Manual da Compra

Análise Legion Y530

Deixando de lado modelos maiores com designs super chamativos e cheio de detalhes, a Lenovo aposta em uma nova linha de notebooks gamers, cujas principais características são a elegância e praticidade. O Legion Y530 é um desses modelos, sendo um notebook compacto, elegante, com configurações atuais e que chama atenção sendo discreto. 

A marca trabalha com diferentes modelos para que possa atingir diferentes públicos, mas aqui no Brasil só encontramos uma versão disponível, que possui processador i5 de oitava geração, placa de vídeo GTX 1050 e 8 Gb de memória RAM.

Se você quer saber mais sobre o Lenovo Y530, e se ele atende suas necessidades, então continue lendo esse review.

Análise Legion Y530

Design e acabamento

Como dissemos anteriormente, este modelo da Lenovo não se parece com modelos gamers que estamos acostumados a ver. A marca apostou em um design mais discreto e sem muitos detalhes, que se assemelha mais a um notebook convencional. Outro ponto positivo é que é um aparelho bem compacto, sendo menor que seus concorrentes. Parte disso vem pelo bom aproveitamento que ele tem em sua tela (com bordas reduzidas) e com o teclado quase no limite de seu corpo.

Design e Acabamento do Legion Y530

O seu corpo é feito em plástico, esse que é bem rígido e resistente. Além disso, por não ser feito em metal, a empresa consegue entregar um aparelho leve, o que quando somado a suas dimensões, facilita bastante no transporte. A parte externa é totalmente preta, com pequenos detalhes e a Logo “Legion” em sua tampa”. A maior parte de suas entradas ficam na parte traseira, em uma pequena “extensão” de seu corpo. A Lenovo também aproveitou essa parte para colocar as saídas de ar do notebook. Isso ajuda na hora de fazer a organização de tudo que você for conectar, já que grande parte não ficará na lateral.

Legion Y530 seu corpo é feito de plástico

Internamente o preto é mantido, sem nenhum tipo de detalhe. O teclado fica localizado um pouco mais acima no corpo do aparelho, enquanto que o touchpad é menor que o convencional.

Teclado, Touchpad, entradas e saídas do notebook

O teclado do Legion Y530 é retroiluminado na cor branca e você pode controlar o nível dessa iluminação, mas é só, então quem gosta de opções com RGB, diversas configurações e cores pulsando, ficará um pouco decepcionado aqui. É um teclado macio,  confortável de se usar e tem um acabamento bem interessante. É válido ressaltar que ele possui padrão ABNT (com Ç) e conta com teclado numérico integrado.

Legion Y530 vem retroiluminado na cor branca

Como já falamos anteriormente, aqui não temos um touchpad grande, mas ele cumpre seu papel com fidelidade, sendo preciso e com uma boa resposta dos cliques. Em contrapartida, os botões aqui são separado, o que pode ser um problema para algumas pessoas. Apesar de ser bom, é algo para ser usado em tarefas mais comuns, então não recomendamos que você jogue com o touchpad, um mouse ainda é a melhor opção.

Legion Y530 vem com um touchpad grande

Ao todo ele conta com 8 entradas e saídas diferentes. São três USB 3.1 tipo A, um USB 3.1 tipo C, uma mini DisplayPort 1.4, uma porta HDMI 2.0, um conector para Ethernet e uma entrada P2 de áudio/microfone.

Legion Y530 ao todo ele conta com 8 entradas e saídas diferentes

Especificações

Lá fora a Lenovo possui diferentes configurações para este notebook, sendo que essas variam entre processadores i5 e i7 (ambos de oitava geração), placas de vídeo GTX 1050, 1050 Ti e 1060 e diferentes opções de memória RAM e armazenamento. Até modelo com tela 144 Hz é possível encontrar em outros países, mas aqui vamos nos contentar com a tela Full HD mesmo. 

Já aqui no Brasil apenas a versão mais básica está disponível, veja suas especificações: 

Lenovo Legion Y530
Processador Placa de vídeo RAM Armazenamento Tela
i5 - 8300H GTX 1050 com 4 Gb de memória dedicada 8 Gb DDR4 1 Tb de HD 15.6 Polegadas Full HD

Desempenho geral

Mesmo com a versão mais fraca, ainda temos uma boa configuração para tarefas mais básicas. O i5 - 8300H possui quatro núcleos e funciona em uma velocidade entre 2,3 e 4 GHz, podendo executar até 8 threads simultaneamente graças ao Hyper threading. O grande problema aqui está na falta de armazenamento SSD, que acaba limitando bastante o desempenho do aparelho. Mesmo ele tendo um bom poder de processamento, o HD acaba limitando sua força e fazendo com que aplicativos comuns trabalhem de forma mais lenta.

Desempenho do Legion Y530

Nossa recomendação é que você faça o upgrade colocando um SSD, pois ele possui entrada M.2 então você ainda pode usufruir do HD, optando pelo armazenamento híbrido. A diferença de desempenho com o SSD é bem grande, conseguindo entregar o verdadeiro potencial deste aparelho. Ele conta com 8 Gb de memória RAM, o que é suficiente para essas aplicações mais simples e muitos jogos, mas se você for trabalhar com aplicativos de edição, por exemplo, recomendamos que seja colocado mais um pente de 8 Gb. Você pode expandir sua RAM até 32 Gb.

Desempenho em jogos

A GTX 1050 já é considerada uma placa de entrada, então não podemos esperar um desempenho fantástico nos jogos com configurações exageradas (Alto/Ultra), mas mesmo assim este notebook entrega um bom desempenho em vários títulos. A falta de SSD deixa a inicialização dos jogos e carregamento de alguns mapas lento, mas não impacta tanto assim na taxa de FPS dos títulos. 

Nós reunimos alguns dados deste notebook rodando vários jogos diferentes, veja:

Lenovo Legion Y530
  CS:GO Dirt Rally 2.0 Farcry 5 PUBG Battlefield V GTA V
Alto/Ultra 95 de FPS 110 de FPS 35 de FPS 90 de FPS 58 de FPS 50 de FPS

Enquanto alguns jogos passaram com facilidade dos 60 de FPS (mínimo recomendado para uma boa experiência), outros acabaram ficando abaixo dessa taxa, mas temos que lembrar que todos esses testes foram feitas com configurações no alto ou ultra. É possível diminuir os parâmetros para ter uma experiência melhor, mais consistente e que ainda tenha gráficos bem agradáveis. Você pode estar usando o software da Nvidia para definir diversas configurações e fazer otimizações nos seus jogos, assim consegue alcançar o melhor desempenho do aparelho.

Legion Y530 bate facilmente os 60 FPS com configurações no alto ou ultra

Assim como qualquer outro notebook gamer, esse aqui não deixa de esquentar na hora dos jogos, mas seu sistema de ventoinhas trabalha muito bem para manter as temperaturas. Em condições normais, ele não alcança níveis elevados, e mesmo quando elas estão rodando a todo vapor, os ruídos das ventoinhas não atrapalham tanto assim. Se você estiver usando o teclado do notebook para jogar, poderá notar um leve aumento da temperatura nas teclas, mas nada muito problemático como já vimos em outros aparelhos.

Sistema de resfriamento do Legion Y530

Caso o aparelho chegue em situações extremas e atinja temperaturas muito altas, será possível notar o efeito do Thermal Throttling, recurso que faz o clock do processador abaixe um pouco sua frequência, consequentemente perdendo desempenho. Não se preocupe que isso não é nenhum defeito, é apenas um recurso de segurança para evitar o superaquecimento e garantir a vida útil do seu aparelho. Você pode ajustar alguns parâmetros disso em softwares da Lenovo, que fazem o monitoramento e controlam as ventoinhas do computador.  

Bateria, Áudio e Tela

É normal que notebooks gamers não tenham uma boa autonomia de bateria, já que possuem placas de vídeo dedicadas que estão ali consumindo energia o tempo todo. No Legion Y530, em média a bateria dura pouco mais de duas horas em um modo de alto desempenho, rodando aplicações de mídia o tempo todo com brilho no máximo. Essa duração dobra se você optar por opções com economia de bateria, maneirando um pouco nas tarefas e controlando o brilho. Já em jogos sua bateria pouco passa de uma hora de autonomia, além de ter um desempenho limitado. 

Ele possui alto-falantes da marca Harman e suporte ao Dolby Audio. Aqui não temos muito para elogiar nem criticar, pois no geral ele possui um áudio normal, cumprindo o papel de um notebook mais “simples”. O som possui um bom volume, boa presença de agudos e médios, mas tem problemas com os graves. Assim como em quase todos os casos, é um áudio que é bom, mas não se compara a experiência com fones de ouvido.

Apesar de poder ser encontrado com telas até em 144 Hz lá fora, aqui no Brasil temos uma tela com 15.6 polegadas na resolução Full HD, que apesar de simples entrega uma ótima qualidade. Seu brilho é bom, o contraste é bem definido e ela consegue cobrir uma boa gama de cores, passando de 80% de sRGB de acordo com vários testes realizados pelo site Ultrabook Review. Isso é bem interessante para um modelo de entrada, fazendo com que o aparelho também seja interessante para pessoas que trabalham com edição de imagens, por exemplo. Sua tela pode ser aberta até em 180 graus, usando a extensão de seu corpo como leve apoio para se manter assim sem problemas.

Tela do Legion Y530

Conclusão

O Lenovo Legion Y530 é um ótimo aparelho para quem busca um modelo de entrada que seja compacto, fácil de transportar, sem muito “exagero estético” e que ainda sim tenha um bom desempenho. Ele possui boas especificações e entrega um bom desempenho, mas peca na falta de um SSD, fazendo com que o usuário já tenha que comprá-lo pensando em um upgrade. Sua tela é outro ponto positivo e entrega uma imagem melhor que a maior parte dos modelos do mesmo nível. 

Se você quer conferir outros modelos de notebooks gamers, pode estar dando uma olhada nesta lista em que indicamos alguns dos melhores modelos do mercado. 

Lenovo Legion Y530 Melhor Preço