Manual da Compra

Os 12 melhores celulares para comprar em 2022

O mercado de smartphones está se atualizando com frequência, por isso é difícil acompanhar os vários modelos que são lançados a cada mês. Marcas como a Apple, Samsung, Motorola e Xiaomi possuem alguns dos melhores celulares do mundo, por isso o Manual da Compra preparou uma lista com os modelos mais potentes disponíveis aqui no Brasil.

É válido deixar claro que nenhum deles é barato, pois são aparelhos que trazem o que há de mais moderno no mundo dos smartphones, seja em processador, tela, bateria, conjunto de câmeras, entre outros pontos importantes em um celular. Se você busca modelos mais acessíveis, dê uma olhada na nossa lista de celulares intermediários s smartphones custo-benefício, pois nelas você encontrará bons aparelhos que não custam “um rim”.

Como escolhemos os melhores celulares de 2022?

O primeiro critério para escolher os melhores celulares de 2022 para essa lista, foi pegar modelos vendidos no Brasil. Sabemos que várias marcas chinesas estão com aparelhos incríveis, mas fazer a importação de aparelhos tão caros não é tão fácil, principalmente com o dólar tão caro.

Além disso, como dissemos na introdução, aqui nós buscamos os aparelhos com as melhores especificações, por isso todos os modelos da lista possuem um valor muito acima da média do mercado de smartphones. Buscamos montar uma lista variada, com opções das principais marcas do mercado, como é o caso da Samsung, Xiaomi, Apple, Motorola e Asus.

Poder de processamento, câmera, qualidade da tela, qualidade do acabamento, recursos extras e até funções inovadoras foram alguns dos critérios usados para selecionar os modelos desta lista. Claro, você com certeza vai encontrar algum celular excelente que ficou de fora, mas se fossemos colocar todos os celulares top de linha que são bons, a lista ficaria gigante!

Qual o melhor celular top de linha de 2022?

Essa é uma pergunta um tanto polêmica em um mercado tão disputado, mas dois celulares se destacam atualmente. Se você é fã da Apple e do iOS, o melhor celular da fabricante é o iPhone 13 Pro Max. Ele é grande, tem uma ótima bateria e traz um conjunto de câmeras excelentes, tanto para fotos quanto para vídeos. Além disso, ele conta com um dos processadores mais rápidos do momento, tela de ótima qualidade e outros recursos que o colocam no topo do mercado.

Agora, se você é fã dos Androids, não tem como não citar o Galaxy S22 Ultra como o melhor celular de 2022. O aparelho da Samsung continua impressionando com suas câmeras e sempre deixa os usuários surpresos com o zoom de 100 vezes e filmagens em 8K. Além disso, ele chega com a S Pen embutida, substituindo a linha Note da fabricante. Entre as outras características, destacamos o processador potente, proteção contra água, 5G e outras funções dignas de um top de linha.

Veja abaixo mais detalhes sobre os aparelhos citados acima e outras opções dos melhores celulares para comprar em 2022.

Continuar a Ler
12º - Xiaomi 12 Tela de ótima qualidade
11º - Motorola Edge 30 Pro O melhor da Motorola Melhor Preço
10º - Samsung Galaxy S20 FE Ótimo custo-benefício Melhor Preço
9º - Samsung Galaxy S21 FE Modelo “acessível” S21 Melhor Preço
8º - Samsung Galaxy S21 Ultra O mais buscado atualmente Melhor Preço
7º - Samsung Galaxy S22 Opção da nova geração Melhor Preço
6º - Galaxy S22 Ultra Melhor celular da Samsung Melhor Preço
5º - Asus Zenfone 8 Flip O melhor para selfies Melhor Preço
4º - iPhone 12 iPhone “custo-benefício” Melhor Preço
3º - Apple iPhone 12 Pro Melhor da geração 12
2º - iPhone 13 Modelo convencional da nova geração Melhor Preço
1º - iPhone 13 Pro Max O melhor iPhone do momento Melhor Preço

12º - Xiaomi 12

Xiaomi 12

Não esquecemos de vocês, Xiaomilovers. Um dos melhores celulares que a Xiaomi tem para 2022 é o Xiaomi 12, que busca ser uma opção mais acessível no mercado top de linha. Mas não se engane, o aparelho traz especificações excelentes! Vamos começar pela tela, que aqui é um pouco menor (6,2 polegadas), mas tem painel AMOLED, cobre 68 bilhões de cores, tem Dolby Vision, HDR10 + e 120 Hz de taxa de atualização.

Todas essas especificações resultam em uma imagem de alta definição, com cores excelentes e fiéis, brilho super alto e fluidez, é uma tela para ninguém botar defeito. O Xiaomi 12 usa o processador Snapdragon 8 Gen 1, um dos modelos mais potentes da atualidade e que promete alto desempenho em qualquer app ou jogo. Ele foi lançado em versões com 8 GB e 12 GB de RAM, cujo armazenamento interno varia entre 128 GB e 256 GB, mas também sem cartão de memória.

Considerado um dos melhores celulares do mundo, o Xiaomi 12 também capricha em outros pontos essenciais, como o acabamento com peças de vidro, suporte às redes 5G, bateria com boa duração e carregamento super rápido (carrega totalmente em 39 minutos), carregamento sem fio, NFC e outros recursos topo de linha. Infelizmente, ficou faltando a proteção contra água, recurso que a Xiaomi não coloca em seus aparelhos.

Para completar, o Xiaomi 12 tem um excelente conjunto de câmeras. O sensor principal tem 50 MP e estabilização óptica, para fotos e vídeos sem tremidos. Além dele, o celular também traz um sensor de 13 MP ultra-wide e outro de 5 MP que pode ser usado para fotos macro. A gravação de vídeos é em 8K, igual a outros modelos top de linha, mas a câmera frontal, de 32 MP, filma apenas em Full HD.

Ficha técnica do Xiaomi 12

  • Tela: 6,2 polegadas, AMOLED, resolução Full HD, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB
  • Câmeras traseiras: 50 MP com estabilização óptica + 13 MP ultra-wide + 5 MP macro
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 32 MP com HDR automático
  • Bateria: 4.500 mAh com suporte a carregadores turbo de 67W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G

Pontos positivos do Xiaomi 12

  • Tem uma tela de ótima qualidade com mais de 68 bilhões de cores
  • Processador Snapdragon 8 Gen 1 é um dos mais rápidos do momento
  • Tem modelos com 8 GB e 12 GB de RAM
  • Bateria tem carregamento em apenas 39 minutos
  • Tem carregamento sem fio
  • Possui redes 5G
  • Câmeras excelentes que filmam em 8K

Pontos negativos do Xiaomi 12

  • Sem proteção contra água
  • Sem slot para cartão de memória
  • Câmera frontal filma apenas em Full HD

11º - Motorola Edge 30 Pro

Motorola Edge 30 Pro

Também é justo ter um representante da Motorola na nossa lista dos melhores celulares de 2022. O Motorola Edge 30 Pro é o mais avançado aparelho da fabricante até então, por isso traz tudo o que há de melhor em sua ficha técnica. A tela, de 6,7 polegadas, possui tecnologia OLED e cobre mais de 1 bilhão de cores, o que mostra uma excelente fidelidade de cores. Além disso, os 120 Hz deixam a imagem mais fluida e natural para a navegação e jogos.

Por falar em jogos, desempenho aqui não falta, já que o celular usa o processador Snapdragon 8 Gen 1, um dos mais potentes do momento. A versão do Edge 30 Pro vendida no Brasil tem 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, mas assim como boa parte dos celulares top de linha atualmente, não há espaço para o cartão de memória. É válido destacar que o celular chega com Android 12 já de fábrica e tem suporte ao 5G.

O conjunto de câmeras do Motorola também impressiona. O sensor principal tem 50 MP e estabilização óptica, enquanto o secundário também tem 50 MP e lente ultra-wide, o que é incomum na indústria e gera fotos com enquadramento maior e uma qualidade melhor do que estamos acostumados a ver. A câmera frontal também impressiona, já que tem incríveis 60 MP e vai agradar aqueles que adoram tirar uma selfie ou fazer blogs, já que a gravação de vídeos dela é 4K!

Ficha técnica do Motorola Edge 30 Pro

  • Tela: 6,7 polegadas, OLED, resolução Full HD, HDR10, 1144 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass 3
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmeras traseiras: 50 MP com estabilização óptica + 50 MP ultra-wide + 2 MP sensor de profundidade
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 60 MP com HDR automático
  • Bateria: 4.800 mAh com suporte a carregadores turbo de 68W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G

Pontos positivos do Motorola Edge 30 Pro

  • Tem uma tela de ótima qualidade e com 144 Hz de taxa de atualização
  • Usa o Snapdragon 8 Gen 1, um dos processadores mais rápidos do mundo
  • Tem 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno
  • Câmera ultra-wide também tem 50 MP
  • Câmera frontal tem 60 MP e filma em 4K
  • Bateria duradoura e carregamento super rápido
  • Possui redes 5G

Pontos negativos do Motorola Edge 30 Pro

  • Sem proteção contra água
  • Sem slot para cartão de memória
Melhor Preço

10º - Samsung Galaxy S20 FE

Samsung Galaxy S20 FE

O Galaxy S20 FE é provavelmente o melhor celular custo-benefício que temos no mercado, e mesmo com o lançamento do seu sucessor, ele continuará sendo uma excelente opção de compra em 2022. Esse celular Samsung ainda é um modelo topo de linha, mas tem um preço mais acessível quando comparado aos outros da linha S20. Seu processador, o Snapdragon 855, ainda é um dos mais potentes do mercado e roda qualquer jogo com tranquilidade, sem travamentos.

O Galaxy S20 FE é vendido em duas versões, uma com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, e outra com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, ambas com espaço para cartão de memória. O aparelho tem uma boa pegada e tela relativamente grande, com tecnologia Super AMOLED e 120 Hz de taxa de atualização. A bateria não tem a maior das capacidades (4.500 mAh), mas oferece boa autonomia, tem suporte ao carregamento rápido e carregamento sem fio.

Obviamente o celular custo-benefício da Samsung dá um show em câmeras! A principal tem 12 MP e estabilização óptica; a secundária tem 8 MP, lente teleobjetiva e zoom óptico de três vezes; a terceira tem 12 MP e lente ultra-wide. Além de fotos excelentes, o Galaxy S20 FE faz filmagens em 4K com a câmera traseira e frontal, de 32 MP. A qualidade de fotos e filmagem é bem semelhante à dos aparelhos da linha S20.

Ficha técnica do Galaxy S20 FE

  • Tela: 6,5 polegadas, AMOLED, 120 Hz de taxa de atualização, HDR10+ e resolução Full HD+
  • Processador: Snapdragon 855 octa-core
  • Memória RAM: 6 GB e 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB e 256 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 8 MP (teleobjetiva) + 12 MP (ultrawide)
  • Filma em: 4K
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento turbo e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 3G e 4G
  • Sistema Operacional: Android 10
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do Galaxy S20 FE

  • É um ótimo custo-benefício entre os top de linha
  • Processador Snapdragon 855 roda qualquer jogo ou app atualmente
  • Pode ser encontrado em diferentes versões de RAM e armazenamento
  • Bateria oferece boa autonomia
  • Tela Full HD com 120 Hz é ótima para jogar
  • Tem proteção contra água
  • Câmeras excelentes e com resultados próximos a outros modelos S20

Pontos negativos do Galaxy S20 FE

  • Carregamento lento
  • Acabamento em plástico
  • Sem entrada para fone de ouvido
Melhor Preço

9º - Samsung Galaxy S21 FE

Samsung Galaxy S21 FE

Se você curtiu o modelo anterior, mas deseja uma opção mais atualizada, opte pelo Galaxy S21 FE. Mas aqui fica a nossa dica, só vale a pena investir neste modelo se ele for consideravelmente mais barato que o S21 e pouca coisa mais caro que o Galaxy S20 FE. Essa versão usa o processador Exynos 2100, um chip top de linha feito para rodar os apps e jogos mais pesados do mercado.

A ideia é que o Galaxy S21 FE seja o melhor celular custo-benefício da linha S21, por isso ressaltamos a questão da diferença de preço para outros modelos da marca, pois não faz sentido ele ter um preço muito acima do S20 FE, ou bem próximo do S21 convencional.

O celular Samsung dá um show nas câmeras, trazendo um conjunto triplo para mais versatilidade. A principal tem 12 MP, estabilização óptica e foco dual-pixel. A secundária tem 8 MP e zoom óptico de 3 vezes, enquanto a terceira tem 12 MP e lente ultra-wide. As fotos tiradas com o S21 FE são excelentes e cheias de detalhes, e os vídeos também dão show com gravação em 4K até mesmo com a câmera frontal, de 32 MP.

Com um desempenho de celular topo de linha e câmeras excelentes, é claro que a Samsung não iria esquecer de uma tela de ótima qualidade. A do S21 FE possui 6,4 polegadas, resolução Full HD, tecnologia Dynamic AMOLED 2X e 120 Hz de taxa de atualização, então aqui o usuário terá uma qualidade de imagem mais do que excelente. Para completar, o aparelho traz proteção contra água, suporte às redes 5G e carregamento sem fio!

Ficha técnica do Galaxy S21 FE

  • Tela: 6,4 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização + 8 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Filma em: 4K
  • Câmera frontal: 32 MP com HDR automático
  • Bateria: 4.500 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do Galaxy S21 FE

  • Processador potente que roda qualquer app do momento
  • Conjunto versátil de câmeras e filma em 4K
  • Tela com 120 Hz adaptável entrega ótima qualidade de imagem
  • Tem proteção contra água
  • Bateria com carregamento sem fio e carregamento reverso
  • Tem 5G

Pontos negativos do Galaxy S21 FE

  • Construção em plástico
  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
Melhor Preço

8º - Samsung Galaxy S21 Ultra

Samsung Galaxy S21 Ultra

Mesmo com o lançamento da linha S22, o Galaxy S21 Ultra ainda é o melhor celular Android de 2022 para quem busca topo de linha. Ele é melhor que o S22 Ultra? Não, mas o seu preço chega a ser R$ 3 mil mais barato em alguns casos, e os upgrades do modelo S22 não passam nem perto de valer uma diferença tão grande.

O Galaxy S21 Ultra tem a maior tela entre os modelos S21 (6,8 polegadas) e é o único a ter resolução 2K. Os 120 Hz de taxa de atualização foram mantidos, bem como a tecnologia Dynamic AMOLED 2X e HDR10+. A novidade é o suporte a S Pen, caneta inteligente da Samsung que até então era exclusividade da linha Note.

O conjunto quádruplo de câmeras é um dos motivos que o colocam como um dos melhores celulares para 2022, se não o melhor. São 108 MP com estabilização óptica e foco a laser, além de tecnologia que transforma 9 pixels em 1. Ele também possui dois sensores de 10 MP com lente teleobjetiva e zoom óptico de 3 vezes e 10 vezes, respectivamente. O quarto sensor tem 12 MP e lente ultra-wide. Na parte frontal a câmera é de 40 MP e faz vídeos em 4K, enquanto as da traseira filma em 8K.

O processador é o mesmo dos outros modelos S21, o Exynos 2100 com suporte ao 5G. A diferença é que o Samsung Galaxy S21 Ultra tem 12 GB ou 16 GB de memória RAM, com armazenamento interno de 128 GB, 256 GB e 512 GB, ambos sem espaço para cartão de memória. Esse aparelho tem a maior bateria da linha, com 5.000 mAh de capacidade e tecnologia de carregamento turbo, carregamento sem fio e carregamento reverso.

Ficha técnica do Galaxy S21 Ultra

  • Tela: 6,8 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução 2K, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 octa-core com até 2,9 GHz
  • Memória RAM: 12 GB ou 16 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 108 MP com dual-pixel, foco a laser e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização + 10 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 3x + 10 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 10x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 40 MP com HDR automático
  • Bateria: 5.000 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Tem suporte a S Pen
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do Galaxy S21 Ultra

  • Processador potente para rodar qualquer app ou jogo do mercado
  • É vendido em diferentes versões de RAM e armazenamento interno
  • Câmeras excelentes, versáteis e com vários recursos de fotografia
  • Sensor principal de 108 MP faz fotos com muitos detalhes
  • Filma em resolução 8K
  • Tela AMOLED com resolução 2K e 120 Hz adaptável é uma das melhores do mercado
  • Tem suporte a S Pen
  • Tem proteção contra água e acabamento de primeira
  • Bateria com boa capacidade e suporte ao carregamento sem fio
  • Tem 5G

Pontos negativos do Galaxy S21 Ultra

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
  • Não possui carregador na caixa
Melhor Preço

7º - Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22

O Galaxy S22 também merece um espaço na nossa lista de melhores celulares de 2022, como uma opção para quem deseja investir na linha S22, mas não no modelo mais caro. Ele usa o processador Snapdragon 8 Gen 1, considerado um dos melhores da atual geração. Junto aos 8 GB de memória RAM, espera-se que o celular roda qualquer app ou jogo com desempenho máximo e sem travamentos.

A tela possui tecnologia Dynamic AMOLED 2X, além dos 120 Hz de taxa de atualização, HDR10+ e resolução Full HD, É o conjunto perfeito para quem valoriza excelente qualidade de imagem na hora de assistir vídeos, por exemplo. Entre os outros destaques estão o carregamento sem fio, proteção contra água, alto-falantes estéreos e suporte às redes 5, tudo que um aparelho precisa ter para estar entre os melhores celulares.

O celular Samsung traz um ótimo conjunto de câmeras. Dessa vez o sensor principal tem 50 MP e usa inteligência artificial do processador para entregar a melhor foto possível, mesmo em ambientes mal-iluminados. Também há uma câmera de 10 MP com zoom óptico e 3 vezes, além de uma com 12 MP e lente ultra-wide. O celular filma em 8K com a câmera traseira e 4K com a câmera frontal, essa que tem 10 MP e foco dual-pixel.

Caso você prefira um celular maior, opte pelo Galaxy S22 Plus, que tem a mesma ficha técnica, mas com tela maior e um pouco mais de bateria.

Ficha técnica do Galaxy S22

  • Tela: 6,1 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Snapdragon 8 GEn 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmeras traseiras: 50 MP com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização + 12 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 10 MP com HDR automático
  • Bateria: 3.700 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do Galaxy S22

  • Snapdragon 8 Gen 1 é um dos chips mais rápidos do mercado
  • Conjunto versátil de câmeras e filma em 8K
  • Tela AMOLED com 120 Hz adaptável entrega ótima qualidade de imagem e brilho alto
  • Tem proteção contra água e acabamento premium
  • Bateria com carregamento sem fio e carregamento reverso
  • Tem 5G

Pontos negativos do Galaxy S22

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
Melhor Preço

6º - Galaxy S22 Ultra

Galaxy S22 Ultra

O melhor celular da Samsung para 2022 é o Galaxy S22 Ultra, que traz tudo de mais potente e moderno que a empresa tem a oferecer. Vamos começar pela sua tela, que tem 6,8 polegadas, tecnologia Dynamic AMOLED 2X, 120 Hz e resolução 2K. São especificações impressionantes e que dão uma qualidade de imagem que o coloca entre os melhores do mundo. Outro ponto positivo é que ela tem suporte à caneta S Pen, essa que agora chega embutida ao aparelho.

O Galaxy S22 Ultra usa o processador Snapdragon 8 Gen 1, que conforme já citamos aqui, figura entre os mais potentes do mercado. O aparelho foi lançado em versões com 8 GB e 12 GB de memória RAM, cujo armazenamento interno varia entre 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB, mas fique atento, pois em nenhum dos casos há espaço para cartão de memória. Não podemos deixar de citar o acabamento premium proteção contra riscos e contra água do celular Samsung, que realmente fazem a diferença em um celular tão caro.

O Galaxy S22 Ultra tem um ótimo conjunto de câmeras. O aparelho continua usando um sensor de 108 MP, mas com melhorias de hardware e também de software, agora captura mais detalhes, principalmente a noite, que foi o foco da Samsung para essa linha. O aparelho também traz duas câmeras auxiliares de 10 MP, uma com zoom óptico de 10 vezes e outra de 3 vezes; quando combinadas ao zoom digital, a aproximação chega a 100 vezes!

Para completar o conjunto fotográfico, temos uma câmera ultra-wide de 12 MP com super-estabilização. O aparelho faz filmagens em 8K com a câmera traseira, ou em 4K com a câmera frontal, que traz incríveis 40 MP. Entre os outros destaques, temos o suporte ao 5G, alto-falantes estéreos e um super-carregamento de 45W. O celular da Samsung também traz carregamento sem fio, carregamento reverso e NFC.

Ficha técnica do Galaxy S22 Ultra

  • Tela: 6,8 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução 2K, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB], 512 GB ou 1 TB
  • Câmeras traseiras: 108 MP com dual-pixel, foco a laser e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização + 10 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 3x + 10 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 10x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 40 MP com HDR automático
  • Bateria: 5.000 mAh com suporte a carregadores turbo de 45W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Tem a S Pen embutida
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do Galaxy S22 Ultra

  • Processador Snapdragon 8 GEn 1 é um dos mais potentes da atualidade
  • Tem versão com 1 TB de armazenamento interno
  • Câmeras excelentes, versáteis e com vários recursos de fotografia
  • Modo noturno de fotografia foi aprimorado e filma em 8K
  • Tela AMOLED com resolução 2K e 120 Hz adaptável é uma das melhores do mercado
  • chega com a S Pen embutida
  • Tem proteção contra água e acabamento de primeira
  • Bateria com boa capacidade e suporte ao carregamento sem fio
  • Tem 5G

Pontos negativos do Galaxy S22 Ultra

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
  • Não possui carregador na caixa
  • Não tem versão com 16 GB de RAM igual ao S21 Ultra
Melhor Preço

5º - Asus Zenfone 8 Flip

Asus Zenfone 8 Flip

Se você busca o melhor celular possível para selfies, a escolha certa é o Zenfone 8 Flip, da Asus. Esse modelo tem um conjunto de câmeras flip que gira para a parte frontal do aparelho, ou seja, o usuário pode usar as câmeras traseiras para tirar selfies! O aparelho traz um conjunto triplo de sensores: o principal tem 64 MP, foco automático e estabilização óptica, o secundário tem 8 MP, lente teleobjetiva e zoom óptico de 3 vezes sem perder a qualidade, o terceiro tem 12 MP, lente ultra-wide e foco dual-pixel.

Para selfies fica difícil bater o Zenfone 8 Flip, já que usar as câmeras traseiras para fotos frontais é quase uma trapaça. Ele também traz como processador o Snapdragon 888, que além de um desempenho fantástico, também possibilita novas funções para as câmeras. O celular Asus é vendido em versões com 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

A tela possui tecnologia AMOLED e 6,6 polegadas de tamanho, sem nenhum entalhe, já que o aparelho não traz câmera frontal dedicada. Além disso, ela traz 90 Hz de taxa de atualização, HDR10 e a resolução Full HD! O melhor celular da Asus também tem alto-falantes estéreos, acabamento em alumínio e uma bateria de 5.000 mAh com carregamento turbo de 30W.

Ficha técnica do Zenfone 8 Flip

  • Tela: 6,6 polegadas, AMOLED, 90 Hz de taxa de atualização, HDR10+ e resolução Full HD+
  • Processador: Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB expansível
  • Câmeras traseiras e frontais: 64 MP + 8 MP (teleobjetiva) + 12 MP (ultrawide)
  • Filma em: 8K
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento turbo
  • Redes móveis: 3G e 4G
  • Sistema Operacional: Android 12

Pontos positivos do Zenfone 8 Flip

  • Recurso de câmera flip permite que as câmeras traseiras sejam usadas para selfies
  • Selfies de excelente qualidade e com gravação de vídeo em 8K
  • Processador é um dos mais potentes do mercado
  • É vendido em modelos com 128 GB e 256 GB de armazenamento interno
  • Tela AMOLED é livre de qualquer entalhe
  • Bateria tem carregamento turbo

Pontos negativos do Zenfone 8 Flip

  • Sem proteção contra água
  • Sem entrada para fone de ouvido
  • Poucas mudanças em relação à geração anterior
Melhor Preço

4º - iPhone 12

iPhone 12

O iPhone 12 é o melhor celular da Apple quando o assunto é custo-benefício, mas ainda continua sendo bem caro. Esse modelo traz uma tela de 6,1 polegadas com resolução de 1170 x 2532 pixels, um pouco maior que a Full HD. Além disso, o painel usa a tecnologia XDR OLED Retina, que junto ao Dolby Vision, recurso de HDR10 e True Tone, deixa as cores mais vívidas, com brilho alto e um ótimo contraste de preto.

O processador do celular da Apple é o A14 Bionic, um chip muito potente e com desempenho para qualquer app ou jogo da App Store. É válido ressaltar que esse aparelho, assim como todos da linha 12, tem suporte ao 5G. Entre os outros destaques, podemos citar o acabamento premium, bateria de longa duração, suporte ao carregamento sem fio e até proteção contra água.

O conjunto de câmeras é excelente! São dois sensores de 12 MP cada, sendo o principal com foco dual-pixel e estabilização óptica, enquanto o secundário tem lente ultra-wide. A câmera frontal é de 12 MP e faz vídeos em 4K, ótima para criadores de conteúdo que buscam os melhores celulares do mercado.

Ficha técnica do iPhone 12

  • Tela: 6,1 polegadas, tecnologia XDR OLED Retina, HDR10, True Tone, Dolby Vision e resolução de 1170 x 2532 pixels (Mini)
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 12 MP ultra-wide
  • Grava em: 4K @ 60 FPS  com Dolby Vision ativado
  • Câmera frontal: 12 MP
  • Bateria: 17 horas de autonomia em reprodução de mídias
  • Tem carregamento turbo e carregamento sem fio
  • Tem proteção contra água
  • Suporta conexões 5G

Pontos positivos:

  • Processador potente que roda qualquer app atualmente
  • Tela tecnologia OLED XDR Retina
  • Autonomia da bateria melhorada
  • Filma em 4K com as câmeras traseiras e frontais
  • Têm novas tecnologias para fotos
  • Acabamento em vidro
  • Tem 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos negativos:

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
  • Não possui carregador na caixa
Melhor Preço

3º - Apple iPhone 12 Pro

Apple iPhone 12 Pro

Mesmo não sendo o modelo mais atual da Apple, o iPhone 12 Pro ainda é um dos melhores celulares disponíveis atualmente. Comparado ao modelo anterior, ele tem um conjunto de câmeras melhor, com três sensores de 12 MP cada. O principal tem foco dual-pixel e estabilização óptica; o secundário conta com uma lente ultra-wide; o terceiro tem lente teleobjetiva e zoom óptico de 2x. O aparelho ainda tem um sensor LIDAR 3D que pode ser usado em aplicações de realidade virtual.

O processador é o mesmo do modelo anterior, o Apple A14 Bionic. A diferença é que esse modelo não está disponível em versão de 64 GB, mas pode ser encontrado em versões com 512 GB de armazenamento interno, ótimo para quem procura os melhores celulares para usar no trabalho. A conexão 5G também foi mantida, bem como a proteção contra água.

Apesar de ser o modelo Pro, a tela é do mesmo tamanho e resolução do modelo anterior: 6,1 polegadas com 1170 x 2532 pixels. A tecnologia XDR OLED Retina foi mantida, bem como o Dolby Vision, recurso de HDR10 e True Tone. Essas especificações devem agradar até os consumidores mais exigentes com qualidade de imagem.

Ficha técnica do iPhone 12 Pro

  • Tela: 6,1 polegadas, tecnologia XDR OLED Retina, HDR10, True Tone, Dolby Vision, resolução de 1170 x 2532 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 12 MP ultra-wide + 12 MP teleobjetiva com zoom óptico de 2x + sensor de profundidade LIDAR
  • Grava em: 4K @ 60 FPS com Dolby Vision ativado
  • Câmera frontal: 12 MP
  • Bateria: Até 17 horas de autonomia em reprodução de mídias
  • Tem carregamento turbo e carregamento sem fio
  • Tem proteção contra água
  • Suporta conexões 5G

Pontos positivos:

  • Processador potente
  • Tela tecnologia OLED XDR Retina proporciona boa qualidade de imagem
  • Conjunto de câmeras é versátil e filma em 4K
  • Têm novas tecnologias para fotos
  • Acabamento em vidro com proteção contra água
  • Tem 5G
  • Bateria com boa autonomia e carregamento sem fio

Pontos negativos:

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
  • Não possui carregador na caixa

2º - iPhone 13

iPhone 13

Indo para a última geração de iPhones, temos o iPhone 13, que merece um lugarzinho na nossa lista dos melhores celulares de 2022. Apesar de ser o modelo convencional da linha, ele não fica devendo em nada para os outros e tem muitas especificações parecidas. Outra vantagem é que ele é um bom aparelho para quem não curte telas grandes, pois traz uma de 6,1 polegadas com toda a qualidade de imagem já conhecida e elogiada.

O restante da ficha técnica do iPhone 13 é igual a do iPhone 13 Mini, ou seja, esse também usa o processador Apple A15 Bionic, está disponível em diferentes versões de armazenamento interno, tem 5G, proteção contra água, acabamento premium, NFC para pagamento por aproximação e uma qualidade de tela excelente!

O iPhone 13 traz um conjunto duplo de câmeras, com dois sensores de 12 MP cada. A principal tem foco dual-pixel e estabilização óptica, enquanto a secundária traz lente ultra-wide. A câmera frontal também tem 12 MP e acessa as mesmas funções das câmeras traseiras, incluindo as filmagens em 4K e o modo noturno super aprimorado, que tira fotos excelentes mesmo em ambientes quase que totalmente escuros.

Ficha técnica do iPhone 13

  • Tela: 6,1 polegadas, XDR OLED Retina, resolução 1284 x 2778 pixels, Dolby Vision e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB e 512 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização
  • Filma em: 4K a 60 FPS
  • Câmera frontal: 12 MP com HDR automático
  • Bateria: 3095 mAh com suporte a carregadores turbo de 27W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do iPhone 13

  • Processador Apple A15 é um dos mais rápidos do mundo
  • Vendido em diferentes versões de armazenamento interno
  • Câmeras traseiras e frontal filmam em 4K
  • Tela com ótima qualidade de imagem
  • Tem acabamento premium e proteção contra água
  • Possui 5G

Pontos negativos do iPhone 13

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
  • Não possui carregador na caixa
Melhor Preço

1º - iPhone 13 Pro Max

iPhone 13 Pro Max

Para muitos, o iPhone 13 Pro Max é o melhor celular do mundo atualmente. As principais diferenças para o anterior é no tamanho da tela (6,7 polegadas) e também no tamanho da bateria (4352 mAh), o que gera uma autonomia consideravelmente maior. É uma boa opção para quem gosta dos grandões, mas se não é o seu caso, compensa investir no modelo Pro, que também tem conjunto triplo de câmeras, mas é menor.

O iPhone 13 Pro Max possui tela de alta resolução com a tecnologia Pro Motion, novidade da linha que faz com que as imagens se atualizem mais rapidamente, o equivalente aos 120 Hz do Android. Além disso, o celular da Apple traz o acabamento reforçado, tem proteção contra água, é compatível com as redes 5G e possui até carregamento sem fio! Você consegue encontrá-lo em opções de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB de armazenamento interno.

Para completar, temos o conjunto de câmeras. A câmera frontal tem 12 MP e é excelente para criadores de conteúdo, pois além de ter acesso a todas as funções das traseiras, também filma em 4K. As câmeras traseiras também são todas de 12 MP, sendo a secundária com lente ultra-wide e a terceira com lente teleobjetiva, para zoom de até três vezes sem perder a qualidade.

Ficha técnica do iPhone 13 Pro Max

  • Tela: 6,7 polegadas, XDR OLED Retina, resolução 1284 x 2778 pixels, Dolby Vision, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Apple A15 Bionic
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB
  • Câmeras traseiras: 12 MP com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide com super estabilização + 12 MP teleobjetiva com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Filma em: 4K a 60 FPS
  • Câmera frontal: 12 MP com HDR automático
  • Bateria: 4.352 mAh com suporte a carregadores turbo de 27W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Tem proteção contra água

Pontos positivos do iPhone 13 Pro Max

  • Tem a melhor autonomia de bateria entre os celulares topo de linha
  • Processador Apple A15 é um dos mais rápidos do mundo
  • Traz carregamento sem fio e carregamento turbo
  • É vendido em versão com até 1 TB de armazenamento
  • Câmeras excelentes, versáteis e com vários recursos de fotografia
  • Um dos melhores celulares do mundo para filmagens
  • Tela tem excelentes cores, brilho alto e ótima qualidade de imagem
  • Tem proteção contra água e acabamento de primeira
  • Tem 5G

Pontos negativos do iPhone 13 Pro Max

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • Sem entrada para cartão de memória
  • Não possui carregador na caixa
  • Poucas mudanças para a versão Pro
Melhor Preço

Conclusões

Como você percebeu, as fabricantes não estão para brincadeira na hora de fazer celulares topo de linha. Todos aqui possuem os melhores recursos no mercado de smartphones, mas isso acaba se refletindo no preço deles, que é muito alto. Se você não quer gastar tanto em um celular, não se preocupe, é possível encontrar bons modelos sem pagar tanto.

Veja abaixo outras listas que preparamos de indicações de celulares até R$ 500, celulares até 800, celulares até R$ 1000 e celulares até R$ 1500. Agora, se você é mais seletivo e busca por uma marca específica, dê uma olhada nas indicações abaixo: