Manual da Compra

Análise Predator Helios 300 (PH315-52-7210): Vale a pena?

Está procurando por um notebook gamer de alto nível? O mercado está cheio de opções, mas a Acer chegou forte e lançou sua nova linha Predator. Hoje nós vamos analisar o modelo Predator Helios 300 (PH315-52-7210), que é a opção mais potente da posição, voltada para aqueles jogadores que buscam um aparelho de alto nível, com configurações que consigam um bom desempenho mesmo nos jogos mais pesados.

Esse notebook chega equipado com um processador i7 de nona geração, além de ter a placa de vídeo RTX 2060. Ele também se destaca por ter SSD instalado, contar com 16 GB de memória RAM e uma tela com taxa de atualização de 144 Hz, para aqueles jogadores mais hardcore terem ainda mais tempo de resposta.

Veja seguir a ficha técnica do Predator Helios 300 (PH315-52-7210).

Acer Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
Tela 15,6  polegadas com resolução Full HD e 124 Hz de taxa de atualização
Processador Intel i7-9750H (9° geração) com até 4,5 GHz
Memória RAM 16 GB
Armazenamento interno 256 GB de SSD + HD de 2 TB
Placa de vídeo Geforce RTX 2060 com 6 GB de memória
Teclado ABNT2
Portas 3x USB 3.1, 1x USB-C, 1x HDMI, 1x Mini DisplayPort, 1x RJ-45 e combo de áudio (Fone e microfone)
Conexões Wi-Fi dual band e Bluetooth 5.0
Bateria 59 Wh (4.100 mAh)
Dimensões (LxPxA) 361 x 229 x 25mm
Peso 2,4 quilos
Sistema operacional Windows 10
Cores Preto

Design

O nome “Predator” não é atoa, pois esse notebook é um verdadeiro predador, até em seu design. Ele possui um linhas agressivas, voltado para o público gamer que realmente quer algo que sai daquela estética mais “discreta” de outros modelos. Seu chassi é feito de metal, com pequenas linhas azuis passando por todo o seu corpo e marcando a sua tampa, cujo logo da linha fica bem no centro.

Design do Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
(Foto: Divulgação/Acer)

A mistura de preto com detalhes azuis também aparece internamente e contorna as bordas do touchpad. No seu teclado também vemos as teclas mais usadas pelos gamers (WASD e setas) contornadas de azul para ganharem destaque quando forem iluminadas. Se você conhece as linhas antigas do Predator Helios, é bem notório o bom trabalho que a Acer fez em reduzir as bordas da tela. 

Suas entradas de ar ficam na parte traseira e também possuem um visual bem bacana. Nas laterais do aparelho temos algumas saídas de ar e as conexões. Ele possui três entradas USB 3.1, uma USB-C, uma entrada de vídeo HDMI, uma Mini DisplayPort, uma entrada RJ-45 e um combo de áudio (Fone e microfone). Indo para as conexões sem fio temos Wi-Fi e Bluetooth 5.0.

Tela

Um notebook deste nível precisa impressionar em muitos aspectos, incluindo a tela. O Predator Helios 300 tem um painel com tecnologia IPs e 15,6 polegadas de tamanho, além da resolução Full HD. Pensando nos gamers, a empresa também colocou uma taxa de atualização de 144 Hz, que vai deixar a imagem mais “natural”, oferecer um tempo de resposta melhor para os jogadores e evitar problemas com serrilhados ou corte de imagens.

Tela do Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
(Foto: Divulgação/Acer)

Pelo painel ser IPS, o notebook tem imagens com cores vivas, bons contrastes e bons ângulos de visualização. Isso tudo também é favorecido pela resolução Full HD, então além de jogar com qualidade, você também vai poder assistir a séries e filmes em alta resolução.

Teclado, touchpad e som

Esse teclado possui retroiluminação e, para alegria dos gamers, os LEDs são RGB. São 4 zonas totalmente configuráveis via Predator Helios Sense, um aplicativo em que você pode selecionar as cores e modos de iluminação que deseja, configurar as principais teclas de jogo entre outros recursos. O teclado tem o numérico dedicado e é no padrão ABNT2. Além disso, ele conta com o atalho Turbo para ativar o overclock do notebook rapidamente.

Teclado do Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
(Foto: Youtuber/Infinity Labs)

O seu touchpad não possui nenhum diferencial, mas usuários que já compraram o aparelho elogiaram o recurso. Ele tem o clique por toque e mecânico, além de ter uma rápida resposta aos comandos. Você também pode usar os recursos de gestos do Windows 10, já que ele possui total compatibilidade.

Na parte de som ele possui dois alto-falantes com tecnologia Waves MaxxAudio e Waves NX, que dão ainda mais qualidade para o som estéreo, melhorando as frequências e evitando que sua música se distorça, mesmo em volumes mais altos. No entanto, a própria Acer destaca que a melhor experiência com essas tecnologias são com fones de ouvido.

Portas do Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
(Foto: Divulgação/Acer)

Hardware e desempenho

Chegamos na parte em que todos estavam esperando, por isso vamos começar pelo coração do computador, o processador. O Predator Helios 300 tem um modelo i7-9750H, que é um verdadeiro monstro em desempenho! Ele tem dez núcleos e um clock base de 2,6 GHz, mas pode alcançar até 4,5 GHz com a tecnologia turbo da empresa. Com ele você consegue rodar tranquilamente programas mais pesados como editores de fotos e vídeos, além de claro, os jogos do momento.

Hardware e desempenho do Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
(Foto: Divulgação/Acer)

Para que o notebook não trave ou sinta com aquelas “engasgadas” por falta de memória ao abrir vários programas, a empresa instalou uma memória RAM de 16 GB, essa que é de pente único. Essa quantidade é suficiente para uma boa experiência, mesmo com programas e jogos pesados, porém se você quiser mais, é possível fazer o upgrade para até 32 GB, já que ele conta com um slot livre.

O Predator Helios 300 usa um SSD com tecnologia NMVe de 256 Gb como armazenamento primário. Esses são até 3 vezes mais rápidos, por isso você terá a experiência de ver o seu Windows ligar em segundos, programas iniciarem em um piscar de olhos e telas de carregamento dos jogos também serem super rápidas.

No entanto, sabemos que essa quantidade não é suficiente para armazenamento em massa, principalmente para os gamers, por isso ele também possui um HD de 2 TB para que você possa guardar os seus arquivos pessoais.    

Desempenho em jogos

Um bom notebook gamer precisa ter uma placa de vídeo dedicada de qualidade, e mais uma vez o Predator Helios 300 não decepciona. Este modelo possui a RTX 2060, que conta com 6 GB de memória dedicada. Ela consegue rodar vários jogos da atualidade em uma boa qualidade e com a taxa de FPS acima de 60. Além disso, ela também vai ajudar o aparelho em programas que precisam de um pouco de processamento gráfico.  

Veja abaixo a taxa de FPS em alguns jogos testados neste notebook pela própria Acer.

  Apex A. C. Odyssey Fortnite GTA V FIFA 19
Médio 130 FPS 91 FPS 162 FPS 150 FPS 366 FPS
Alto 105 FPS 76 FPS 157 FPS 116 FPS 280 FPS
Ultra 104 FPS 49 FPS 118 FPS 64 FPS 270 FPS

O Predator Helios 300 é um notebook de alto nível e precisa estar pronto para os usuários mais hardcores, por isso tem um sistema de refrigeração aprimorado. Além das várias entradas e saídas de ar que citamos no tópico de design, ele possui as ventoinhas AeroBlade 3D. Elas possuem lâminas de metal bem finas, sendo desenhadas com uma aerodinâmica que aumenta o fluxo de ar interno, melhorando a dissipação de calor.

A forma como elas trabalham em cada situação, assim como várias outras configurações do notebook podem ser feitas no software Predator Helios Sense, que citamos ao falar das configurações do teclado. Ele é a central do notebook e controla tudo, além de fazer um monitoramento constante de vários parâmetros do aparelho, como a temperatura, velocidade das ventoinhas, clock e uso do processador entre outras coisas.

Programa do Predator Helios 300 (PH315-52-7210)
(Foto: Divulgação/Acer)

Bateria

Sua bateria é de 4 células com 59 Wh, ou se preferir, 3815 mAh de capacidade. Essa quantidade acaba sendo pouca, principalmente para um notebook gamer com uma placa de vídeo tão potente. Esses modelos tendem a gastar mais bateria mesmo em tarefas comuns, pois a placa está consumindo energia o tempo todo.

A fabricante promete até 8 horas de autonomia, mas, na prática, o tempo é menor mesmo em uso moderado. Se você optar por jogar com ele funcionando pela bateria, é provável que não consiga chegar nem à 2 horas de autonomia, além de ter o desempenho limitado, o que é normal de notebooks gamers.  

Conclusão: O Predator Helios 300 vale a pena? 

O Acer Predator Helios Helios 300 PH315-52-7210 foi feito para aqueles gamers que buscam alto desempenho em um notebook, e ele não decepciona. O conjunto de processador i7 de nona geração, 16 Gb de RAM e RTX 2060 fazem dele uma verdadeira máquina, tanto para rodar programas pesados quanto para os jogos da atualidade. Além disso, ele tem um visual muito bacana, teclado com LED RGB e uma tela de respeito, com 144 Hz de taxa de atualização. 

No entanto, tudo isso tem um preço e, como você deve imaginar, os notebooks gamers não são baratos. No momento da publicação desta matéria ele está custando a partir R$ 9.775, então se você quer um hardware tão potente, precisa estar disposto a pagar esse valor que é bem salgado. 

Predator Helios 300 (PH315-52-7210) Melhor Preço