Manual da Compra

Review HyperX Cloud Revolver S: Vale a pena?

O HyperX Cloud Revolver S é um dos fones mais robustos já feitos pela HyperX, e mesmo após três anos do seu lançamento, continua no mercado e bate de frente com outros headsets recentes da concorrência.

Esse modelo se destaca pela excelente qualidade de construção e acabamento, o que o torna um fone resistente e confortável. O seu som também chama a atenção, sendo os efeitos de equalização e Surround 7.1 alguns dos diferenciais deste headset.

O Manual da Compra teve a oportunidade de testar o HyperX Cloud Revolver S e preparou um review completo para te mostrar todos os pontos positivos e negativos deste modelo. Será que ainda vale a pena investir uma boa grana no fone gamer da HyperX?

Ficha técnica do HyperX Cloud Revolver S:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 30 Ω
  • Resposta de frequência: 12 Hz a 28 KHz
  • Fio: 1 metro com plug 3,5 mm + 2,2 metros com placa de som e USB
  • Microfone: Maleável com sistema de mute
  • Construção: Haste de regulagem em metal e acabamento em plástico
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 360 gramas
  • Compatível com: PC, celulares e consoles

HyperX Cloud Revolver S: Design e acabamento

O HyperX Cloud Revolver S possui um design robusto
O HyperX Cloud Revolver S possui um design robusto. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HyperX Cloud Revolver S tem uma aparência robusta, que passa uma forte sensação de durabilidade. Ele não tem nenhum tipo de LED, mas nas laterais das conchas há alguns detalhes brancos que envolvem o logotipo da empresa. Ele é um headset grande e nada discreto, que chama a atenção por onde passa.

Não só o visual como a construção deste periférico também é robusta. Toda a sua estrutura é em alumínio, e o revestimento das partes externas das conchas mistura um plástico rígido com acabamento emborrachado. O Cloud Revolver S aparenta ser bem resistente, daquele tipo de headset que só vai estragar por motivos elétricos, e não por desgaste. No entanto, esse acabamento emborrachado arranha muito fácil, então mesmo a pessoa mais cuidadosa irá sofrer vendo alguns riscos após semanas de uso.

O acabamento emborrachado risca fácil no HyperX Cloud Revolver S
O acabamento emborrachado risca fácil no HyperX Cloud Revolver S. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Como já citamos, a estrutura do Cloud Revolver S é feita de metal, mas ele tem uma headband de ajuste automático à cabeça, que é super macia e confortável. As conchas são feitas de espuma memory foam e revestimento em couro sintético, combinação que mescla durabilidade e conforto.

A headband do HyperX Cloud Revolver S é de ajuste automático e muito confortável
A headband do HyperX Cloud Revolver S é de ajuste automático e muito confortável. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Essa espuma memory foam é uma assinatura da HyperX e se adapta muito bem à orelha, por isso o HyperX Cloud Revolver S oferece conforto de sobra. Como as conchas são absurdamente grandes, elas cobrem a orelha tranquilamente, e no meu caso a minha orelha nem sequer teve contato com as bordas da concha.

O fone da HyperX tem conchas com espuma memory foam
O fone da HyperX tem conchas com espuma memory foam. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HyperX Cloud Revolver S pesa em torno de 360 gramas, e apesar de ser mais pesado que vários headsets, o peso é bem distribuído. Todos os botões de atalho ficam na placa de som (localizada no fio), e o lado negativo disso é que se você optar por usar o fone no celular, por exemplo, não terá nenhum desses botões disponíveis.

HyperX Cloud Revolver S: Som

O HyperX Cloud Revolver S tem Surround 7.1 e equalizações pré-definidas
O HyperX Cloud Revolver S tem Surround 7.1 e equalizações pré-definidas. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O grande diferencial do HyperX Cloud Revolver S é a sua excelente qualidade e fidelidade de som, além do Surround 7.1 que faz um belíssimo trabalho. Com o recurso ativado notei um pequeno aumento de volume e mais reverb (eco) no som, mas nada exagerado como em outros modelos que já tive a oportunidade de testar. O efeito evidencia detalhes do áudio e deixa a experiência mais imersiva graças aos múltiplos canais.

No entanto, na hora de jogar nem sempre o Surround 7.1 será a melhor escolha. Testei-o no CS:GO e gostei mais com o recurso desligado, pois dá para ter uma noção maior de onde o som está vindo, o que é muito importante em jogos FPS online. Já no LoL, por exemplo, o recurso foi mais útil e deixou a experiência ainda melhor, pois o senso de direção do áudio não é importante.

Claro, isso não significa que em qualquer FPS o Surround não será uma boa escolha, estou apenas dizendo que o ideal é você testar o jogo com o recurso ligado e desligado, e caso seja melhor com ele desligado, não será nenhuma surpresa.

Na hora de escutar música e assistir a filmes, o HyperX Cloud Revolver S faz um ótimo trabalho. Os drivers de 50 mm entregam um som potente e bem definido, aliado ao próprio Surround 7.1. Um recurso interessante desse headset são as suas equalizações, então apertando o botão na parte lateral você pode escolher entre realçar os vocais, deixar “flat” ou realçar os graves.

Particularmente gostei muito da equalização dos graves, que deixa o som mais encorpado sem distorcer as outras frequências. As equalizações de flat e vocal não são ruins, mas em todos os testes realizados preferi o áudio sem elas, apenas uma escolha pessoal mesmo.

HyperX Cloud Revolver S: Fio, conectividade e placa de som

Cabo é o que não falta no HyperX Cloud Revolver S
Cabo é o que não falta no HyperX Cloud Revolver S. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HyperX tem o fio principal com 1 metro de largura, esse que tem o plugue P22 3,5 mm com 4 pólos, que unifica o fone e microfone. Graças a ele o Cloud Revolver S pode ser ligado a celulares, notebooks, consoles ou qualquer outro dispositivo que tenha a entrada P2.

O fone ainda conta com uma placa de som cujo cabo tem 2,2 metros e usa conexão USB, que inclusive também funciona em consoles como o Playstation 4. É válido lembrar que o efeito de Surround 7.1 funciona apenas com o fone conectado a essa placa de som, então ao usar o Cloud Revolver S em um celular, por exemplo, você não poderá ativá-lo. O lado positivo é que o efeito não depende de software para funcionar, então você pode ter um som 3D usando o fone no videogame, por exemplo, desde que conecte pelo USB.

A placa tem três botões e duas “rodinhas” de controle. O botão principal liga e desliga o Surround; o secundário silencia o microfone; o terceiro, na lateral, ativa perfis de equalização pré-definidos: EQ vocal, EQ Flat e EQ Bass Boot, na sequencia de cima para baixo. As rodinhas laterais controlam o volume do fone de ouvido e microfone do HyperX Cloud Revolver S.

Placa de som do HyperX Cloud Revolver S
Placa de som do HyperX Cloud Revolver S. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

HyperX Cloud Revolver S: Microfone

O HyperX Cloud Revolver S tem um microfone de boa qualidade para jogos
O HyperX Cloud Revolver S tem um microfone de boa qualidade para jogos. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HyperX Cloud Revolver S possui um microfone unidirecional, que é destacável e tem uma estrutura flexível, por isso pode ser ajustado em relação à boca. A fabricante também ressalta que ele possui cancelamento de ruídos (quando o fone é usado com a placa), mas também é possível usá-lo sem a placa. Neste caso você ficará sem o botão de volume do microfone e também o de silenciá-lo.

O fone da HyperX oferece uma boa qualidade de áudio em seu microfone, com um som limpo graças ao cancelamento ativo de ruídos, em troca de deixar a voz um pouco abafada e com perda de tonalidade. Ao usá-lo conectado na placa de som perde-se o cancelamento e é possível notar o chiado, mas em compensação a voz fica um pouco mais natural.

Na hora de jogar ou mesmo para participar de uma reunião, vale a pena usá-lo com a placa USB para ter o cancelamento de ruídos, já que a alteração de voz não será um problema neste caso. Se você for gravar algo e tiver uma boa placa de áudio no PC, talvez seja interessante usá-lo no modo analógico e fazer um pequeno tratamento de ruídos em softwares de edição de áudio.

Vale a pena investir no HyperX Cloud Revolver S?

Como dissemos no começo deste review, já faz mais de três anos que o Cloud Revolver S foi lançado e mesmo assim ele ainda é um forte concorrente para vários modelos lançados atualmente. O fone da HyperX tem uma excelente construção, é confortável e oferece um áudio de qualidade com recursos adicionais, tudo o que um gamer procura.

Para não falar que ele é o fone perfeito, podemos destacar algumas coisas que não agradaram. O acabamento emborrachado não é muito bacana, pois arranha fácil e dá a sensação que com o passar dos meses ficará desgastado e feio. O fato de o Revolver S não ter botões de atalho no fone também é um problema, pois ao usá-lo com o celular eu não tenho nem como mudar o volume direto pelo fone.

No geral o HyperX Cloud Revolver S tem mais (muito mais) pontos positivos do que negativos, então é uma excelente opção de headset gamer para aqueles que buscam um periférico de qualidade.

Pontos positivos

  • Tem uma excelente estrutura
  • É muito confortável
  • Som ótimo para jogos e músicas
  • Placa de som não depende de software para ativar recursos
  • Se conecta a vários dispositivos diferentes
  • Microfone de boa qualidade

Pontos negativos

  • Acabamento emborrachado risca fácil
  • Botões de atalho apenas na placa USB