Manual da Compra

Review Redragon Griffin M602 Lunar White: um mouse branco bom e barato

Se você está procurando um bom mouse gamer baratinho que seja especificamente branco, o Redragon Griffin M602 Lunar White é um dos modelos mais charmosos do mercado. Ele traz iluminação RGB, botões adicionais, é configurável via software e ainda mostra bom desempenho em jogos, tudo isso custando um valor bem acessível.

O Manual da Compra teve a oportunidade de testar o mouse gamer da Redragon e vai te mostrar todos os principais destaques dele no uso diário e para jogos, além dos pontos negativos que podem impactar na sua decisão de compra! Veja a seguir o que achamos do Griffin M602.

Ficha técnica do Redragon Griffin M602 Lunar White

  • Sensor: PAW 3212
  • Aceleração máxima: não informado
  • Velocidade máxima: não informado
  • DPI: 7200
  • Cabo: 1,9 metros
  • Acabamento: Plástico ABS
  • Botões adicionais: 2 na lateral, 1 para troca de DPI e 1 para troca de efeitos da iluminação
  • Pode ser configurado via software: Sim
  • Peso: 103 gramas (sem o cabo)
  • Conteúdo da caixa: Mouse e manual

Design do Redragon Griffin M602 Lunar White

O Redragon Griffin M602 Lunar White é um mouse muito bonito, principalmente para aqueles que gostam de modelos brancos. Com acabamento todo em plástico ABS do tipo “Glossy”, aquele liso brilhante. Ele conta com iluminação RGB que passa por toda a sua lateral e também ilumina a parte central e o logo.

Design do Griffin M602 RGB
Design do Griffin M602 RGB (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O Griffin M602 RGB não é ambidestro. Ele conta com apoios texturizados em suas duas laterais, um para o polegar no lado esquerdo e outro para o anelar e dedinho no lado direito, ambos texturizados para deixar a pegada ainda mais firme.

Lateral com apoio para o dedinho e anelar
Lateral com apoio para o dedinho e anelar (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O mouse gamer barato da Redragon sete botões no total, sendo o clique direito e esquerdo, o clique do Scroll, dois botões laterais texturizados (configurados para avançar e retroceder) e dois botões na parte superior, que servem para trocar o DPI e a iluminação RGB.

O M602 conta com botões laterais e superiores
O M602 conta com botões laterais e superiores (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Design é uma questão de gosto pessoal, mas devo citar que achei ele um mouse muito bonito. No entanto, o acabamento brilhante dele é muito fácil de ficar “engordurado”. Além disso, as superfícies laterais texturizadas acumulam sujeiras facilmente, então recomendamos usar o mouse sempre com a mão limpa, ou fazer uma limpeza regular.

O Redragon Griffin M602 Lunar White é confortável para diferentes tipos de pegadas

Começando pela parte positiva, o Redragon Griffin M602 Lunar White traz os apoios texturizados nas laterais, o que o torna um mouse que se encaixa bem na mão, já que cada um dos dedos adicionais tem um molde. O meu mouse do dia a dia (AOC Agon AGM700) não tem esses encaixes, então ao voltar a usá-lo, senti falta do design do Griffin:M602 no uso do dia a dia.

Em nossos testes, não tivemos problemas com desconforto
Em nossos testes, não tivemos problemas com desconforto (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Um ponto que pode ser negativo para alguns é que ele não é um mouse leve, pois pesa mais de 100 gramas, então dependendo do seu antigo mouse, pode causar um pouco de estranheza no uso inicial. Não foi um problema pra mim, mas algumas pessoas simplesmente preferem mouses leves.

O mouse gamer da Redragon é confortável em diferentes pegadas, mas não para todos os tamanhos de mão.

  • Na pegada Palm, mãos de todos os tamanhos vão se adequar bem, o que é um ponto muito positivo.
  • Para a pegada Claw, mãos médias e grandes são as mais indicadas.
  • Na pegada Fingertip o recomendo apenas para quem tem mãos grandes.
Pegadas Palm, Claw e Fingertip no Redragon Griffin M602
Pegadas Palm, Claw e Fingertip no Redragon Griffin M602  (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Redragon Griffin M602 Lunar White traz um bom desempenho em jogos casuais

O Redragon Griffin M602 Lunar White traz o sensor Pixart PAW3212 e conta com 7200 DPI no total, sendo que por padrão ele é configurado para os valores de 800 / 1200 / 1600 / 2400 / 7200. Além disso, conta com um Polling Rate de 1000 Hz.

Para jogar casualmente, não tive experiências ruins. Além do DPI pré-configurado, eu pude escolher valores customizados pelo software da fabricante, além de também poder customizar a função dos botões. Joguei LoL, VALORANT, CS2, The Finals, Baldurs Gate, Wow, e em todos gostei do desempenho. No entanto, novamente ressaltando, sou um gamer casual que provavelmente nem perceberia algum atraso.

Para gamers casuais, o Redragon Griffin Lunar White mostra um bom desempenho
Para gamers casuais, o Redragon Griffin Lunar White mostra um bom desempenho (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Em um review mais técnico realizado pelo site Rtings, foi constatado que o mouse mostra uma latência no clique, em um nível que já não é recomendado para o uso mais profissional. Além disso, o mouse também não passou no teste de “CPI”, que diz respeito a quão acurado é o sensor em relação aos movimentos realizados.

Dito isso, recomendo o mouse para uso no dia a dia ou para quem é gamer casual, mas se você joga em níveis mais altos e busca um modelo melhor, tecnicamente falando, então talvez o Redragon Griffin M602 não seja a melhor escolha. Nesse caso, confira a nossa lista dos melhores mouses gamer do mercado!

Cabo e conector USB

O Redragon Griffin M602 traz um cabo de 1,9 metros com USB banhado a ouro. Ele conta com um revestimento trançado que passa boa sensação de segurança, mas não é muito flexível, o que pode atrapalhar em alguns movimentos mais rápidos, principalmente para quem joga games FPS.

Software do Redragon Griffin M602 Lunar White

A Redragon disponibiliza um software próprio para o Redragon Griffin M602 Lunar White, e ele funciona muito bem, embora não seja compatível com MAC. Por esse programa você pode controlar o DPI do mouse, as funções de cada botão, velocidade do Scroll, Polling Rate e claro, a iluminação RGB.

Interface principal do software de configuração da Redragon
Interface principal do software de configuração da Redragon (Imagem: Divulgação/Redragon)

Algo que não gostei foi a parte de configuração de DPI, pois o ajuste na barra é pouco prático. Ao movimentá-la você não sabe para qual valor está indo, e não é possível simplesmente definir o valor digitando os números, então fica uma luta ali para adivinhar a posição exata de cada valor.

Configuração do DPI do mouse
Configuração do DPI do mouse (Imagem: Divulgação/Redragon)

É um software fácil de usar e em poucos minutos você já está familiarizado. É possível salvar até cinco perfis com configurações diferentes, mas não é possível salvá-los internamente no mouse.

Na parte de iluminação, é possível escolher entre os sete efeitos diferentes, cada um com sua própria configuração de cor, velocidade, tipo de animação, entre outras opções.

Configuração das cores da iluminaçaõ RGB
Configuração das cores da iluminaçaõ RGB (Imagem: Divulgação/Redragon)

Vale a pena comprar o Redragon Griffin M602 Lunar White?

Se você busca um bom mouse custo-benefício que seja especificamente branco, o Redragon Griffin M602 Lunar White é uma das opções mais legais do mercado, principalmente pela sua faixa de preço. Ele pode ser encontrado entre R$ 90 e R$ 120.

É um mouse gamer que cumpre o essencial muito bem. Ele é bonito, confortável, serve para uma série de pegadas e tem um bom desempenho para jogar casualmente. Além disso, a iluminação RGB é bonita e quase todas as funções do mouse podem ser configuradas por software.

No entanto, se você é um gamer mais “hardcore”, esse mouse não é para você, e aí recomendo que também aumente o seu orçamento, pois na faixa do Redragon Griffin M602 Lunar White, dificilmente você encontrará um mouse com desempenho melhor. Neste caso, recomendamos modelos como o Logitech G Pro X SuperLight e Corsair M65 RGB Elite.

Pontos positivos do Redragon Griffin M602 Lunar White:

  • É um mouse muito bonito
  • Iluminação RGB dá um charme a mais e é configurável
  • Tem botões adicionais
  • Bom desempenho em uso casual
  • É confortável para diferentes pegadas
  • Tem software para configuração

Pontos negativos do Redragon Griffin M602 Lunar White:

  • Suja fácil por ser branco e ter acabamento Glossy
  • Não é recomendado para gamers profissionais
  • É pesado
Redragon Griffin M602 Lunar White Melhor Preço