Manual da Compra

Análise Macbook Pro 13: Vale a pena?

Os preços dos Macbooks Pro aqui no Brasil fazem com que eles não sejam tão populares quanto poderiam, principalmente comparando com o mercado internacional em que são bem aclamados. Os notebooks da Apple possuem boas fichas técnicas e recursos exclusivos que chamam a atenção de muitas pessoas, principalmente daqueles que estão formando um “ecossistema” da empresa, com celular, tablet, relógio e notebook.

O Manual da Compra vai avaliar o Macbook Pro 13, a versão que possui processador i5 de oitava geração. Esse notebook também possui tela de retina em HD, o recurso de touch bar, armazenamento em SSD e é super leve, podendo ser levado para o trabalho ou viagens facilmente.

Confira abaixo a ficha técnica do Macbook Pro 13

Apple Macbook Pro 13 (com i5 de oitava geração)
Tela 13,3 polegadas de retina com painel IPS, resolução Full HD e True Tone
Processador i5 Quad-core (8° geração) com até 3,9 GHz
Memória RAM 8 GB
Armazenamento interno 256 GB de SSD 
Placa de vídeo Integrada
Teclado Padrão Americano
Portas 1x DisplayPort, 2x Thunderbolt 3 (USB-C) e 1x combo (fone e microfone)
Conexões Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Bateria 58,2 Wh
Dimensões (LxPxA) 304 x 212 x 15mm
Peso 1,4 quilos
Sistema operacional iOS
Cores Prateado ou Cinza Especial

Design

Os anos passam e a Apple implementa novos processadores, mais tecnologia e outras funções, mas se tem uma parte que a empresa gosta e não mexe tanto é o design. O Macbook Pro continua tendo o mesmo design de seus antecessores, com construção feita de alumínio reciclável e sem nenhum detalhe, apenas com a clássica logo da maçã na sua tampa. Ele é vendido em duas cores: prateado ou cinza espacial.

Design do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

O propósito deste Macbook é ser compacto, leve e fácil de carregar para qualquer lugar, por isso ele pesa apenas 1,4 quilo, com 1,56 cm de espessura e apenas 30 cm de largura. As saídas de som ficam nas laterais superiores, logo ao lado do teclado, enquanto todas as portas e conexões ficam em sua lateral.

Entradas do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

Por falar em portas e conexões, ele possui entrada de vídeo DisplayPort, duas entradas Thunderbolt 3 (USB-C) e combo de fone e microfone. A pouca quantidade e variedade dessas conexões pode ser um problema para alguns usuários, que terão que investir em adaptadores e extensões USB dependendo da quantidade de dispositivos que queiram conectar. Entre as conexões sem fio, ele conta com Wi-Fi e bluetooth 5.0.

É válido ressaltar que você pode usar esse notebook com um monitor 6K ou 5K adicional, ou até dois monitores 4K, graças às conexões citadas acima. Essas conexões também dão a possibilidade de usá-lo com placa de vídeo externa. 

Tela

As telas da Apple sempre foram alvos de elogios e ano após ano a empresa melhora isso nos seus aparelhos. O Macbook Pro tem painel de retina com 13,3 polegadas, tecnologia IPS e resolução de 2560 x 1600, que nada mais é que um Full HD em taxa de proporção 16:10.

Além disso, ele conta com a tecnologia True Tone, que ajusta automaticamente o ponto de branco da tela à iluminação ambiente. Os aparelhos da Apple sempre foram recomendados para editores de vídeo e foto pelos seus softwares, mas aqui a tela também ajuda já oferece ampla fidelidade de cores, com perfil P3, que exibe ainda mais cores que o sRGB.

Tela do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

Teclado, touchpad, touch bar e som

O teclado deste notebook tem ótima ergonomia, com teclas macias e que possuem resposta rápida. O Magic Keyboard, como é chamado, voltou a usar a tecnologia “tesoura” em suas teclas, com deslocamento de apenas 1 mm, o que dá uma sensação tátil maior e é mais silencioso. Os modelos anteriores usavam o mecanismo “borboleta” e foram alvo de muitas reclamações, pois as teclas travavam constantemente quando eram pressionadas.

Teclado do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

Seu touchpad do Macbook Pro é bem grande e possui controles precisos, inclusive com sensores de pressão. Então dependendo do programa que estiver usando, você pode dar cliques mais fortes ou mais fracos que isso influenciará no resultado. Por exemplo, se você estiver usando algum software de desenho e apertar com mais força, o seu traço ficará mais forte. Esse touchpad também possui suporte a gestos Multi-touch.

Touchpad do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

Esse notebook possui dois alto-falantes com som estéreo e certificação Dolby Atmos, para um áudio ainda mais envolvente e com maior amplitude. Como eles ficam na parte superior, o retorno para o usuário é bom, pois não tem nada abafando o som, como acontece em alguns notebooks em que os alto-falantes ficam na parte inferior.

Esse notebook traz o touch bar, uma grande barra touch screen que fica acima do teclado e serve como atalho para vários programas. Você pode colocar botões que usa frequentemente para ter fácil acesso, ou usar a barra como linha do tempo na hora de editar um vídeo, por exemplo. Logo ao lado temos o Touch ID, que funciona como forma de autenticação rápida para fazer logins e compras.

Touch bar do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

Hardware e desempenho

Este modelo que está sendo analisado possui processador i5 de oitava geração, modelo quad-core com 1,4 GHz de clock base, mas que pode subir para até 3,9 GHz. Além disso, esse Macbook Pro também tem 8 Gb de memória RAM, mas se você comprar direto pelo site da Apple, pode escolher colocar um i7 e mais 8 GB de memória, claro que por um preço adicional.

Esse modelo do i5 tem desempenho excelente, mesmo com “apenas” 8 GB de memória RAM. O grande triunfo dos computadores da Apple é o IOS, seu sistema operacional. Como ele é feito sobre medida para os hardwares da empresa, a integração e performance que consegue é muito boa, mesmo tendo uma configuração que é mais fraca que os concorrentes do mesmo preço.

Hardware do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

O Macbook Pro consegue rodar programas pesados de edição de foto e vídeo, oferece uma ótima experiência de navegação comum e uso do sistema e pode até ser usado em alguns jogos mais leves, como o League of Legends, mesmo sem ter placa de vídeo dedicada.

Ele tem armazenamento em SSD de 256 GB, por isso o seu sistema flui muito bem e todas as ações que dependem de leitura e escrita são rápidas. No entanto, esse espaço pode ser pouco para algumas pessoas, então recomendamos o uso da nuvem como forma de armazenamento em massa, ou que você opte pela versão com 512 GB ou 1 TB. A Apple ressalta que ele pode ser configurado para até 4 TB.

Recursos adicionais

Esse Macbook possui o chip Apple T2 Security, que deixa todas as suas ações mais protegidas. Ele provê inicialização mais segura e armazenamento totalmente criptografado. Além disso, esse chip combina vários controladores dedicados, como é o caso do Controlador de Gestão do Sistema (SMC), o controlador de áudio e o controlador de SSD.

Se você tem outros dispositivos da Apple, pode ser aproveitar da fácil integração deles com este notebook. O aplicativo Sidecar, por exemplo, amplia a área de trabalho do notebook para o Ipad, assim você pode usar o tablet como segunda tela. Você também pode conectar o seu iphone no computador, assim pode receber as notificações lá, ou mesmo começar um texto no celular e terminar no notebook, e vice-versa.

Recursos adicionais do Macbook Pro 13
Foto: Divulgação/Apple)

Bateria

A sua bateria tem 58,2 Wh e, pelo próprio sistema proporcionar boa economia de energia, ele consegue entregar uma autonomia bem interessante em várias tarefas diferentes. Veja abaixo uma lista de testes que a Apple realizou com ele:

  • Até 10 horas de navegação em rede sem fio;
  • Até 10 horas de reprodução de vídeo no app Apple TV;
  • Até 30 dias em modo de espera.

Conclusão: Vale a pena comprar o Macbook Pro de 13 polegadas?

É sempre polêmico falar se algum notebook da Apple vale a pena ou não, pois seus preços são muito elevados e, com o mesmo valor, é possível comprar outros modelos do mercado com configurações que são mais potentes. Ele acaba sendo para um público um pouco mais específico, que não ligam de pagar mais por um hardware inferior, desde que tenham algumas vantagens exclusivas.

Se você quer ter um notebook da Apple seja por causa do ecossistema da empresa (integração com outros produtos), ou mesmo para usar alguns softwares exclusivos, o Macbook Pro 13 é uma ótima opção. Ele tem processador que, apesar de não ser o mais avançando, ainda é bem potente. Além disso, o seu tamanho o torna fácil de levar para o trabalho ou em viagens, então você sempre pode ter seu computador presente.