Manual da Compra

Análise: Acer Aspire 3 - A315-54-54B1

A Acer atualizou a linha Aspire 3 aqui no Brasil e lançou alguns modelos com processador intel de décima geração. Na prática, a mudança do processador é a mais relevante, além de detalhes no design que também foram alterados. Hoje vamos analisar o Acer Aspire 3 (A315-54-54B1), que é o modelo voltado para quem tem um uso mais leve.

Ele possui um processador i5 de décima geração, além de 8 GB de RAM. Seu conjunto é complementado por um HD de 1 TB, tela de 15,6 polegadas e uma bateria com autonomia de até 7 horas, de acordo com a própria Acer. Será que ele vale o investimento? É o que vamos conferir agora!

Veja a seguir uma análise completa Acer Aspire 3 - A315-54-54B1

Acer Aspire 3 (A315-54-54B1)
Tela 15,6 polegadas com resolução HD
Processador Intel i5 10210U (10° geração) com até 4,2 GHz
Memória RAM 8 GB
Armazenamento interno 1 TB de HD
Placa de vídeo Integrada
Teclado ABNT 2
Portas 1x USB 3.1, 2x USB 2.0, 1x HDMI, 1x RJ-45, 1x Combo (fone e microfone)
Conexões Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Bateria 37 Wh
Dimensões (LxPxA) 363 x 247 x 19 mm 
Peso 1,9 quilo
Sistema operacional Windows 10
Cores Cinza

Design

Essa versão do Aspire 3 chegou com poucas mudanças em sua aparência, mas segue a tendência de outras marcas de entregar notebook mais compactos, com um melhor aproveitamento, mesmo em suas linhas mais “básicas”. Seu acabamento continua sendo de plástico, mas agora com uma pintura mais “lisa” que os anteriores, ainda sem nenhum detalhe que chame a atenção.

Design do Acer Aspire 3 - A315-54-54B1
(Foto: Divulgação/Acer)

Na parte traseira temos a saída de ar e alto-falantes, que para a tristeza de muitos, continuam em um ângulo cujo som pode ser fácilmente abafado. Essa parte também não possui o acesso rápido a alguns componentes, que facilitava o upgrade, mas ainda é bem fácil de fazer isso tendo em vista que a diferença é que agora você precisa tirar um pouco mais de parafusos e remover a tampa por completo. 

Internamente ele segue a mesma tendência dos modelos anteriores, com um teclado bem “espaçoso” e touchpad comum e com a mesma cor da pintura. As bordas da tela ficaram levemente mais finas, mas não dá uma diferença tão grande assim. 

Uma notícia negativa é que ele continua sem o leitor de cartões, recurso que faz muita falta para muitas pessoas. Além desse, ele também possui uma porta USB 3.1, duas portas USB 2.0, uma entrada HDMI, conector RJ-45 e combo de áudio (fone e microfone). Nas conexões sem fio esse Aspire 3 possui Wi-Fi e bluetooth 4.2. 

Tela

Poucas novidades no design e menos ainda na tela, que continua sendo a mesma dos modelos passados que são de entrada/intermediários. A tela do Acer Aspire 3 (A315-54-54B1) tem 15,6 polegadas e resolução HD, o que é comum em notebooks mais básicos. A Acer ressalta o uso da tecnologia Acer CineCrystal para otimizar o conforto e qualidade da imagem, melhorando a curva de cor e contraste.

Tela do Acer Aspire 3 - A315-54-54B1
(Foto: Divulgação/Acer)

Essa tecnologia também é responsável por emitir menos raios azuis ao usuário, o que é excelente, pois reduz a fadiga ao ficar muitas horas usando o notebook. 

Teclado, touchpad e desempenho

Seu teclado também não possui nenhum diferencial perante outros modelos básicos, mas um ponto positivo é que as teclas não são “apertadas”, mesmo com a presença do teclado numérico dedicado. Isso dá um bom conforto na hora de digitar, então rapidinho você se acostuma com ele. No entanto, a Acer continua colocando o botão de ligar e desligar entre as teclas, o que muitos consumidores desprezam já que é muito mais fácil de ele ficar inutilizável por falhas no teclado.

Teclado do Acer Aspire 3 - A315-54-54B1
(Foto: Divulgação/Acer)

O touchpad também acaba sendo “mais do mesmo”. Ele tem o tamanho padrão, é inteiriço e tem suporte aos dois tipos de cliques: mecânico e por toque. A Acer não informa se ele oferece suporte a recursos de multi-gestos, mas por ser um lançamento de 2020,é provável que sim. 

Esse Aspire 3 tem dois alto-falantes, mas como eles ficam na parte inferior do aparelho, a experiência acaba não sendo legal. É muito fácil de você abafar o som que sai deles, principalmente se estiver com o notebook no colo ou na cama, por exemplo. A qualidade de áudio é “ok”, mas para uma melhor qualidade de som, recomendamos o uso de fones. 

Hardware e desempenho

O grande trunfo dos modelos Aspire 3 lançados em 2020 é chegar com processadores de última geração. Neste caso, temos um i5 10210U, modelo quad-core com frequência base de 1,6 GHz, mas que pode chegar até a 4,2 GHz com a tecnologia turbo da Intel. A empresa também faz o uso de um recurso que dobra o número de threads por núcleo, o que ajuda na hora dele entregar um bom desempenho.

Hardware do Acer Aspire 3 - A315-54-54B1

No entanto, mesmo com os 8 GB de memória RAM, esse notebook é voltado para aqueles que vão realizar tarefas simples, como uso de editores de texto, navegação na internet, assistir vídeos no Youtube ou mesmo estudar. Em aplicações mais pesadas ele deve apresentar alguns problemas de travamento, já que nem sequer possui uma placa de vídeo dedicada. 

Ele possui um armazenamento de 1 TB em formato de HD. O espaço é suficiente para grande parte dos usuários, mas esse tipo de disco acaba limitando o desempenho do notebook, por ter uma velocidade de transferência de dados baixa. Recomendamos que seja feito a instalação de um SSD, assim você verá o seu aparelho “voando” em performance.

Fazer o upgrade neste notebook é fácil, pois ele possui um slot dedicado para SSDs do tipo M.2 NVMe, os mais rápidos da geração, então você não precisa remover o HD para fazer a instalação. A memória também pode receber melhorias, pois ele suporta até 20 GB.

Bateria

A bateria dos modelos anteriores também foram mantidos nesse. De acordo com a Acer, ele pode entregar até 7 horas de autonomia em um uso moderado, que significa tarefas mais básicas e brilho controlado. É um tempo excelente para quem não quer ficar perto da tomada o dia todo. Ele possui três células de bateria, com 37Wh e carregador de 65W.

Conclusão: O Acer Aspire 3 (A315-54-54B1)vale a pena?

Não há dúvidas que o Acer Aspire 3 A315-54-54B1 é um bom notebook para quem procura um modelo um pouco mais básico. Ele tem processador de última geração, é compacto, conta com uma boa duração de bateria entre outros recursos que são bem úteis. Ele está custando em torno de R$ 3.324, que não é tão alto considerando que todos os aparelhos tiveram altas em seus preços, mas dependendo do seu uso, a própria marca possui outras opções.

Se você não faz questão de ter o processador de décima geração, pode estar dando uma olhada no Aspire 3 A315-42G-R6FZ, que custa apenas um pouco mais caro, mas tem uma placa de vídeo dedicada.