Manual da Compra

HyperX Cloud III: um dos headsets gamers mais confortáveis do mercado

A HyperX tem alguns dos melhores headsets no mercado, e para 2023 chega com uma nova versão da famosa linha Cloud. Trata-se do HyperX Cloud III, que se destaca principalmente pela robustez e conforto, pontos que sempre estiveram presentes em diversos gones gamer da fabricante.

Além disso, o headset gamer da HyperX tem o recurso de som DTS:X para maior imersividade, conta com um microfone de ótima qualidade e traz conexões diversificadas. A seguir, confira o nosso review completo do HyperX Cloud III, sua ficha técnica, destaques, pontos negativos e também preço.

Ficha técnica do HyperX Cloud III

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 53 mm
  • Impedância: não informado
  • Resposta de frequência: 10 Hz a 21 KHz
  • Cabo: P3 com 1,2 metro; placa USB com cabo de 1,3 metro e adaptador USB-C
  • Microfone: Sim, removível e com botão de mute
  • Construção: Estrutura em metal com peças de plástico
  • Surround 7.1: Sim (DTS:X)
  • Peso: 320 gramas
  • Compatível com: Celular, notebook, PC, MAC, Xbox One, Xbox Series X, PS4, PS5 e Nintendo Switch.

HyperX Cloud III tem estrutura robusta

Assim como acontece em outros headsets intermediários e top de linha da HyperX, o HyperX Cloud III tem grande foto em conforto e durabilidade. Ao pegá-lo em mãos já é possível notar a excelente qualidade de construção e acabamento.

Essa estrutura é toda feita em metal e bastante flexível, sendo esperado que ele seja um fone bem durável.

Estrutura do Cloud III é bastante flexível
Estrutura do Cloud III é bastante flexível (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

A parte externa das conchas é feita em um plástico rígido e conta com a logo da fabricante gravada na mesma cor da estrutura metálica. É um fone mais “tímido” quando a visual, mas ainda muito bonito.

Design do fone HyperX
Design do fone HyperX (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

A haste (headband) tem revestimento em falso couro com espuma de memória na parte em que entra em contato com a cabeça. Essa espuma promete “memorizar” o formato da cabeça do usuário, deixando o uso mais confortável após alguns dias.

A haste traz revestimento em espuma de memória
A haste traz revestimento em espuma de memória (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Os mesmos materiais são usados nas conchas, o que as tornam muito macias. É um fone que você pode usar por horas e horas sem dor de cabeça.

As conchas são grandes e confortáveis
As conchas são grandes e confortáveis (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Vale lembrar que o HyperX Cloud III possui microfone destacável. O headset possui apenas dois controles, sendo uma rodinha de volume e um botão para silenciamento rápido do microfone. Em modelos anteriores, esses botões ficavam no dongle USB, mas agora estão localizados no próprio fone.

Botões de controle
Botões de controle (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Conforto é um dos grandes destaques do HyperX Cloud III

Conforme citamos, um dos focos da HyperX para o Cloud III é o conforto, e devo dizer que a empresa conseguiu isso de forma primorosa. As espumas de memória são muito macias e o revestimento sintético é bom. Não tivemos problema com orelhas esquentando ou mesmo dor de cabeça no uso prolongado, e os ajustes de altura do headset são excelentes para que ele fique bom em diferentes tamanhos de cabeça.

Conforto é um dos tópicos mais abordados pela marca no Cloud III
Conforto é um dos tópicos mais abordados pela marca no Cloud III (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Outro ponto positivo é a flexibilidade da estrutura, permitindo que ele se adeque facilmente, fique bem firme, mas sem apertar a cabeça. Os controles são de fácil acesso e não tem como errar, já que fica um em cada lado. Em termos de conforto, o HyperX Cloud III é nota 10!

O HyperX Cloud III traz qualidade de áudio legal e recurso DTS:X

O HyperX Cloud III traz drivers de 53 mm angulados, e aqui o foco é oferecer a maior imersão possível. Dito isso, o fone também conta com o recurso DTS:X Spatial Audio, que busca proporcionar uma localização mais precisa do som quando se trata de áudio tridimensional.

Falando do uso prático do headset, o áudio é bom para jogar e entrega uma boa localização de som, então se você gosta de FPS, por exemplo, vai conseguir saber com clareza de onde os passos estão vindo, por exemplo.

Para escutar música eu não gostei do HyperX Cloud III. Os graves são “ok” e em alguns momentos senti os médios e agudos um pouco acima do que realmente são. A qualidade não chega a ser ruim, mas se você é mais crítico nessa parte, pode notar os pontos que estou falando. O lado positivo é que é possível criar equalizações customizadas ou selecionar algumas já feitas no software HyperX NGENUITY.

Vale lembrar que o fone possui uma placa de som, então a qualidade é levemente diferente usando a conexão 3,5mm e a USB (com a placa). Ela dá sim uma melhorada no som, mas nada milagroso.

Além disso, o recurso DTS:X só funciona com o software. Falando dele, na prática, o efeito que senti foi de “preenchimento” do som, mas, sendo sincero, usei quase todo o tempo com o recurso desligado, por achá-lo desnecessário.

Muitas opções de conectividade

Um ponto muito positivo do HyperX Cloud III é que ele é um fone atualizado quanto às conexões disponíveis, o que o torna compatível com celulares, notebooks, computadores, consoles (PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch) e MAC. Tudo isso é possível pelo fato de ele ter conexão 3,5mm e placa de som USB com adaptador USB-C.

O cabo é fino, porém todo trançado e passa sensação de durabilidade.  O cabo principal, de 3,5mm, tem 1,2 metro, enquanto a placa de som adiciona mais 1,3 metro a esse tamanho.

O HyperX Cloud III traz versatilidade para conexão com vários dispositivos
O HyperX Cloud III traz versatilidade para conexão com vários dispositivos (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Software HyperX NGENUITY

Baixando o software HyperX NGENUITY você pode configurar alguns aspectos do HyperX Cloud III. Por lá é possível alterar o volume do som, do microfone ou mesmo ativar o retorno da sua voz, caso queira se monitorar antes de iniciar uma chamada.

Software NGENUITY
Software NGENUITY (Imagem: Divulgação/NGENUITY)

Além disso, há configurações de equalização pré-definidas, também sendo possível criar sua própria equalização.

Monte a sua própria equalização no programa
Monte a sua própria equalização no programa (Imagem: Divulgação/NGENUITY)

Só no software é possível ativar ou desativar o recurso DTS:X. Para muitos isso pode ser um ponto chato, já que obriga a não só baixar o programa, como também sempre ter que abri-lo para ligar ou desligar o recurso.

HyperX Cloud III tem excelente qualidade no microfone

O HyperX Cloud III traz um microfone reformulado e promete captação de voz em alta qualidade. Esse microfone tem cancelamento de ruídos e conta com filtro de malha integrado, que serve para reduzir os ruídos de fundo.

O microfone agora chega com filtro de malha
O microfone agora chega com filtro de malha (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Conforme citamos no tópico de design, há um botão no fone para silenciamento rápido do microfone, e quando você o aperta, um LED vermelho acende na ponta, mostrando que o microfone está no mudo. Vale destacar que tal recurso funciona apenas no uso com a placa de som.

A qualidade do microfone do HyperX Cloud III é bem satisfatória. Em nossos testes não percebemos ruídos na voz e a mudança de tonalidade é pouca. É um microfone bom para jogar, participar de reuniões, conversar com amigos ou até mesmo fazer stream. O recurso de retorno do software também é muito útil, pois você pode se escutar antes de começar alguma chamada importante.

Vale a pena comprar o HyperX Cloud III?

Se você busca um fone robusto e confortável, o HyperX Cloud III é uma ótima opção de compra. Com estrutura em metal e espuma de memória para as conchas e haste, é o fone gamer ideal para quem deseja ficar horas e horas jogando sem nenhuma dor de cabeça ou outro tipo de incômodo.

A qualidade de áudio é legal e há o recurso DTS:X, apesar de eu achar que o som fica melhor com ele desligado. Como ressaltei no tópico de som, não gostei muito do fone para escutar música, mas o fato de poder equalizá-lo no software é positivo para que eu possa chegar em um som mais agradável ao meu gosto. O microfone é excelente e a variedade de conexões também agrada.

No entanto, não é um fone muito barato. No momento em que publicamos este review, ele custa em torno de R$ 600, podendo estar mais barato ou caro quando você estiver lendo.

Considerando esse valor, podem haver algumas opções com mais recursos extras. Vale considerar o próprio HyperX Cloud Flight S, que está um pouco mais caro, mas é um headset sem fio.

Falando apenas de conforto e durabilidade, os destaques do HyperX Cloud III, uma boa alternativa é o Logitech G Pro, que custa mais ou menos o mesmo valor.

Pontos positivos do HyperX Cloud III:

  • É muito confortável
  • Estrutura resistente
  • Se conecta com diversos dispositivos
  • Microfone entrega boa qualidade de voz
  • Tem software para configuração e equalização

Pontos negativos do HyperX Cloud III:

  • Som não agradou muito
  • Recurso DTS:X é dispensável
  • Preço ainda é um pouco salgado