Manual da Compra

Review Haylou Solar: uma boa opção de smartwatch barato

Se você está buscando um smartwatch barato, o Haylou Solar é uma excelente opção no mercado e custa menos de R$ 200 reais. A fabricante, que é uma subsidiária da Xiaomi, está ganhando fama entre os brasileiros devido aos diversos produtos custo-benefício que oferece.

O Haylou Solar é um smartwatch básico, para aqueles que estão comprando seu primeiro smartwatch. Ele traz suporte a 12 modalidades de atividades físicas, tem monitoramento de batimentos cardíacos e de sono, mostra as notificações do celular e conta com bateria por duas semanas!

O Manual da Compra preparou um review completo para te mostrar todos os detalhes do Haylou Solar, como é a experiência de usá-lo, seus pontos fortes e também pontos negativos. Confira abaixo o que achamos do smartwatch.

Ficha técnica do Haylou Solar

  • Tela: 1,2 polegadas TFT
  • Processador: não informado
  • RAM: Não informado
  • Armazenamento interno: não tem
  • Sistema operacional: não informado
  • Bateria: Até 15 dias com sensores ligadores
  • Carregamento: magnético
  • Proteção contra água: Sim, com certificação IP68
  • Monitoramentos de saúde: Monitoramentos de batimentos cardíacos, Monitoramento de sono e contador de passos
  • Esportes: 12 modalidades diferentes
  • Compatibilidade: Android e iOS

Construção e design do Haylou Solar

Design do relógio Haylou Solar
Design do relógio Haylou Solar (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

A maior parte dos smartwatches na faixa dos 200 reais possuem acabamento em plástico para baratear seus preços finais, mas é aí que o Haylou Solar começa a se destacar, pois ele traz a caixa feita em metal, que o torna mais robusto e resistente.

O relógio tem o formato arredondado, preferência de muitos consumidores, mas conta com uma aparência um pouco mais moderna que os relógios tradicionais. Vale destacar que o Haylou Solar é grande, tendo 45mm, então se você tiver pulso fino, ele pode ficar um pouco “exagerado” no visual.

O smartwatch da Haylou traz um botão que é usado tanto para ligar a tela quanto para voltar alguma ação. A pulseira é de silicone e pode ser removida.

A caixa em metal do Haylou Solar o deixa mais durável e resistente
A caixa em metal do Haylou Solar o deixa mais durável e resistente (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Haylou Solar traz proteção contra água

O Haylou Solar é à prova d’água, podendo ser usado na chuva ou no banho, por exemplo, graças à certificação IP68. Apesar da certificação, não é recomendado usar o relógio em mergulhos, por exemplo.

Usabilidade e conforto do smartwatch Haylou

Comparado a outros modelos do mercado, o Haylou Solar é um relógio leve e pesa cerca de 54 gramas. Senti essa diferença ao colocá-lo no pulso, principalmente depois de ter testado o Apple Watch SE 2022 e Galaxy Watch4, consideravelmente mais pesados.

A pulseira de silicone é bem simples também, porém bastante confortável. Não tive problemas mesmo ficando com o relógio o dia todo, ficando com o braço molhado ou suado. Se você já usou outros smartwatches mais claros, percebe de cara que são materiais inferiores, mas a experiência de uso surpreendeu.

O Haylou Solar é um smartwatch confortável e não tem problemas no uso prolongado
O Haylou Solar é um smartwatch confortável e não tem problemas no uso prolongado (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O que alguns consumidores não podem gostar é o tamanho do Haylou Solar. Ele é um modelo de 45 mm e com certeza deve ficar desproporcional em pulsos mais finos. No meu ele ficou em um tamanho legal, mas no pulso da minha noiva já achei que ficou exagerado.

Tela do Haylou Solar é básica

O Haylou Solar traz uma tela de 1,28 polegadas com tecnologia TFT, conhecida por ser mais barata na fabricação. Como consequência, temos imagens com cores mais lavadas, um brilho não muito alto e um contraste de preto pouco satisfatório, com tons mais acinzentados.

Considerando o preço final do Haylou, fica difícil exigir uma tela AMOLED, por exemplo, e no geral a experiência não é ruim, tendo em vista que é um relógio de entrada. Apesar da tela não ser das melhores, o relógio se sai bem no dia a dia dentro das funções que entrega.

Tela do smartwatch da Haylou
Tela do smartwatch da Haylou (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Você pode regular o nível de brilho da tela, trocar entre os diferentes mostradores oferecidos pela fabricante e definir um modo “dormir”, que só vai ligar a tela ao apertar o botão. Vale ressaltar que o Haylou Solar não tem recurso Always On, que deixa a tela sempre ligada.

Conexão Bluetooth e dependência do celular

O Haylou Solar traz o Bluetooth 5.0, que não é a versão mais recente, mas é o suficiente para uma boa conexão e suporte a funções como a de controlar a música do celular pelo relógio. A conexão é feita pelo app da Haylou e você pode baixá-lo escaneando o QR Code mostrado no relógio ao ligá-lo. O relógio da Haylou também funciona com iOS.

Vale destacar que ele é bastante dependente da conexão com o celular para a maior parte das suas funções. Você precisa do app para ver aplicativos, trocar os mostradores ou mesmo realizar algumas configurações. Além disso, como o relógio não tem GPS integrado, é necessário estar com o celular para registrar distâncias em treinos, por exemplo.

Problema de conexão com o Haylou Solar

Em alguns momentos tive problemas da conexão ser perdida, e com isso o app ficava procurando o relógio. Algumas vezes ele se conectava novamente ao celular sem eu precisar fazer nada, mas teve um dia que a conexão simplesmente não voltou.

Pesquisei na internet e vi que é um erro comum do relógio, e tive que resetá-lo e reinstalar o app no celular para conseguir o pareamento novamente. É algo simples que leva cinco minutos para ser feito, mas não deixa de ser chato.

Problema de conexão que acontece às vezes com o Haylou Solar
Problema de conexão que acontece às vezes com o Haylou Solar (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Desempenho do Haylou Solar

Por ser um smartwatch simples, o Haylou Solar não traz muitas funções além do básico da categoria. Ele tem um sistema leve, prático e intuitivo de se usar. Não é 100% fluído, mas não chega a travar. Você consegue acessar as funções rapidamente e em um dia já aprendeu todas as funções do relógio.

Arrastar para os lados dá acesso às principais funções do relógio. Arrastar para cima acessa o menu em lista, enquanto arrastar para baixo acessa uma aba de configurações rápidas. Você pode, por exemplo, controlar as músicas que está escutando no celular. Diferente de modelos mais caros, não é possível conectar fones Bluetooth direto no relógio.

com funções básicas, o relógio da Haylou tem um desempenho ok
Com funções básicas, o relógio da Haylou tem um desempenho “ok” (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Um ponto negativo é que não dá para colocar o Haylou Solar em português, o que pode ser empecilho para alguns, apesar de as funções serem intuitivas.

Também não gostei do fato de o Haylou não ter nenhum atalho para as notificações do celular. Quando você as recebe, o relógio acende e você consegue ver o que é, mas se por acaso quiser ter acesso à lista de notificações, precisa arrastar para cima e ir em “Notice”, enquanto vários outros já deixam essa aba ao arrastar para a direita.

Notificações do celular no smartwatch Haylou Solar

As notificações do Haylou Solar são bem simples, porém funcionais. O relógio mostra praticamente tudo o que é recebido no celular, e essas configurações podem ser definidas no aplicativo de configuração. É mostrado uma prévia da notificação, e ao clicar nela o texto completo é mostrado. Como já é de se esperar, não é possível interagir com as notificações.

Forma como as notificações são exibidas
Forma como as notificações são exibidas (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Atividades físicas do Hayou Solar

O Haylou Solar traz acompanhamento diário dos seus batimentos cardíacos, calorias gastas, passos dados e também distância percorrida. Esses dados são gravados no seu dia a dia, independente de ativar alguma atividade física. Os dados são mandados para o aplicativo de celular.

Na parte de atividades físicas, o Haylou Solar conta com 12 modalidades diferentes:

  • Corrida
  • Caminhada
  • Corrida interna
  • Ciclismo
  • Spinning
  • Ioga
  • Musculação
  • Treinamento funcional
  • Basquete
  • Futebol
  • Canoagem
Algumas das modalidades do relógio
Algumas das modalidades do relógio (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Ao iniciar determinada modalidade, o relógio faz o registro de dados como a média de batimentos cardíacos, passos dados, tempo de atividade e distância percorrida, além de dar a estimativa de calorias gastas.

As atividades testadas aqui foram as de corrida e caminhada, e até que o Haylou Solar se mostrou eficiente no registro. Obviamente os dados não são 100% precisos, mas dá para ter uma noção boa do rendimento do treino. Vale destacar que o Haylou Solar não tem GPS integrado, então você precisa do celular perto para gravar a distância do percurso feito.

Monitoramentos de saúde do Haylou Solar

Na parte de monitoramento de saúde, o Haylou Solar é bem básico. Ele conta com leitor de batimentos cardíacos, monitoramento de sono e alguns exercícios de respiração para estresse, que na verdade nem é monitorado.

Monitoramento de batimentos cardíacos
Monitoramento de batimentos cardíacos Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Não gostei do monitoramento de sono, achei que os dados são inconsistentes e muitas vezes ele não capta todo o período em que dormi. O monitoramento cardíaco é “ok”, mas tende a dar valores um pouco maiores quando comparados a smartwatches mais precisos. Usei como base o Apple Watch Se 2022 e Galaxy Watch4, dois modelos mais avançados.

Mesmo em relógios mais avançados, os monitoramentos de saúde devem ser usados como base e não como verdade absoluta, e com o Haylou é a mesma coisa.

Aplicativo simples, porém funcional

O aplicativo da Haylou é bem simples, porém entrega os relatórios e opções de configuração de forma rápida e prática. Em poucos minutos você já está habituado com toda a interface e onde deve ir para cada função.

Por ele você tem um relatório das suas atividades físicas ou mesmo dos dados de monitoramento de saúde. Além disso, também pode registrar percursos de corrida ao ar livre, por exemplo,usando o GPS do celular. Ao acessar o relógio, você define configurações de notificações, monitoramentos e avisos.

App Haylou Fun
App Haylou Fun (Imagem: Divulgação/Haylou)

Bateria do Haylou Solar dura semanas!

O principal ponto positivo do Haylou Solar é a bateria, e aqui você ficará bons dias sem se preocupar em ter que carregá-lo. A fabricante promete até 15 dias de autonomia mesmo com o sensor de batimentos ativado, e nos nossos testes a autonomia foi mais ou menos a descrita.

Usamos o brilho no alto e todas as funções do relógio com maior frequência para os testes, por isso a bateria durou em torno de 12 dias, o que ainda é impressionante. Se você usar o relógio apenas para nível básico, a autonomia deve até passar dos 15 dias sem dificuldades.

O smartwatch da Haylou traz carregador magnético com dois pinos e plug USB-A, assim você pode carregá-lo em qualquer porta USB energizada. São necessárias menos de duas horas para carregar o relógio completamente.

Carregador magnético do relógio
Carregador magnético do relógio (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Vale a pena comprar o Haylou Solar?

Se você está comprando seu primeiro smartwatch e não sabe como é a sensação de usar um, ou busca um modelo de entrada para uso básico, o Haylou Solar é sim uma ótima opção para ter a experiência de um relógio inteligente.

O Haylou Solar é simples, traz funções e monitoramentos a nível básico, por isso o recomendamos apenas para quem também fará o uso básico. Se você quer maior precisão nos monitoramentos, mais modalidades de atividades, um sistema com mais configurações e até melhor qualidade de imagem, deverá investir em smartwatches melhores e mais caros.

Quais são os concorrentes do Haylou Solar?

Atualmente já existem diversos smartwatches baratos, então você encontrará centenas de marcas com modelos do mesmo preço. No entanto, falando de marcas já consolidadas no mercado, vemos como maiores concorrentes as smartbands, que possuem uma proposta diferente, mas geralmente entregam monitoramentos mais eficientes pelo mesmo preço.

A Mi Band 7, por exemplo, tem mais funções que o Haylou Solar e está sendo vendida pelo mesmo preço praticamente. No entanto, para quem procura especificamente um relógio, as pulseiras acabam não sendo atrativas.

Pontos positivos do Haylou Solar:

  • É um modelo baratinho
  • Traz 12 modos de atividades físicas
  • Mostra as notificações do celular
  • Conecta com Android e iOS
  • Bateria dura até 15 dias mesmo com sensor ligado 24h
  • Tem proteção contra água

Pontos negativos do Haylou Solar:

  • Sistema é simples
  • Poucas funções
  • Às vezes se desconecta sozinho do celular
Haylou LS05 Melhor Preço