais exigentes com som.

Aqui o áudio é potente e ao mesmo tempo equilibrado. O baixo está presente, mas não atrapalha as outras frequências, que também soam de forma perfeita.

O Galaxy Buds Live não tem um som ruim, mas claramente é inferior ao modelo Pro, até porque o seu formato não permite uma vedação completa do canal auditivo, impactando na forma como você escuta o que é transmitido. Por incrível que pareça, os graves do Buds Live são bem presentes, mas em muitos momentos percebi que os médios se perdem um pouco.

Nos dois fones você pode mudar a equalização, caso não goste de como o som soa de fábrica. Isso é feito pelo app da Samsung, que permite configurações com mais graves, mais médios, entre outras opções.

Outras equalizações disponíveis no app da Samsung
Outras equalizações disponíveis no app da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung Wearable)

Cancelamento de ruídos e outras funcionalidades

Os dois fones Bluetooth da Samsung possuem recursos parecidos, mas com qualidade diferente
Os dois fones Bluetooth da Samsung possuem recursos parecidos, mas com qualidade diferente (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Os dois fones possuem o Cancelamento Ativo de Ruídos (ANC), recurso que usa microfones adicionais e recursos de software para eliminar barulhos externos. O do Galaxy Buds Pro funciona muito bem e você realmente sente o “silêncio imediato” ao ligar a função. Claro, ela não faz milagres, mas reduz consideravelmente o nível de ruídos do ambiente.

Já o do Galaxy Buds Live não é tão efetivo, apesar de ainda eliminar um pouco do barulho. Aqui devemos ser justos e destacar a vantagem que o Buds Pro tem por ser intra-auricular, o que ajuda a vedar o canal auditivo. O modelo Live faz o possível, mas se você busca um fone TWS justamente por esse recurso, é melhor escolher o Pro.

O ANC do Galaxy Buds Pro é melhor que do Buds Live
O ANC do Galaxy Buds Pro é melhor que do Buds Live (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Ambos contam com Áudio 360 em celulares da Samsung, cuja proposta é melhorar o som 3D do fone, mas quase não senti diferença, mesmo no modelo Buds Pro. Eles também trazem o recurso de Modo Ambiente, que usa os microfones para captar o som externo, assim o usuário não precisa tirar o fone para conversar com alguém, ou ouvir os barulhos da rua, por exemplo. Assim como o ANC, esse também funciona melhor no Buds Pro.

Fora isso, os dois fones são compatíveis com o Samsung Wearable, app que controla todas as funções do fone. Por ele você pode configurar as funções dos botões, ver o nível de bateria dos dispositivos, ligar e desligar os recursos, usar o equalizador de som, entre outras possibilidades.

O app da Samsung oferece várias configurações para os fones
O app da Samsung oferece várias configurações para os fones (Imagem: Reprodução/Samsung Wearable)

Além disso, os dois fones TWS da Samsung trazem microfones de ótima qualidade. Fazer ligações, participar de reuniões ou mesmo daquela chamada de vídeo não será problema, pois além da excelente qualidade da sua voz, os microfones também fazem uma leve redução de ruídos do ambiente.

Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live: ambos entregam mais bateria que o prometido

No quesito Bateria os dois fones impressionaram positivamente, pois ambos entregam até um pouco mais do que é prometido pela Samsung.

O Galaxy Buds Pro tem uma autonomia de cinco horas, em média, com o ANC desligado, podendo chegar a oito horas com ele desligado. O estojo entrega 13 horas adicionais, totalizando pelo menos 18 horas longe da tomada.

Tanto o Buds Pro quanto o Buds Live possuem suporte ao carregamento sem fio
Tanto o Buds Pro quanto o Buds Live possuem suporte ao carregamento sem fio (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Galaxy Buds Live tem bateria com duração de 6 horas em média, com o ANC ligado. Com o ANC desligado, a autonomia chega a pelo menos 8 horas, e o estojo entrega 15 horas adicionais.

Os dois fones possuem estojos com carregamento USB-C e suporte ao carregamento sem fio padrão Qi. Ambos também podem ser usados com a tecnologia de Wireless Power Share para celulares da Samsung. Outro recurso presente tanto o Buds Pro quanto o Buds Live é o carregamento rápido, então basta deixar os fones cinco  minutos no estojo para ganhar uma hora de carga!

É possível carregar os fones usando celulares Samsung compatíveis com o Wireless Power Share
É possível carregar os fones usando celulares Samsung compatíveis com o Wireless Power Share (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live: qual escolher?

Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live: veja o nosso veredito sobre a comparação
Galaxy Buds Pro vs Galaxy Buds Live: veja o nosso veredito sobre a comparação (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Ficou claro que o Galaxy Buds Pro é um fone melhor, mas, ao mesmo tempo, ele também custa quase o dobro do Galaxy Buds Live. A diferença em preço se justifica? Sim, pois o Buds Pro tem qualidade de som superior, cancelamento ativo de ruídos (ANC) muito melhor e traz proteção IPX7 contra água.

Neste caso, quando comprar o Galaxy Buds Live? Bem, se o seu orçamento não cabe o modelo Pro, então o Live é sim uma boa opção. Ele tem uma qualidade de som legal, mas reafirmamos que o seu ANC não é muito efetivo, então se o recurso é o que você mais busca em um fone, talvez se decepcione. Se você não se dá bem com fones intra-auriculares, então o Live também será uma escolha melhor.

No entanto, se você faz questão da melhor qualidade de som e de um ANC que realmente faça a diferença no dia a dia, aí não tem jeito, terá que investir no Buds Pro. A diferença do recurso de cancelamento ativo de ruídos é grande e o som também é consideravelmente melhor no Buds Pro. Além disso, como já dissemos, ele também traz a proteção IPX7 contra água.