Manual da Compra

Os 8 melhores aparelhos de Ar-Condicionado Split em 2020

Você conhece o modelo de Ar-condicionado Split? Ele é chamado assim pois possui duas unidades a serem instaladas. A primeira delas é a evaporadora, que é o que fica dentro da nossa casa e é responsável por liberar o ar. A segunda é a Condensadora, que é aquele motor gigante que é instalado do lado de fora da parede, sempre em locais abertos. 

O modelo split possui muitas variações, mas o que vamos indicar aqui hoje são as opções SPLIT HIGH WALL, popularmente conhecidas ares-condicionados de parede. Esses são os mais comuns, pois possuem um design bonito, tecnologia avançada e são posicionados no alto da parede, melhorando a distribuição de ar no ambiente. Parte do sucesso deste modelo também se dá pelo fato de que ele é muito eficiente em locais pequenos ou médios, que é a grande demanda hoje. 

Escolher um Ar-condicionado não é uma tarefa difícil, mas é preciso se atentar em alguns pontos. Confira algumas dicas:

BTUs:

A sigla BTU significa British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), diz respeito à quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água até chegar em 0,56 ºC. É utilizada a medida de 600 BTUs para cada metro quadrado em cômodos que recebem pouca luz solar durante o dia e 800 BTUs por metro quadrado para cômodos com muita da luz solar. A quantidade de aparelhos eletrônicos presentes no local, quantidade de lâmpadas, quantidade de janelas, cortinas e quantas pessoas estarão no ambiente também influencia no cálculo geral, mas você usar uma calculadora própria para isso para ter uma ideia aproximada de quantos BTUs são necessários no local desejado.  

Nível de ruídos:

Quanto menor o nível de ruído do aparelho, mais calmo será o ambiente que este está instalado. Esse nível é medido em decibéis, e valores até 50 db não causam efeitos negativos, ou seja, estão em um nível confortável. Entre 50 e 55 db, o corpo começa a receber impactos do ruído. De 55 a 65 db, já nos sentimos incomodados a ponto de não conseguirmos relaxar. 

Consumo de energia:

Ares-condicionados são o terror das contas de energia, mas com o avanço tecnológico muitas empresas concentram suas pesquisas em criar aparelhos mais econômicos. Na nossa lista estão os valores de consumo de cada modelo, e para você fazer a conta basta fazer a seguinte equação: (Média de horas do Ar ligado * Média de Dias) * Consumo kW/h * Tarifa de energia (Preço do kW em seu estado)

Veja algumas indicações de Ar-condicionado Split que preparamos para você: 

Continuar a Ler

1º - Ar Condicionado Split HW Comfee 9.000 BTUs Frio 42AFCD09F5

Ar Condicionado Split HW Comfee 9.000 BTUs Frio 42AFCD09F5

Um modelo bem baratinho com “apenas” 9000 BTUs é este da Confee. Indicado para cômodos pequenos, este aparelho possui um design bem simples, mas não foge muito da aparência da maioria dos Splits disponíveis no mercado. Ele possui um sistema de tripla filtragem, composto por um filtro tela, um fotocatalítico e outro de carvão ativado. Outra função interessante é a “Super”, que atinge a temperatura desejada de forma mais rápida. O timer também está presente aqui, além da função dormir (que controla a temperatura enquanto você está dormindo) e modo Oscilar, que muda o direcionamento da distribuição de ar no ambiente. Este modelo também possui uma variante com 12000 BTUs e não é bivolt. 

  • BTUs: 9000
  • Nível de ruídos: Não informado
  • Consumo de energia aproximado: 17,1 w/h
Melhor Preço

2º - Ar Condicionado Split Gree Eco Garden 12.000 Btu Frio - Evaporadora Gree Branco

Ar Condicionado Split Gree Eco Garden 12.000 Btu Frio - Evaporadora Gree Branco

O Split Gree Eco Garden possui um visual um pouco mais compacto, mas não deixa de ser “fashion”, como descrito pela própria marca. Ele possui 12000 BTUs, o que é um valor mediano, recomendado para cômodos não muito grandes. Seu selo Procel tipo A mostra que é bem econômico no quesito consumo de energia; para ser mais exato seu consumo é de 22,8 W/h. Entre suas funções destacamos o Timer, Auto Diagnóstico, sistema de Reinício automático, quatro velocidades de ventilação diferente e tudo isso é mostrado em um display, localizado no próprio ar. O controle remoto também possui um para facilitar na hora de configurar o aparelho. Ele conta com auto-limpeza, então mesmo após desligado, o aparelho continua soprando para secar dentro da unidade. Sua serpentina é de cobre, facilitando a troca de calor e sendo mais resistente. Você pode encontrar o mesmo modelo com valores diferentes de BTUs, mas fique atento, pois este aparelho não é bivolt. 

  • BTUs: 12000
  • Nível de ruídos: No máximo 30 db
  • Consumo de energia aproximado: 22,8 W/h
Melhor Preço

3º - Ar Condicionado Split Hw Digital Inverter Samsung 9000 Btus Quente/Frio - AR09MSSPBGMNAZ

Ar Condicionado Split Hw Digital Inverter Samsung 9000 Btus Quente/Frio - AR09MSSPBGMNAZ

Presente em vários segmentos, a Samsung também fabrica Ar Condicionado, e seus modelos são bem respeitados. No caso do deste aqui, a sul-coreana faz propaganda como um aparelho “com design diferenciado, que combina com todos os ambientes”. Não podemos negar a segunda parte, mas de design diferenciado ele não tem muita coisa. De qualquer forma é sim um aparelho bem eficiente. Ele possui o modo turbo, que alcança a temperatura desejada de forma mais rápida que o convencional. a tecnologia virus Doctor elimina até 99,9% dos vírus H1N1, tipo corona, reduz bactérias, ácaros, fungos nocivos entre outros. Tudo para oferecer um ar o mais limpo possível. Sua função GoodSleep regula a temperatura automaticamente durante sua noite de sono, tudo para proporcionar o melhor clima possível. Fique atento na hora de realizar a compra, pois ele não é bivolt.  

  • BTUs: 9000
  • Nível de ruídos: 24 até 48 db
  • Consumo de energia aproximado: 17,1 w/h
Melhor Preço

4º - Ar Condicionado Split HW Inverter Daikin Advance 12.000 BTUs Frio - STK12P5VL

Ar Condicionado Split HW Inverter Daikin Advance 12.000 BTUs Frio - STK12P5VL

Ideal para quem está buscando aparelhos com potência mediana, o Daikin Advance é uma ótima escolha. Ele possui um bom acabamento, é duradouro e possui boas avaliações de todos que compraram. A tecnologia inverter Daikin garante um consumo de energia menor que o tradicional. O modo chamado “conforto” muda a aleta, direcionando o fluxo de ar para diferentes lugares. Ela se move para cima durante a função de resfriamento e para baixo durante a operação de aquecimento. Seu nível de ruído não é alto, mas a empresa recomenda que caso o usuário queira diminuir ainda mais, basta abaixar a velocidade. A função de economizar de energia em modo Standby está presente para minimizar o consumo neste caso. Fique atento pois ele não é bivolt. Você pode achar esse mesmo modelo com outros valores de BTUs.

  • BTUs: 12000
  • Nível de ruídos: 19 db e 42 db
  • Consumo de energia aproximado: 21,5 W/h
Melhor Preço

5º - Ar Condicionado Split Inverter C/ Sensor 9000 Btus Frio Fujitsu - ASBG09JMCA

Ar Condicionado Split Inverter C/ Sensor 9000 Btus Frio Fujitsu - ASBG09JMCA

Com 9000 BTUs, esse ar da Fujitsu presa por uma boa construção e excelente durabilidade, além de claro oferecer o máximo de eficiência. Ele possui classificação A em consumo de energia, com gasto de 15,5 w/h. Se você possui problemas com ruídos, os presentes nesse modelo variam entre 21 e 43 db, o que é relativamente baixo. Aqui está presente a proteção Blue Fin, que é mais resistente ao ambiente como um todo e não deixa o aparelho enferrujar. Seu filtro elimina até 99% das impurezas do ar. Você pode controlar funções como o Timer, difusor de potência e até sensor de presença pelo seu controle remoto, que possui um pequeno display digital para facilitar o uso. É possível encontrá-lo em outras potências, mas fique atento, pois este aparelho não é bivolt. 

  • BTUs: 9000
  • Nível de ruídos:  21 e 43 db
  • Consumo de energia aproximado: 15,5 w/h
Melhor Preço

6º - Ar Condicionado Split HW Electrolux EcoTurbo 22.000 BTUs Frio VI22F/VE22F

Ar Condicionado Split HW Electrolux EcoTurbo 22.000 BTUs Frio VI22F/VE22F

Precisa de um ar condicionado para cômodos maiores, mas não tem um orçamento tão alto? Esse modelo da Electrolux consegue trabalhar bem em um espaço de pouco mais de 35m² e possui um preço bem “baixo” para o que oferece. Ele tem 22000 BTUs, mas pode ser achado em outras potências, de acordo com suas necessidades. O aparelho usa gás R410a, que não agride a camada de ozônio. Outro recurso interessante é sua auto-limpeza, para evitar a proliferação de odores e mofo. Outro recurso bem interessante é o “siga-me”, que faz com que o aparelho mantenha a temperatura localizada onde está o controle remoto. Ele também se adéqua a variação de temperatura enquanto você dorme, e assim vai mudando sozinho para proporcionar uma ótima noite de sono. O próprio aparelho possui um display para mostrar as informações de configurações do momento. Além de tudo isso, a função turbo também está presente aqui. Com ela o aparelho consegue chegar a temperatura desejada de forma mais rápida. Cuidado na hora de comprar, pois ele não é bivolt.  

  • BTUs: 22000
  • Nível de ruídos: Não informado
  • Consumo de energia aproximado: 41,8 w/h
Melhor Preço

7º - Ar Condicionado Split HW LG Dual Inverter 18.000 BTUs Quente/Frio

Ar Condicionado Split HW LG Dual Inverter 18.000 BTUs Quente/Frio

Um modelo com bom custo benefício para quem está procurando algo mais potente. O Dual Inverter da LG possui 18000 BTUs, valor suficiente para um espaço de até 30m². Com Rotor duplo, a marca garante até 70% de economia de energia, com uma refrigeração até 40% mais rápida. Seu nível de ruído também é bem baixo, principalmente considerando sua potência. Aqui encontramos algo entre 19 e 36 db. Seu design não é muito diferente de outros spliters, mas a empresa caprichou no acabamento, tudo feito com material de ótima qualidade para que a durabilidade seja um de seus pontos fortes. No próprio ar é possível ver um display de energia que mostra informações do aparelho no momento. Ele possui função “confort Sleep”, que assegura um bom clima no ambiente enquanto você dorme, com até quatro ajustes diferentes. Com a tecnologia “Jet Dry”, ele desumidifica áreas com altos níveis de umidade.  

  • BTUs: 18000
  • Nível de ruídos: 19 e 36 db
  • Consumo de energia aproximado: 34,2 w/h
Melhor Preço

8º - Ar-Condicionado Split Hw Springer Midea Inverter 24.000 Btus/h 220v Frio - 42MBCA24M5

Ar-Condicionado Split Hw Springer Midea Inverter 24.000 Btus/h 220v Frio - 42MBCA24M5

O posto de modelo mais potente da nossa lista ficará para este modelo da Midea. Ele possui 24000 BTUs e é indicado para ambientes maiores. A empresa promete uma economia de 60% de energia, que pode aumentar para 74% na função “Eco Noite”. O sistema de filtragem HD Ion elimina até 99,9% dos vírus e bactérias presentes no ar, incluindo H1N1. Um dos diferenciais desse modelo é que ele é compatível com o Kit Wi-Fi da própria empresa (que é vendido separadamente). Com esse kit você pode controlar seu aparelho via aplicativo de celular. São até quatro velocidades de ventilação diferentes, serpentina em cobre, função oscilar, siga-me, timer entre outros. Esse modelo não é bivolt. 

  • BTUs: 24000
  • Nível de ruídos: 38 a 54 db
  • Consumo de energia aproximado: 7,03 w/h
Melhor Preço

Conclusões

Existem vários modelos Split no mercado, e grande parte desses possuem variações de diferentes potências de BTUs, então basta medir bem o cômodo que o aparelho será instalado para comprar a opção ideal. 

Para quem não pode instalar esse tipo de Ar na residência (em muitos apartamentos, por exemplo, não é permitido furar a parede ou algo do tipo), temos uma lista especial para você! Nela recomendamos alguns modelos portáteis, que são pequenos, não necessitam de instalação com obra e são bem eficientes.