Manual da Compra

Review Husky Blizzard: um mouse gamer sem fio com foco em custo-benefício

O Husky Blizzard é um mouse gamer sem fio barato, para quem deseja largar os cabos, mas não pode investir muito. Apesar de ter um preço acessível, não se preocupe quanto a qualidade, pois esse é um mouse super completo, seja no quesito desempenho, conforto, funções adicionais e configuração.

Com o sensor Pixart 3389, o mouse da Husky entrega até 16 mil de DPI, valor que pode ser totalmente customizável no software. Além disso, você também pode ajustar a luz RGB e criar diferentes perfis. O mouse possui um rastreamento preciso e se encaixa bem em diferentes pegadas, tudo isso custando pouco mais de R$ 200.

Importante: Se você conhece de mouses vendidos no mercado internacional, vai notar que o Fantech HELIOS XD3 é muito parecido com o Husky Blizzard. Bem, na verdade, são o mesmo mouse.

Veja abaixo a sua ficha técnica completa e, logo em seguida, o nosso review do Husky Blizzard.

Ficha técnica do HP Gaming G210

  • Sensor: Pixart 3389
  • Aceleração máxima: 50G
  • Velocidade máxima de rastreamento: 400
  • DPI: 16 mil
  • Cabo: 1,8 metros Paracord
  • Acabamento: Plástico
  • Botões adicionais: 2 na lateral, 1 para troca de DPI
  • Pode ser configurado via software: Sim
  • Peso: 84 gramas (sem o cabo)
  • Bateria: Até 70 horas de autonomia
  • Tempo de carregamento: 3 horas
  • Conteúdo da caixa: Bolsa, mouse, cabo de carregamento, adesivo, pés adicionais e manual

O Husky Blizzard  tem uma bolsa para transporte

Bolsa de transporte que acompanha o Husky Blizzard
Bolsa de transporte que acompanha o Husky Blizzard (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Essa é a primeira vez que teremos esse tópico no review, até porque é o primeiro mouse que testamos que chega com algo do tipo. O Husky Blizzard não vem embalado em uma simples caixa, como na maior parte dos mouses do mercado. Ele chega em uma bolsa de transporte, com encaixe para o mouse, cabo amarrado bonitinho e bolso para os adesivos e pés reservas.

A ideia é que por ele ser um mouse focado para os esports, essa bolsa facilite o seu transporte na hora de levá-lo para campeonatos. Não sabemos se a versão normal do mouse (sem parceria com a KaBuM) também vem com essa bolsa de transporte.

O LED RGB dá o charme no design do Husky Blizzard

O RGB é o destaque do visual do Husky Blizzard
O RGB é o destaque do visual do Husky Blizzard (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Husky Blizzard opta por um design simples e neutro, e a beleza fica por conta do LED RGB, esse que pode ser configurado em várias cores e efeitos. A versão testada aqui é vendida em parceria com a KaBuM, que afirma que esse é o mouse oficial da sua equipe de esports, por isso os botões são na cor laranja, e no lugar da logo da Husky, há a logo da KaBuM.

Design do mouse gamer sem fio Husky Blizzard
Design do mouse gamer sem fio Husky Blizzard (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O acabamento é todo em plástico, mas aparenta ser resistente e duradouro. A pintura é lisa na parte superior e fosca na lateral, e se você usar o mouse com a mão suja ou engordurada, provavelmente ficarão algumas marcas. O formato do Husky Blizzard é neutro, ou seja, pode ser usado tanto por canhotos quanto por destros; apesar disso os botões laterais são fixos na parte esquerda, o que favorece os destros.

Todos os seis botões do mouse são totalmente customizáveis
Todos os seis botões do mouse são totalmente customizáveis (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Como já dissemos, o LED RGB é o que dá o charme ao mouse gamer sem fio da Hysky. Além do símbolo da KaBuM, o Scroll e sua parte inferior também são iluminados.

O RGB do mouse é configurável via software
O RGB do mouse é configurável via software (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Por falar em botões, o mouse gamer blizzard possui apenas três botões adicionais ao clique direito, esquerdo e scroll. Além dos botões já citados na lateral, há um botão na parte superior para mudança rápida de DPI. Todos os botões do Husky Blizzard podem ser customizados via software.

Na parte inferior do mouse os são de Ptfe substituíveis, inclusive a fabricante um pé reserva junto ao kit do mouse. O cabo tem 1,8 metros e é no estilo Paracord, com uma ponta USB-A e outra USB-C. O Husky Blizzard possui uma pequena chavinha na parte inferior, que serve para você ligá-lo e ativar o modo econômico, que ajuda a bateria a durar mais. Ainda na parte inferior, há uma pequena cavidade para guardar seu dongle USB.

Parte inferior do Husky Blizzard, com chave de ligar/desligar e local para guardar o dongle USB
Parte inferior do Husky Blizzard, com chave de ligar/desligar e local para guardar o dongle USB (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Husky Blizzard é um mouse gamer sem fio muito confortável

O Husky Blizzard é um mouse de tamanho médio, por isso deve se adequar na maior parte das mãos. Ele é leve e pesa apenas 84 gramas, com um deslize muito fluido graças aos pés de Ptfe. Por não ter cabo, você tem toda a liberdade de movimentação que um mouse sem fio oferece, mas quando for necessário usá-lo com cabo, o paracord não lhe dará problemas.

Cabo Paracord do mouse
Cabo Paracord do mouse (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Os botões aguentam até 50 milhões de cliques, de acordo com a fabricante. Dependendo do mouse que você tiver usado antes, poderá achar o clique desse um pouco duro, mas nada que inviabilize o uso. Senti essa resistência maior no começo do uso, mas logo me acostumei.

Pegadas Palm, Claw e Fingertip no mouse Husky
Pegadas Palm, Claw e Fingertip no mouse Husky (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Agora vamos falar das pegadas que ficam boas no mouse gamer da Husky. A minha mão tem 18 cm, um tamanho que considero médio. Senti conforto o usando tanto na pegada palm (a que mais uso), quanto na claw e fingertip, mas creio que a melhor pegada aqui, principalmente para quem também tem mãos médias, será a fingertip.

Para a minha mão achei o tamanho perfeito, mas talvez que tenha a mão pequena ou grande demais, não curta usá-lo na pegada palm; as outras devem continuar sendo confortáveis em ambos os casos.

Testes de desempenho

O Husky Blizzard usa o sensor Pixart 3389, um ótimo modelo do mercado e que traz DPI de 16 mil, que pode ser configurado entre 400 e 16.000. Além disso, a fabricante também destaca que ele tem um LOD de 1 mm. Mas o que é o LOD? O LOD é o Lift Off Distance (distância de decolagem), ou seja, a distância para o mousepad que o mouse já para de rastrear o movimento.

Isso significa que se você levantá lo 1 mm, ele já para de rastrear (testado e aprovado neste review). Para que isso serve? Bem, é comum, principalmente ao fazer movimentos longos, que você chegue na borda do seu mousepad e tire o mouse dele para voltá-lo ao centro, certo? Se no momento em que você vai reposicionar o mouse e o sensor faz algum rastreio, você pede a posição do ponteiro sem querer, por isso ter um LOD baixo é importante.

Testes de precisão

O teste de precisão consiste em fazer movimentos de zigue-zague com o mouse enquanto um software chamado MouseTester (v1.5) captura os movimentos. Fazendo isso por alguns segundos, o programa gera um gráfico relacionando o rastreio do mouse com os movimentos captados.

É importante ressaltar que, apesar de o programa ser usado por vários testadores, ele não tem uma acurácia de 100%, por isso pode haver pequenos erros de monitoramento.

Teste de precisão com o Husky Blizzard
Teste de precisão com o Husky Blizzard (Imagem: Reprodução/MouseTester)

O desenho em risco do gráfico é o movimento feito com o mouse, e as bolinhas representam o rastreio do sensor; quanto mais próximo da linha as bolinhas estiverem, mais preciso é o rastreio. Realizei o teste várias vezes e com diferentes DPIs para diminuir os possíveis “erros” de monitoramento do programa, mas os resultados foram bem semelhantes em todos.

No teste com o Husky Blizzard apareceram vários pontos fora da linha de rastreio. Realizei o teste em diferentes mousepads, troquei o DPI, reiniciei o programa várias vezes, e sempre os resultados coincidiam. Como falamos, apesar de o MouseTester ser referência no segmento, nem sempre ele mede com precisão, ou o resultado deva ser encarado ao pé da letra, e talvez esse seja o caso aqui.

O fato de eu estar falando isso é que mesmo com essas várias distorções, o mouse não apresentou problemas durante as jogatinas nos mais diferentes gêneros. Não tive nenhum problema de rastreio, ou mesmo senti que ele travou em algum momento, então creio que o resultado do teste não se reflita no desempenho dele, ao menos não para um jogador casual. De qualquer forma, optamos por exibir o resultado do teste, igual fazemos em todos os reviews de mouse do Manual da Compra.

Teste de aceleração

O teste de aceleração consiste em mover o mouse do ponto A ao B bem rápido, e depois retornar ao ponto A mais devagar. Também usamos o MouseTester (v1.5) para registrar o teste, e o resultado ideal é que o cursor volte exatamente do ponto que saiu, ou seja, em caso de problemas de aceleração, ele passaria do ponto de partida, ou terminaria antes.

Aqui os resultados também não são 100% precisos, então podemos relevar pequenas diferenças. Se o mouse passa muito do ponto inicial, chamamos de aceleração positiva, ou seja, na movimentação rápida o mouse perdeu um pouco do rastreio. Se ele termina antes do ponto inicial, significa aceleração negativa, como se o sensor tivesse captado movimentos que não foram feitos no teste.

Teste de aceleração com o Husky Blizzard
Teste de aceleração com o Husky Blizzard (Imagem: Reprodução/MouseTester)

No teste de aceleração o Husky Blizzard deu um pouco de aceleração positiva, o que significa que quando o movimento é muito rápido, o sensor não consegue começar a rastreá-lo imediatamente. No entanto, o pouco registrado pelo programa não é preocupante e não tem impacto no uso do dia a dia ou para jogos. Mais uma vez ressaltamos, o mouse foi usado em vários jogos e não tivemos problemas de desempenho.

Bateria do Husky Blizzard dura até 70 horas

A fabricante promete 70 horas de uso para o Husky Blizzard, mas isso deve variar de acordo com os efeitos que escolhe para a iluminação RGB. Em nossos testes a autonomia de bateria se mostrou muito eficiente e consegue chegar a esse valor tranquilamente. Eu usei um efeito em que toda vez que estou com o mouse em movimento, o LED se apaga, e quando ele fica parado alguns segundos, a iluminação é ativada, mas volta a apagar caso ele fique alguns minutos sem ser usado.

O Husky Blizzard  também tem o modo econômico, ativado em uma chavinha na sua parte inferior. Esse modo desliga a iluminação e faz com que a duração da bateria seja maior. O cabo para carregamento é do tipo USB-C/USB-A, e caso a bateria esteja acabando, você pode ligá-lo no cabo e continuar usando.

O LED amarelo no scroll simboliza que o mouse está carregando
O LED amarelo no scroll simboliza que o mouse está carregando (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

É importante ressaltar que o software mostra a quantidade de bateria do mouse, e o scroll também pisca em vermelho quando a bateria está em um nível que já precisa de carga. Durante o carregamento, o scroll também tem iluminações para mostrar o status, com LED em amarelo para sinalizar carregando e verde para sinalizar completo. Ao todo, o mouse demora 3 horas para ficar 100% carregado.

Software de configuração

Atribuindo novas funções aos botões do mouse
Atribuindo novas funções aos botões do mouse (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O software do Husky Blizzard é simples, mas muito eficiente para as configurações que oferece. Na página principal você já pode definir diferentes funções para qualquer um dos seis botões do mouse gamer sem fio. Além disso, é possível criar até quatro perfis diferentes e salvá-los no periférico.

O programa também oferece configuração de DPI em seis valores diferentes, e você pode selecionar cores e animações para cada um desses DPIs, assim o scroll ficará iluminado mostrando qual perfil você está. Também é possível configurar sensibilidade, precisão do ponteiro e até clique duplo.

Definindo o DPI de cada perfil do mouse gamer sem fio
Definindo o DPI de cada perfil do mouse gamer sem fio (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Pelo próprio programa do Husky Blizzard, você pode criar macro para os botões, ou seja, ao apertar o botão escolhido, o mouse realiza uma sequência de ações. A última aba é a de iluminação, que permite escolher entre três efeitos diferentes, selecionar a cor RGB, brilho, velocidade do efeito, entre outras opções.

Customização do LED RGB via software
Customização do LED RGB via software (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Vale a pena comprar o Husky Blizzard?

Para quem busca um mouse gamer com bom custo-benefício e bem completo em relação às funções, o Husky Blizzard é sim uma opção a ser considerada. Custando pouco mais de R$ 200, ele traz tudo o que a categoria pede, é confortável e tem um bom desempenho. Como bônus, também possui iluminação RGB completamente configurável, assim você pode deixá-lo com a sua cara.

Considerando os concorrentes, o Husky Blizzard provavelmente será o mouse gamer sem fio mais barato que você encontrará na categoria, mas entrega mais recursos que um modelo de entrada convencional, por isso é uma recomendação excelente.

Prós

  • Tem LED RGB configurável
  • É confortável
  • Tem bom desempenho
  • Possui software para configuração
  • Bateria dura até 70 horas
  • Possui bolsa para transporte

Contras

  • Clique um pouco duro
  • Scroll parece ser lento
  • Começa a travar se ficar muito longe do dongle USB