Manual da Compra

Review JBL Quantum 200: modelo certo para quem não quer gastar tanto

A JBL é uma fabricante de acessórios de áudio já famosa no mercado, e com o crescimento do segmento de periféricos gamer, é claro que ela não iria ficar de fora. Em 2020 a  empresa lançou a linha JBL Quantum, com vários headsets voltados para jogos. Um dos mais acessíveis é o JBL Quantum 200, um modelo que foca em entregar o “básico” com boa qualidade.

O Manual da Compra teve a oportunidade de ter o JBL Quantum 200 em mãos e preparou um review completo para te mostrar seus principais pontos positivos e negativos. Avaliamos sua estrutura, conforto, qualidade de som e microfone, e o resultado você confere logo abaixo!

Ficha técnica do JBL Quantum 200:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Fio: 1,2 metro com plug 3,5 mm + 1,5 metros no extensor Y
  • Microfone: Maleável com sistema Flip to Mute
  • Construção: Toda em plástico
  • Surround 7.1: Não
  • Peso: 245 gramas
  • Compatível com: PC, celulares e consoles

JBL Quantum 200: Design e conforto

O JBL Quantum 200 tem um design relativamente simples
O JBL Quantum 200 tem um design relativamente simples. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A primeira coisa que senti quando peguei o JBL Quantum 200 em mãos foi que ele aparenta ser um headset frágil. Claro, muitos podem argumentar ser isso que se espera de um modelo de entrada, mas já testei muitos fones na mesma faixa de preço que passam uma sensação melhor de durabilidade. Isso acontece devido à sua estrutura ser toda de plástico, incluindo a haste reguladora.

Ele não chama a atenção esteticamente. As conchas possuem detalhes texturizados na lateral junto ao logo JBL, e suas “bordas” possuem acabamento em preto piano, aquele super liso e brilhante. Apesar de ser bonito, não acho nada prático, já que é super fácil deixar marcas de dedoAs suas conchas possuem acabamento brilhante em preto piano. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A fabricante destaca as “almofadas de memória” do JBL Quantum 200, e realmente são bem confortáveis. Com a regulagem na haste ele se adequa facilmente a diferentes tamanhos de cabeça e aperta apenas o necessário para ficar firme. A parte da haste que entra em contato com a cabeça tem uma espuma revestida de tecido, já as conchas são revestidas de um couro sintético que tende a esquentar após longas horas de uso.

O JBL Quantum 200 tem conchas revestidas de couro sintético
O JBL Quantum 200 tem conchas revestidas de couro sintético. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

É válido destacar que as conchas giram em 90°, facilitando deixar o JBL Quantum 200 no pescoço enquanto não estiver usando-o. O único atalho que ele tem é uma rodinha de volume que fica bem na lateral da concha esquerda.

O único “atalho” do JBL Quantum 200 é a rodinha reguladora de volume
O único “atalho” do JBL Quantum 200 é a rodinha reguladora de volume. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

JBL Quantum 200: Áudio

O JBL Quantum 200 conta um áudio que tende a priorizar os graves
O JBL Quantum 200 conta um áudio que tende a priorizar os graves. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O JBL Quantum 200 tem um som que tende a priorizar os graves, algo que já é uma assinatura da JBL. No entanto, as frequências são equilibradas ao ponto do grave não embolar as outras, então o áudio fica definido e com boa qualidade. Assim como muitos headsets de entrada, se você aumentar o volume no máximo o som apresenta algumas distorções, mas dificilmente isso será necessário já que o Quantum 200 tem um bom volume.

Mesmo sendo um modelo de som estéreo, o fone da JBL entrega ao usuário uma noção de espaço de som bem fiel, o que é ótimo para quem gosta de jogos de tiro, por exemplo, já que você conseguirá saber exatamente de onde os passos ou tiros inimigos estão vindo. Alguns concorrentes apostam no Surround 7.1 para melhorar isso, mas para ser sincero em muitos fones que testei essa função parecia mais uma adição de eco do que realmente som tridimensional, por isso ela nem faz falta no JBL Quantum 200.

JBL Quantum 200: Fio e conectividade

O fone gamer da JBL possui plug P2 banhado a ouro e adaptador Y
O fone gamer da JBL possui plug P2 banhado a ouro e adaptador Y. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O JBL Quantum 200 possui um fio bem fino que é trançado, o que teoricamente o deixa mais resistente. Fiquei um pouco receoso quanto a isso, pois o cabo é realmente bem fino, mas não fizemos testes de resistência para comprovar a durabilidade dele.

O fio principal tem 1,2 metros e plug P2 3,5 mm unificado, aquele que tem áudio e microfone em um só. A empresa envia um cabo de 1,5 metros com extensor Y para o headset ser usado em computadores que possuem entradas separadas para áudio e microfone.

JBL Quantum 200: Microfone

Basta levantar o microfone para que o áudio seja mutado
Basta levantar o microfone para que o áudio seja mutado. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O fone gamer da JBL tem um microfone integrado multi-direcional com sistema Flip to Mute, ou seja, basta colocá-lo para cima que ele ficará silenciado automaticamente. Você saberá quando a função foi ativada, já que um estalo é feito. O microfone é flexível, então é fácil ajustá-lo em diferentes ângulos.

A qualidade do JBL Quantum 200 é boa o suficiente para ele ser usado em jogos e chamadas com os amigos sem problema. O microfone faz um bom filtro de ruídos, e como tem aquela espuma na ponta, consegue evitar estouros de áudio mesmo estando bem perto da boca. Ele muda um pouco a tonalidade da voz, nada que seja um problema para os tipos de usos que citamos anteriormente.

Vale a pena comprar o JBL Quantum 200?

Este fone não possui funções extras, mas talvez este seja o melhor caminho para que ele se mantenha em um bom preço, e convenhamos, se for para ter um “bônus mais ou menos” com um valor maior, é melhor nem ter. O Quantum 200 acaba pecando um pouco na sua qualidade de construção, mas pelo menos esse não é um problema que interfere no conforto, você só terá que ter mais zelo para que ele dure mais.

Para quem está com um orçamento limitado e busca um bom headset gamer de entrada, o JBL Quantum 200 é sim uma excelente opção de compra. Ele cumpre bem a proposta deste segmento e entrega o “básico” de um fone gamer: conforto, boa qualidade de áudio e microfone com som claro. Considerando sua faixa de preço, ele é sim um modelo a ser considerado.

Pontos positivos

  • É barato
  • Confortável
  • Som acima da média para a categoria
  • Microfone com boa qualidade
  • Plugs banhados a ouro
  • É um headset versátil

Pontos negativos

  • Sem funções extras
  • Construção é toda em plástico
  • Fio muito fino

Curtiu a ideia da linha JBL Quantum? Dê uma olhada em reviews que preparamos de outros modelos da marca:

JBL Quantum 200 Melhor Preço