Manual da Compra

Review HP H500: vale a pena o headset gamer da HP?

A HP já é uma marca referência no mundo da informática, mas também vem tentando ganhar o seu espaço no nicho gamer. No segmento de headsets a fabricante possui o HP H500, o seu modelo de entrada para os jogadores. Ele traz microfone destacável, luz RGB, um som de boa qualidade e é confortável para usar por muitas horas seguidas.

O mercado de headsets está cada vez mais concorrido e os consumidores possuem diversas opções disponíveis, mesmo entre os baratinhos. Será que o HP H500 consegue se sobressair perante concorrentes de peso? Confira o nosso review do headset e veja suas principais características.

Ficha técnica do HP H500

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 16 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Cabo:  USB (para RGB) e P3 (som e microfone)
  • Microfone: Destacável
  • Construção: Estrutura de metal, peças de plástico e almofadas com revestimento de couro sintético
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 380 gramas
  • Compatível com dispositivos com entrada P3

Não confunda o HP H500 com o H500GS!

Antes de começarmos o review, é bom avisar que existe o HP H500 e o HP H500GS. Os dois fones são iguais visualmente, mas o modelo GS traz som Surround 7.1, por isso tem plug apenas USB. Já o H500, que será abordado aqui hoje, tem plug P3 e USB, mas não conta com o 7.1.

Design com RGB e conforto marcam o HP H500

Design do HP H500 com LEDs RGB
Design do HP H500 com LEDs RGB (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HP H500 tem um acabamento que chama atenção, principalmente para quem gosta de headsets com o “verdadeiro” visual gamer. As conchas são grandes e cobrem toda a orelha, com detalhes em LED RGB (não configurável) nas laterais que dão um toque a mais no visual. É válido destacar que elas giram em 360°, facilitando na hora de deixar o fone no pescoço.

Todo o acabamento do headset é feito em peças de plástico, enquanto a estrutura é de metal. O plástico não passa muita confiança, mas a estrutura parece ser bem duradoura.

Acabamento em plástico dos auriculares
Acabamento em plástico dos auriculares (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A haste tem regulagens de altura, assim você pode ajustá-la independente do tamanho da sua cabeça.

Estrutura em metal com regulagens de altura
Estrutura em metal com regulagens de altura (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HP H500 não aperta demais a cabeça, mas também não chega a passar uma sensação de que está “solto” (se bem-regulado). Os auriculares são muito macios e revestidos de uma espécie de couro falso, proporcionando conforto para várias horas de uso, sem problemas de esquentar a orelha.

Os auriculares são macios e não esquentam
Os auriculares são macios e não esquentam (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A haste também tem uma espuma e acabamento em couro sintético na parte que entra em contato com a cabeça, então mesmo usando por muito tempo, não tive nenhum tipo de incômodo. O microfone do H500 é removível e todos os controles do fone ficam em uma caixa localizada no fio.

O HP H500 tem uma boa qualidade de som

O HP H500 tem um som de boa qualidade para jogos
O HP H500 tem um som de boa qualidade para jogos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HP H500 tem um som bom para uso no dia a dia. Ele possui drivers de 50 mm e a fabricante destaca o som estéreo, que de fato funciona muito bem. Os graves são encorpados, mas não chegam a atrapalhar outras frequências. O nível de detalhes reproduzido é bom e você consegue ter uma noção de localização do som. O fato de o fone cobrir toda a orelha também ajuda neste aspecto e deixa tudo mais imersivo.

O headset da HP também pode ser usado para escutar música, assistir filmes, entre outros tipos de mídia, mas se você for muito crítico em relação à qualidade de áudio, poderá não ficar satisfeito. No entanto, devemos lembrar que headsets gamers não são tão bons para esse tipo de uso, aliado ao fato de esse ser um modelo um pouco mais de entrada, e não um fone premium. Para o que ele se propõe (jogos), se sai muito bem!

O HP H500 tem cabo P3 e USB

Plugs USB e P3 banhados a ouro do H500
Plugs USB e P3 banhados a ouro do H500 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O HP H500 possui um cabo grande, com mais de 2 metros de comprimento.

É um cabo grosso com revestimento emborrachado, que aparenta ser resistente no uso do dia a dia. São duas pontas, uma USB e outra com P3 unificado (áudio e microfone).

O plug USB serve para alimentar o RGB do fone, mas você consegue usá-lo se plugar o USB, o que deixará as luzes desligadas. Infelizmente a HP não envia um adaptador de P3 para 2 plugs P2, então se você for usá-lo no computador, provavelmente precisará comprar esse adaptador à parte.

Neste caso o controlador, com botão para silenciar o microfone, rodinha de volume e também um botão para ligar ou desligar o RGB.

Controladora de volume, microfone e iluminação do headset gamer
Controladora de volume, microfone e iluminação do headset gamer (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O headset pode ser usado em celulares, notebooks e quaisquer outros dispositivos com entrada P3. A decisão de adotar um P3 e USB é algo que não me agrada, acho um pouco incômodo ter que ligar dois cabos, ainda mais considerando que a iluminação nem é controlável, talvez fosse melhor nem ter o RGB e deixar o headset ainda mais barato, ou investir em outro recurso.

Microfone do HP H500 é bom para uso em jogos

O microfone do H500 possui LED embutido
O microfone do H500 possui LED embutido (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O microfone do HP H500 tem uma boa qualidade, o suficiente para você jogar com amigos ou mesmo participar de reuniões, se precisar. Ele não tem ruídos ou distorções, mas muda um pouco o tom da voz, algo comum e que não chega a atrapalhar o uso.

É válido lembrar que o microfone é removível, e você pode fazer um pouco de força, pois ele fica bem-preso ao headset. Em momentos que você não for usá-lo, basta tirar a peça e usar o H500 como um headphone. Há um LED na ponta do microfone, mas esse é só de enfeite mesmo e pode ser desligado pelo botão geral na controladora.

Vale a pena comprar o HP H500?

De modo geral, o HP H500 é um headset gamer com boa qualidade para um modelo de entrada. Ele tem uma construção leal, é confortável e agrada com o seu som na hora de jogar. Não há o que reclamar do microfone também, outro ponto positivo para o fone.

No entanto, a fabricante poderia não ter implementado o USB para não precisar de um plug USB de alimentação de energia, e faltou um adaptador P3>P2. Esses pontos negativos não tornam o fone ruim, mas abrem espaço para que vários outros concorrentes sejam opções melhores, a depender do preço final.

Se você encontrar o HP H500 por menos de R$ 150, talvez ele seja sim uma opção viável de headset gamer, mas acima disso existem opções melhores no mercado, como o Logitech G332, Havit H2002D e até mesmo o SuperFrame Velka (com RGB). Todos esses modelos já foram testados aqui no Manual da Compra e são ótimas opções no mercado.

Pontos positivos:

  • Estrutura aparenta ser resistente, mesmo com peças de plástico
  • É confortável para usar por horas
  • Tem RGB
  • Possui microfone removível
  • Som é bom para jogos
  • É possível desligar o RGB

Pontos negativos:

  • Sem adaptador de P3 para P2
  • Ter um cabo P3 e um USB é uma escolha questionável
  • Não tem software para controlar o RGB